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ID
290152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere aos aspectos fundamentais da tradição teórica e
da produção da chamada Escola de Frankfurt, julgue os itens
subsequentes.

Na história das teorias da comunicação, uma linha de pesquisa que se afasta das conclusões da Escola de Frankfurt, ainda que trate da indústria cultural, conceito comum às duas tradições, é a Teoria Culturológica, com destaque para o trabalho de Edgar Morin.

Alternativas
Comentários
  • A teoria culturológica foi criada na década de 1960, principalmente a partir da obra de Edgar Morin "Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo".
    Esta teoria parte de uma análise da teoria crítica, segundo a qual os mídia seriam o veículo para a alienação das massas. Os culturólogos, por seu lado, vêem a cultura como uma fabricação dos mídia, fornecendo às massas aquilo que elas desejam: uma informação transformada por imagens de grande venda e uma arte produzida na óptica da indústria, ou seja, massificada e vendida pelos mídia como se fosse uma imagem da realidade em que as pessoas vivem.
    Segundo eles, a cultura nasce de uma forma de sincretismo, juntando a realidade com o imaginário.

  • A Teoria Culturológica parte de uma análise à Teoria Crítica e desenvolve assim um pressuposto diferente das demais teorias. No lugar de pesquisar os efeitos ou as funções da mídia, procura definir a natureza da cultura das sociedades contemporâneas. Conclui assim que a cultura de massa não é autônoma, como pretende as demais teorias, mas parte integrante da cultura nacional, religiosa ou humanística. Ou seja, a cultura de massa não impõe a padronização dos símbolos, mas utiliza a padronização desenvolvida espontaneamente pelo imaginário popular.

    A cultura de massa atende assim a uma demanda dupla. Por um lado, cumpre a padronização industrial exigida pela produção artística, por outro, corresponde à exigência por individualização por parte do espectador. É o que se define como sincretismo. Os produtos da mídia transitam entre o real e o imaginário, criando fantasias a partir de fatos reais e transmitindo fatos reais com formato de fantasia.  

  • Correto. Edgar Morin faz reflexões sobre a mídia e os valores que ela traz, sendo que o desenvolvimento industrial e técnico faz com que novos exercícios culturais sejam propostos e novas necessidades sejam criadas. Fala ainda do enfraquecimento das estruturas sociais médias, como família, grupos sociais, classes sociais, em prol da geração de superestrutura alimentada pela mídia.
    Sendo a cultura midiática a cultura possível numa sociedade industrializada.
    “A área de interesse e reflexão da Escola Francesa é também a dos meios de comunicação de massa, mas a partir da influência da Comunicação de Massa na vida cultural e na estrutura social, e entendendo que a cultura produzida pela mídia é uma nova forma de cultura, diferente de todas as anteriores.” (TEMER; NERY, 2009, p. 100)
    A Escola Francesa tem inicio nos anos 1960, quando diversos estudiosos passam a desenvolver estudos sobre a comunicação de massa e seus impactos na vida social e cultural. Tais estudos apresentam uma característica multidisciplinar – que foi responsável pela abertura de diversas linhas de pesquisa de angulações diferentes.
    A abordagem destes paradigmas tem caráter interdisciplinar, com autores trocando conhecimentos de ciências diversas, na tentativa de compreender como a mídia e a comunicação impactam a vida do homem. Alguns autores acham complicado abordar os estudos franceses como uma escola só, embora alguns pesquisadores tenham trabalhado de forma próxima.
    Assim temos:
    # Lévi-Strauss – Estudando a Antropologia;
    # Lacan – Estudando Psicanálise;
    # Foucault – Estudando a Filosofia;
    # Greimas – Estudando a Semiologia e Teoria Literária.
    Para a comunicação, Edgar Morin é o primeiro a refletir sobre a mídia, seus valores e estruturas. Para o autor não existem criações espontâneas na cultura de massa, que encontra na escala industrial e nos grandes centros urbanos seu melhor terreno para desenvolvimento e análise.
    A comunicação de massa apresenta-se como mantenedora do que está posto e como inovadora, na medida em que apresenta o novo como elemento fomentador do consumo; para um individuo comum e com uma rotina marcada por repetições e sem grandes perspectivas. Assim, via comunicação de massa, o consumo se configura como uma possibilidade de auto-realização e conforto emocional, pois a mídia oferece ao público-alvo tudo que não está possível em sua vida real.
    STN 2013 – COMUNICAÇÃO
    PROFESSORAS: CINTIA MORENO E JANAINA CARVALHO
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho www.pontodosconcursos.com.br 28

  • Lembrar que os ESTUDOS CULTURAIS se mostram contra a Teoria Hipodérmica e a ESCOLA DE FRANKFURT.