SóProvas


ID
2901553
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    Irmãos em livros


      Outro dia, num táxi, o motorista me disse que “gostava de ler” e comprava “muitos livros”. Dei-lhe parabéns e perguntei qual era sua livraria favorita. Respondeu que “gostava de todas”, mas, de há alguns anos, só comprava livros pela internet. Ah, sim? Comentei que também gostava de todos os táxis, mas, a partir dali, passaria a usar apenas o serviço de aplicativos. Ele diminuiu a marcha, como se processasse a informação. Virou-se para mim e disse: “Entendi. O senhor tem razão”.

      Tenho amigos que não leem e não frequentam livrarias. Não são pessoas primitivas ou despreparadas – apenas não têm a bênção de conviver com as palavras. Posso muito bem entendê-las porque também não tenho o menor interesse por automóveis, pela alta cozinha ou pelo mundo digital – nunca dirigi um carro, acho que qualquer prato melhora com um ovo frito por cima e, quando me mostram alguma coisa num smartphone, vou de dedão sem querer e mando a imagem para o espaço. Nada disso me faz falta, assim como o livro e a livraria a eles.

      No entanto, quando entro numa livraria, pergunto-me que outro lugar pode ser tão fascinante. São milhares de livros à vista, cada qual com um título, um design, uma personalidade. São romances, biografias, ensaios, poesia, livros de história, de fotos, de autoajuda, infantis, o que você quiser. O que se despendeu de esforço intelectual para produzi-los e em tal variedade é impossível de quantificar. Cada livro, bom ou mau, medíocre ou brilhante, exigiu o melhor que cada autor conseguiu dar.

      Uma livraria é um lugar de congraçamento*. Todos ali somos irmãos na busca de algum tipo de conhecimento. E, como este é infinito, não nos faltarão irmãos para congraçar. Aliás, quanto mais se aprende, mais se vai às livrarias.

      Lá dentro, ninguém nos obriga a comprar um livro. Mas os livros parecem saber quem somos e, inevitavelmente, um deles salta da pilha para as nossas mãos.

                                  (Ruy Castro, Folha de S.Paulo, 07.12.2018. Adaptado)

* Congraçamento: ato ou efeito de congraçar(-se); conciliação, reconciliação.

Considere os termos destacados nas frases a seguir:


•  … pergunto-me que outro lugar pode ser tão fascinante

•  … e em tal variedade é impossível de quantificar.

•  Uma livraria é um lugar de congraçamento.


A exemplo de “fascinante” grafado com “SC”, de “impossível”, grafado com “SS” e de “congraçamento”, com “Ç”, estão corretamente escritos, em conformidade com a ortografia oficial, os termos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

     

     a) inconsistente; dissimulável; descompassadamente.

     

     b) vacilante; insensatez; espaçamento.

     

     d) transcendente; suscetível; empoçamento (ato ou efeito de empoçar, colocar em poço ou poça). 

                                              ≠ empossar (ato de tomar posse em cargo público).

     

     e) desconcertante; permissível; endereçamento. 

  • Gabarito: C.

    Inconsciente, escassez, maciçamente.

  • Nesse tipo de questão é bom tentar lembrar a origem ou radical da palavra e ver como se escreve, pq provavelmente a palavra derivada vai seguir a mesma linha.

    Descompasso- descompassadamente

    Vacilo- vacilante

    Maciço- maciçamente

    Concerto- desconcertante

  • Pelo VOLP maciçamente nem existe

  • C) imprescindível; escassez; maciçamente.

  • TIA VUNESP VEIO DAQUELE JEITO EM 2019 ! TORANDO TUDOOOOOOOO!

  • Se vc errou a questão, simplesmente leia mais notícias,livros, artigos acadêmicos, e tudo que esteja escrito em sentido formal e, dependendo, leia textos com linguagem técnica que seu vocabulário vai enriquecer e isso vai te ajudar a acertar questões como essa, de pontuação e de concordância.

  • inconsistente;

    vacilante; insensatez;

    transcendente; suscetível; empoçamento

  • e) desconcertante ( escrita correta)

  • Questão comentada em Video:

    https://youtu.be/GOPE7lV4VjA?t=1044

  • Decore essas palavras!