-
Dar autonomia aos funcionários é a atuação do líder transformacional. GAB E
-
Segundo Hunter (2004), um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente.
O líder deve ser capaz de criar o sentido e a razão da existência da equipe.
É de fundamental importância criar desafios e dar autonomia para que em conjunto as decisões sejam implementadas. As organizações tendem a buscar o empowerment, ou seja, dar autonomia as pessoas para que efetivem as mudanças necessárias ao ambiente de trabalho e a tomada de decisões pertinentes ao seu nível hierárquico.
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/mas-quem-e-o-lider-o-que-ele-faz
-
O líder eficaz tende a dar maior autonomia aos seus liderados. Desta forma, os profissionais tendem a contribuir na tomada de decisões, com soluções mais criativas e inovadoras.
-
GABARITO: LETRA E
O líder transformacional é um agente de mudanças e inovações na organização. Esse líder tem características do líder carismático, mas vai além deste! O líder carismático pode querer que os liderados sigam seu modo de pensar, e nada além disso. No caso do líder transformacional, ele quer que os seus seguidores sejam questionadores e empreendedores, que busquem o novo, que sejam criativos!
Assim sendo, a liderança transformacional seria construída com base na liderança transacional. Ela geraria esforços e resultados acima dos que a liderança transacional poderia atingir!
FONTE: Administração Pública - Série Provas & Concursos (2016) Augustinho Vicente Paludo.