SóProvas


ID
2899570
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Hostil mundo novo

    Você já passou por isso. Nas últimas semanas, tenho sido torturado por computadores que ligam e desligam sozinhos, mouses travados, “reiniciações” lentas e outras deliciosas avarias. Ligo para o técnico e ele me instrui a ligar e desligar este ou aquele botão da torre, “usar o aplicativo” ou ficar de quatro, meter-me debaixo da mesa e desplugar tudo da parede, esperar cinco minutos e plugar de novo. Naturalmente, não dá certo.

    Nem pode dar. Em jovem, sobrevivi aos zeros em matemática, física, estatística e outras ciências do diabo, e me concentrei apenas no que me interessava: português, história e línguas. Desde então, passei a vida profissional a bordo de um único veículo – a palavra. Com ela, tenho me virado em jornais, revistas, editoras de livros, rádios, TVs, auditórios, salas de aula e outros cenários onde a palavra seja chamada a dirimir dúvidas ou dinamitar certezas.

    De repente, várias eras geológicas depois, em idade de não querer aprender mais nada, a tecnologia exige que eu me torne engenheiro eletrônico.

    Cada vez mais funções dispensam o papel, a ida pessoal ao banco ou a conversa “presencial”. Para reinstalar a internet no computador, tenho de ligar um cabo enfiado na televisão. Desbloquear um cartão de crédito exige saber extrair uma raiz quadrada. A vida agora é online e cabe no bolso, mas, diante daquele inferno de teclas, plugues e botões sem sentido, pode-se perder tudo se digitar algo errado.

    A tecnologia tornou o mundo hostil para os que não conseguem acompanhá-la. É verdade que ela não pode parar por causa de meia dúzia de macróbios incapazes de se atualizar. Acontece que, nós, os macróbios, não somos meia dúzia. Somos milhões e, graças à ciência e a nós mesmos, estamos ameaçados de viver até os cem anos. Pois, se for para chegar lá, que seja para continuar usando algo mais nobre do que apenas os polegares.

(Ruy Castro. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/ 2018/10/ hostil-mundo-novo.shtml. Publicado em 28.10.2018) 

Assinale a alternativa cuja forma verbal em destaque expressa possibilidade de que um fato ou evento venha a se realizar.

Alternativas
Comentários
  • que eu seja

    que expressa a ação ou estado denotado pelo verbo como um fato irreal, ou simplesmente possível ou desejado, ou que emite sobre o fato real um julgamento (diz-se de modo verbal).

  • Possibilidade

    ... onde a palavra (eventualmente) seja chamada a dirimir dúvidas ou dinamitar certezas.

  • Alguém pode me explicar porque a letra 'D' está errada?

    Obrigada.

  • Amanda,

    A frase, para estar correta, deveria ser reescrita da seguinte forma:

    "Para reinstalar a internet no computador, tenho ligado um cabo enfiado na televisão."( o verbo "ter é um verbo abundante e apresenta duas formas de particípio, desse modo, tendo em vista que a palavra em negrito precede o verbo em questão, a única forma que a palavra poderia ser escrita seria assim, ou seja, ligado).

    espero ter ajudado!

  • Caberia um comentário de um professor nessa questão, mas, observo-se que não há nenhum...

  • A questão so pede para identificar o modo subjuntivo.

  • A palavra "seja" está em que tempo verbal no subjuntivo ?

  • possibilidade / algo hipotetico = subjuntivo a questao so pede isso :)

    esta no presente do subjuntivo

    que eu seja

    que tu sejas

    que ele seja

    que nos sejamos

    que vos sejais

    que eles sejam

  • Os verbos grifados possuem os seguintes tempos e modos:

    A) torturado = particípio (forma nominal)

    B) = presente do indicativo

    C) seja = presente do subjuntivo

    D) ligar = infinitivo (forma nominal)

    E) sobrevivi = pretérito perfeito do indicativo

    Portanto, a única opção que expressa possibilidade (hipótese, desejo etc) é o modo subjuntivo

    (qualquer equívoco, favor mandar mensagem)

    Bons estudos!!!

  • “Fato ou evento que venha a se realizar” sugere a ideia de hipótese, de dúvida, de possibilidade, de conjectura. O modo que por excelência exprime tais noções é o modo subjuntivo. Então, “seja” será nosso gabarito, pois está conjugado no presente do subjuntivo.

    “Torturado” e “Ligar” estão, respectivamente, em forma nominal de particípio e infinitivo, não possuem um tempo/modo próprio. “Dá” está no presente do indicativo, tempo da certeza; “sobrevivi” está no pretérito perfeito do indicativo.

    Gabarito letra C.

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

  • Gabarito C

    MODO SUBJUTIVO

    ·       Presente do Subjuntivo Conjugue com a conjunção "que" Ex.: Que eu ame, que eu veja, que eu sinta

    ·       Pretérito Imperfeito do Subjuntivo com a conjunção "se" Ex.: Se eu amasse, se eu visse, se eu sentisse.

    ·       Futuro do Subjuntivo com a conjunção "quando" Ex.: Quando eu amar, quando eu vir, quando eu sentir.

    o  Se indicar uma CONDIÇÃO posta NO FUTURO, normalmente é Futuro subjuntivo;

    o  Se o verbo for substituível por "FAZER" então é INFINITIVO;

    o  Se o verbo for substituível por "FIZER é SUBJUNTIVO.

  • Seja: presente do subjuntivo

  • Uma dica para os que ainda têm dificuldade com flexão ou tempo verbal: diferenciar o hipotético daquilo que é factual.

    Com uam leitura atenta você consegue enxergar os fatos e as hipóteses.

    Bons estudos.

  • Dica: Nessas questões de possibilidade eu sempre coloco o talvez na frente da palavra destacada e marco a alternativa que faz mais sentido. Sempre deu certo!

    GABARITO: C