SóProvas


ID
2900788
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Em sua criação, o PIS tinha como base a competência residual da União, uma vez que a Constituição era silente sobre a forma que possibilitaria a concretização da participação dos empregados nos lucros da empresa. Desta forma, já conceituado o PIS, bem como clara sua classificação como uma contribuição social, que outra natureza pode ser considerada?

Alternativas
Comentários
  • "Em sua criação, conforme cita José Eduardo Soares de Melo (2003), o PIS tinha como base a competência residual da União, uma vez que a Constituição era silente sobre a forma que possibilitaria a concretização da participação dos empregados nos lucros da empresa. O próprio art. 10 da Lei Complementar 07/70 era claro em dispor que as obrigações das empresas eram de caráter exclusivamente fiscal, concluindo que restou claro que o PIS possuía natureza tributária, uma vez que sua instituição se fundou na competência residual, característica esta que possibilitou sua incidência sobre o faturamento das empresas."

    Regime monofásico de PIS e COFINS: relevância na escolha do regime tributário da empresa xyz. II congresso de contabilidade da UFRGS. https://www.ufrgs.br/congressocont/index.php/congresso/congressocont/paper/downloadSuppFile/23/13

    Resposta: letra E

  • Que maneira estranha de propor a questão...

    Segue o jogo

  • não entendi foi nada da questão..

    fui no mais óbvio e acertei.. banca ruim

  • S.M.J a letra D não está incorreta.

    A própria definição de tributo prevê a compulsoriedade.