SóProvas


ID
2899966
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O teste das pirâmides coloridas de Pfister é um instrumento rápido, lúdico, de aplicação fácil e acessível a qualquer idade. Por ser uma atividade agradável, este teste mostrou-se adequado às condições de pacientes com transtornos mentais e com limitações peculiares à patologia ou ao tratamento, constituindo-se uma ferramenta rica em suas análises interpretativas. A partir de pesquisas utilizando essa técnica, VILLEMOR-AMARAL (1978) visou se aproximar de um possível diagnóstico diferencial de alguns quadros psicopatológicos. De acordo com os estudos dessa autora, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e a seguir, marque a alternativa, que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.


1.Transtorno somatoforme

2. Transtorno depressivo

3.Transtorno de pânico

4. Transtorno esquizofrênico

5. Transtorno alcoolista


( ) Aumento de tapetes desequilibrados e furados; rebaixamento de pirâmides estratificadas multicromáticas; aumento do vermelho com tonalidades mais claras (Vm1); constância absoluta da cor marrom.

( ) Aumento da frequência da cor vermelha; constância absoluta da cor violeta acompanhada da constância absoluta de verde e azul.

( ) Aumento da cor branca.

( ) Pirâmides em formações estratificadas tendendo a estruturas; pirâmides cortadas ou decepadas; aumento da cor verde; presença constante da cor violeta.

( ) Aumento das formações simétricas; elevação significativa da porcentagem da cor azul.

Alternativas
Comentários
  • As Pirâmides Coloridas de Pfister é método projetivo, criado por Max Pfister, na década de 1950, na Suíça, que avalia aspectos da personalidade, destacando principalmente a dinâmica afetiva e indicadores relativos a habilidades cognitivas do indivíduo. Pfister não se baseou apenas na relação entre cores e emoção para desenvolver sua técnica, mas utilizou, deliberadamente, a forma geométrica de uma pirâmide, por julgar que assim possibilitaria a composição de variadas configurações, que propiciam uma melhor expressão da dinâmica emocional e o nível de estruturação da personalidade. É uma técnica que propicia a avaliação dos aspectos de natureza afetivo-emocionais da personalidade de um individuo. 

    Consiste em 3 cartelas contendo o esquema de uma pirâmide dividida em quadrículos, sobre as quais o avaliando deve cobrir os espaços, usando livremente os quadrículos coloridos (24 matizes) até formar uma pirâmide que considere, completa, bonita e que fique de se gosto.

    A autora citada no comando da questão é uma grande estudiosa do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister, que desenvolveu, em conjunto com outros pesquisadores, importantes estudos que buscavam de validade do teste, comparando grupos de pessoas sem histórico de busca de ajuda psicológica ou psiquiátrica com grupos psicopatológicos. 

    Nesses estudos foi apontado que pacientes diagnosticados com transtorno depressivo apresentam pirâmides em formações estratificadas tendendo a estruturas; pirâmides cortadas ou decepadas; aumento da cor verde; presença constante da cor violeta; aqueles diagnosticados com transtorno de pânico apresentam aumento das formações simétricas; elevação significativa da porcentagem da cor azul; os com transtorno esquizofrênico apresentam aumento de tapetes desequilibrados e furados; rebaixamento de pirâmides estratificadas multicromáticas; aumento do vermelho com tonalidades mais claras (Vm1); constância absoluta da cor marrom; e com transtorno alcoolista apresentam aumento da frequência da cor vermelha; constância absoluta da cor violeta acompanhada da constância absoluta de verde e azul. 

    Não encontrei nenhum estudo da autora com relação à transtornos somatoformes, o qual acabei ligando por exclusão ao aumento da cor branca.

    Deixo aqui o link para acesso aos artigos a quem interessar se aprofundar:
    https://www.google.com/url?q=http://www.scielo.br/pdf/pusf/v8n1/v8n1a05.pdf&sa=U&ved=0ahUKEwiRoejZutjhAhUDA9QKHUS_Ae4QFggLMAA&usg=AOvVaw2P7UmwrQl6VjtP1B_vhTQB://www.scielo.br/pdf/pusf/v8n1/v8n1a05.pdf&sa=U&ved=0ahUKEwiRoejZutjhAhUDA9QKHUS_Ae4QFggLMAA&usg=AOvVaw2P7UmwrQl6VjtP1B_vhTQB
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext...
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext...
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext...
     

    GABARITO: C