O teste palográfico foi desenvolvido na Espanha e trazido para o Brasil por Agostinho Minicucci na década de 1970. O instrumento é considerado um teste expressivo de personalidade, cuja fundamentação teórica foi baseada nas questões relativas ao comportamento expressivo e técnicas gráficas para avaliação da personalidade.
Na correção do teste são considerados informações qualitativas, tais como simbolismo do espaço, inclinação, margens, distância entre as linhas, direção das linhas, tamanho, distância entre os palos, pressão e qualidade do traçado, organização, velocidade, ritmo e arpões ou ganchos. Para cada um desses itens há interpretação para os 'palos'. Também possuem dados para interpretação de emotividade, depressão e impulsividade. Já informações quantitativas são colhidas por dois aspectos, produtividade e nível de oscilação rítmica (NOR), que se referem ao número de palos e a variação da produção. Para esses dois itens há tabelas normativas considerando as variáveis sexo e escolaridade.
Sendo assim, vamos as assertivas:
A) CORRETA. Observando o gráfico construído através das quantidade de palos x intervalo de tempo, podemos observar qualitativamente a curva obtida, que demonstra regularidades ou irregularidades no ritmo de trabalho e tendência a fadiga.
B) INCORRETA. Exatamente o contrário: quanto maior o NOR (nível de oscilação rítmica), maior a irregularidade. NOR menor que 5 indica bom equilíbrio rítmico e possibilidade de acelerar o rendimento sem perda do controle da atividade.
C) INCORRETA. A essência do teste palográfico é justamente na segunda parte do teste (a mais longa) o examinando, após a exaustão dos músculos da mão, não tenha mais controle suficiente para copiar os palos do modelo, o que favorecerá a expressão da sua personalidade.
D) INCORRETA. Vide a justificativa da letra B. Além do mais, emotividade é expressa no palográfico por irregularidades no traçado, tais como, na inclinação, na pressão, no tamanho, na distância entre palos e/ou linha, na alinhamento e na presença de ganchos, brisados ou tremor.
GABARITO: A