SóProvas


ID
2900587
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um bom sistema de controle proporciona entender como uma empresa está funcionado e ajuda no processo de tomada de decisões necessárias, de modo a atingir os objetivos organizacionais. Não faz parte das etapas do processo de controle:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Item B

    Quem define a missão e a visão é o planejamento estratégico.

    Etapas do Controle:

    - Estabelecimento dos padrões

    - Monitoramento do Desempenho

    - Comparação do resultado com o padrão

    - Medidas corretivas

    Bons Estudos!

  • GABARITO B

    a) CONTROLE

    b) Planejamento

    c) Controle

    d) Controle

    e) Controle

  • Função Controle

    Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.

    Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.

    O processo de controle é executado em todas as áreas de uma organização, sendo necessário para medir e avaliar padrões de desempenho das organizações, além de fazer uso eficaz do feedback para tomar medidas de correção quando for necessário.

    O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:

    1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;

    2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;

    3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e

    4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.

    Controlar

    “Assegurar a realização de objetivos”

    Definir padrões de desempenho.

    Monitorar o desempenho.

    Comparar resultados com previsões – avaliar.

    Corrigir falhas e melhorar

    Fontes: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • MISSÃO E VISÃO SÃO NA PARTE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

  • GABARITO: LETRA B

    Fases do controle:

     

    Para Chiavenato, o controle é um processo cíclico e é representado por quatro fases:

     

    Estabelecimento de padrões ou critérios: Neste primeiro momento é necessário definir qual desempenho se espera (padrão) e quais critérios serão adotados para decidir se o resultado é ou não aceitável. De forma mais prática, a ideia aqui é a seguinte: É preciso saber aonde quer chegar e como se quer chegar para poder controlar, certo?

     

    Observação do desempenho: A ideia aqui é a monitoria do desempenho e a coleta de informações. Contextualizando, se não tivermos dados, como poderemos medir os nossos resultados? Compararemos o que com o padrão?

    Comparação do desempenho com o padrão: Agora que já temos dados do momento atual podemos comparar com o que foi previamente estabelecido como padrão. É importante carregar o entendimento de que toda ação tem variação, mas nem toda variação deve ser corrigida. Chiavenato explica que os critérios estabelecidos servem como parâmetro sobre o desvio estar ou não dentro da normalidade. Algumas ferramentas de auxílio podem ajudar o administrador neste momento, como índices de desempenho, gráficos, relatórios e outros dados estatísticos.

     

    Ações corretivas: Este é o momento do ajuste. Os desvios que estão fora do parâmetro de normalidade devem ser corrigidos para que os objetivos pretendidos sejam alcançados.

     FONTE: CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 176-178.

  • Missão e visão = planejamento estratégico

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos conhecer as fases do processo de controle, e com base nisso, marcar a alternativa que não possui uma dessas fases. Vamos lá.

    Consoante a lição de Chiavenato (2014, p.184), o controle é um processo cíclico composto de quatro fases, sendo elas:

    Estabelecimento de padrões ou critérios: os padrões representam o desempenho desejado, e os critérios, as normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se estabelecer o que se deve fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. Constituem os objetivos que o controle deve assegurar ou manter. Os padrões podem ser expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou por meio de índices.

    Observação do desempenho: para controlar um desempenho, deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele. O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informação que recebe. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado.

    Comparação do desempenho com o padrão estabelecido: toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio. É importante determinar os limites dentro dos quais essa variação será aceita como normal ou desejável. Nem toda variação exige correções, mas apenas aquelas que ultrapassam os limites da normalidade. O controle separa o que é excepcional, para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou desvios. Para tanto, o desempenho deve ser comparado com o padrão para verificar eventuais desvios ou variações. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido geralmente é feita por meio de gráficos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas, etc.

    Ação corretiva: o objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões estabelecidos, para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira. Assim, as variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas. A ação corretiva visa a fazer tudo de acordo com o que se pretendia inicialmente.

    Tendo as definições acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta. A definição da missão e da visão ocorre na função de planejamento.

    GABARITO: B

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014