O Teste de Zulliger (Z-Teste) foi desenvolvido durante a 2ª Guerra Mundial por Hans Zulliger, a partir dos estudos com o Rorschach, para a seleção de oficiais para as Forças Armadas Suíças. Consta de 3 manchas de tinta (chamadas de cartões, quando da aplicação individual e de diapositivos ou figuras, quando aplicação coletiva) cujo objetivo geral é avaliar aspectos da personalidade do indivíduo, com a vantagem de permitir aplicações e avaliações mais rápidas e em maior número de pessoas.
As machas não estruturadas projetadas sobre a tela suscitam associações percepto-associativas nos examinandos que de uma forma ou de outra espelham situações internas, sua forma de tomar decisões, suas tendências e determinadas atitudes, sua maneira de pensar e sentir e suas relações interpessoais.
As respostas a cada mancha são transformadas em categorias como o numero de respostas, repostas globais, detalhes comuns, determinantes forma pura, forma precisa, movimento humano e movimento animal, a partir dai quantificadas e interpretadas.
Todas as assertivas trazem interpretações corretas do Z-Teste, exceto a letra B, pois a depressão e defensividade estão mais ligadas justamente ao contrário: a uma expressiva diminuição do numero de respostas, o que também pode indicar um déficit cognitivo.
GABARITO: B