SóProvas


ID
2899918
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das causas do sofrimento mental e somático do trabalhador, analise as assertivas abaixo de acordo com o pensamento de Christophe Dejours, em seu livro A loucura do trabalho e marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Christophe Dejours é doutor em Medicina, especialista em medicina do trabalho e em psiquiatria e psicanalista. É considerado o pai da psicodinâmica do trabalho, uma abordagem científica, desenvolvida em França na década de 1980, que tem pesquisado a vida psíquica no trabalho há mais de 30 anos, tendo como foco o sofrimento psíquico e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos trabalhadores para a superação e transformação do trabalho em fonte de prazer.

    Todas as assertivas contêm afirmações condizentes com a teoria de Dejours, com exceção da letra C, pois segundo o autor, “mesmo as más condições de trabalho são, no conjunto, menos terríveis do que uma organização rígida e imutável. O sofrimento começa quando a relação homem-organização do trabalho está bloqueada; quando o trabalhador usou o máximo de suas  faculdades intelectuais, psicoafetivas, de aprendizagem e de adaptação.  Quando o trabalhador usou de tudo que dispunha de saber e de poder na organização do trabalho e quando ele não pode mais mudar de tarefa: isto é, quando foram esgotados os meios os meios de defesa contra a exigência física. Não são tanto as exigências mentais ou psíquicas do trabalho que fazem surgir o sofrimento (se bem que este fator seja evidentemente importante quanto a impossibilidade de toda a evolução em direção ao seu alívio). A certeza de que o nível atingido de insatisfação não pode diminuir marca o começo do sofrimento". 


    GABARITO: C