-
A questão aborda algumas barreiras da comunicação organizacional.
Filtragem: manipulação da informação pelo emissor, de modo com que o receptor a receba bem.
Percepção Seletiva: o receptor da mensagem a escuta seletivamente, considerando suas crenças/características pessoais.
Sobrecarga da Informação: ocorre quando a mensagem é muito extensa, dificultando ao receptor a devida absorção de todos os detalhes da informação dada.
Distorção: falhas de comunicação causadas por falta de atenção ou ambiguidade da mensagem.
Omissão: acontece quando alguns fragmentos da mensagem são omitidos.
-
A comunicação foi distorcida por falta de conhecimento do receptor.
Pois ratificar é confirmar algo. E retificar é corrigir algo.
Ou seja, neste caso, estamos diante de um exemplo de Parônimo na qual é a relação que se estabelece entre palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita.
-
Ratificar = confirmar.
Retificar = corrigir.
-
Distorção ou falta de atenção mesmo.
-
Distorção ou falta de atenção mesmo.
d.
-
GABARITO: LETRA D
a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.
c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.
d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.
e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.
As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.
FONTE: Prof. Heron Lemos
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o processo de comunicação organizacional. Neste caso, indiquemos qual das alternativas indica a falha na comunicação na situação descrita no enunciado.
Consoante a lição de Robbins (2005) existem algumas barreiras que podem dificultar ou distorcer a comunicação, sendo as principais as seguintes:
- Filtragem: é a manipulação da informação pelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor. De acordo com Robbins, o principal determinante da filtragem é o número de níveis da estrutura da organização. Quanto maior o número de níveis verticais, mais oportunidades para a ocorrência da filtragem.
- Percepção seletiva: o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais. Os receptores também projetam seus interesses e expectativas quando decodificam as mensagens.
- Sobrecarga de informação: ocorre quando as informações com que temos de trabalhar excedem nossa capacidade de processamento, o resultado é a sobrecarga de informação. O que acontece quando as pessoas têm mais informações do que conseguem organizar e utilizar? A tendência é selecionar, ignorar ou esquecer informações. Ou elas podem deixar de processar informações adicionais até que a sobrecarga seja superada.
- Emoções: a maneira como o receptor se sente no momento em que recebe a mensagem vai influenciar sua maneira de interpretá-la. Uma mesma mensagem pode ser interpretada por você de uma forma caso você se sinta aborrecido ou distraído, e de outra forma caso esteja feliz. Em estados emocionais mais extremos, tendemos a deixar de lado nossa racionalidade e objetividade para dar lugar apenas às nossas emoções.
- Linguagem: as palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes. A idade, a educação e o histórico cultural são as três variáveis mais óbvias que influenciam a linguagem usada por uma pessoa e as definições que ela dá às palavras. Nas organizações, os funcionários geralmente provêm de origens diferentes e, portanto, possuem padrões diversos de linguagem. Além disso, o agrupamento de funcionários em departamentos cria especialistas que desenvolvem seu próprio jargão ou linguagem técnica.
- Medo da comunicação: algumas pessoas sofrem de um debilitante medo da comunicação, ou ansiedade. As pessoas que sofrem desse problema sentem tensão ou ansiedade, sem motivo aparente, em relação à comunicação oral ou escrita.
Tendo visto as principais falhas, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.