SóProvas


ID
2902423
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 Progresso, enfim


      Em atraso nas grandes reformas da Previdência Social e do sistema de impostos, o Brasil tem obtido avanços em uma agenda que, tomada em seu conjunto, mostra-se igualmente essencial – a da melhora do ambiente de negócios.

      Trata-se de objetivos tão diferentes quanto facilitar a criação de empresas, reduzir o custo de licenças ou ampliar o acesso ao crédito. Grande parte dessas providências não depende de votações no Congresso, mas sim do combate persistente a empecilhos burocráticos e ineficiências do setor público.

      A boa notícia é que o país subiu 16 posições no mais conhecido ranking dessa modalidade, divulgado a cada ano pelo Banco Mundial. A má é que a 109a colocação, num total de 190 nações consideradas, permanece vergonhosa.

      O progresso ocorreu, basicamente, em quatro indicadores – fornecimento de energia elétrica, prazo para abertura de empresa com registro eletrônico, acesso à informação de crédito e certificação eletrônica de origem para importações.

      Pela primeira vez em 16 anos de publicação do relatório, o desempenho brasileiro se destacou na América Latina. Os países mais bem posicionados da região, casos de México (54° lugar), Chile (56° ) e Colômbia (65° ), apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

      Numa perspectiva mais ampla, o ambiente de negócios vai se tornando mais amigável na maior parte do mundo. A edição mais recente do ranking catalogou número recorde de 314 reformas realizadas em 128 economias desenvolvidas e emergentes no período 2017/2018.

      Fica claro, no documento, que o maior atraso relativo do Brasil se dá no pagamento de impostos, dados a carga elevada e o emaranhado de regras dos tributos incidentes sobre o consumo. Nesse quesito em particular, o país ocupa um trágico 184° lugar no ranking.

      O caminho óbvio a seguir nesse caso é uma reforma ambiciosa, que racionalize essa modalidade de taxação. Mesmo que não seja possível abrir mão de receitas, a simplificação já traria ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo.

                                    (Editorial, Folha de S.Paulo, 06.11.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • A) Se vê (Vê-se), pelos dados do ranking do Banco Mundial, que o Brasil destacou-se basicamente em quatro indicadores.

    -Pronome não inicia frase

    .

    B) O ambiente de negócios atualmente tem tornado-se (tem se tornado)¹ mais amigável, o que vê-se (se vê)² pelas reformas realizadas.

    ¹ - Não há ênclise depois de verbo no particípio

    ² - '' que '' palavra atrativa = próclise

    .

    C) Ainda que se tenha destacado o desempenho do Brasil no relatório do Banco Mundial, sabe-se que o país precisa avançar nos negócios.

    .

    D) Deve racionalizar-se quanto aos pagamentos de impostos para que não condenem-se (se condenem) os países a um retrocesso econômico.

    -Não (palavra negativa) atrai o pronome = próclise

    .

    E) Quando analisa-se (se analisa) ranking do Banco Mundial, se constata que alguns países da América Latina apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor =)

    Edit -> Obrigado Policia PRF, arrumado =)

  • .....Na verdade a Letra E) está errada no início.... "Quando analisa-se...." o correto é "Quando se analisa...."

  • PRÓCLISE - para haver, de acordo com a norma culta, é preciso que haja uma palavra atrativa antes do verbo. São elas:

    Advérbios (aqui, hoje, sempre, talvez...), pronomes indefinidos (tudo, nada, ninguém, todos...);

    pronomes interrogativos (que, quem, qual...),

    pronomes relativos (que, quem, qual, onde, quanto, cujo),

    pronomes demonstrativos neutros (isto, isso, aquilo),

    conjunções subordinativas (que, quando, embora, conforme, enquanto, se, caso...).

    palavras negativas (não, ninguem)

    Ocorrerá próclise também quando a frase for iniciada pela preposição "em" seguida de verbo no gerúndio (terminado em "ndo") e quando a oração for exclamativa. Leia alguns exemplos:

    Sempre me esqueço do nome dela;

    Ninguém o procurou;

    Que se espera do governo?;

    Isso me comoveu;

    Quando me encontrei com ele, acalmei-me;

    Em se tratando de poesias,

    Vinícius era perfeito;

    Deus te proteja!

  • Atrás de ADO, EDO e IDO nada será metido!

  • Complementando a alternativa E, também está errada a colocação em "...ranking do Banco Mundial, se constata (constata-se) que alguns países". Início de orações, obrigatória a ênclise.

  • A) vê-se, pelos dados do ranking do Banco Mundial, que o Brasil destacou-se basicamente em quatro indicadores. ( pronome não inicia oração)

    B) O ambiente de negócios atualmente tem se tornado mais amigável, o que se vê pelas reformas realizadas. ( não pode ênclise depois do particípio / que palavra atrativa)

    C) Ainda que se tenha destacado o desempenho do Brasil no relatório do Banco Mundial, sabe-se que o país precisa avançar nos negócios.

    D) Deve racionalizar-se quanto aos pagamentos de impostos para que não se condenem os países a um retrocesso econômico. (palavra negativa atrai o pronome, próclise)

    E) Quando se analisa o ranking do Banco Mundial, constata-se que alguns países da América Latina apresentaram pouca ou nenhuma melhora. ( / pronome não inicia oração)

  • A - “se vê” Não se usa pronome oblíquo átono no início de frase.

    B (que), D (não), E(quando)- Advérbios, conjunções e pronomes (exceto os pessoais) atraem pronome oblíquo átonos. Os pronomes pessoais não necessariamente atraem POA.

    .

  • Proibições:

    A) Iniciar oração com pronome oblíquo átono.

    Ex: Me empresta um lápis?

    B) Colocá-los após futuros

    Ex: Emprestarei-te um lápis

    C) Colocá-los após particípios

    Ex: Tinha emprestado-lhe um lápis

    Regra:

    Havendo palavra invariável antes do verbo, próclise.

    Ex: Quem o ajudou? Não me viu.

    Caso especial

    Em geral, após infinitivo estará sempre certo o uso do pronome oblíquo átono, mesmo aparecendo palavra atrativa antes do verbo.

    Ex: Para enviar-me as mercadorias ou Para me enviar as mercadorias.

    FONTE: ADRIANA FIGUEIREDO

  • A) Não podemos começar uma frase com pronome.

    corrigindo: Vê-se, pelos dados do ranking do Banco Mundial, que o Brasil destacou-se basicamente em quatro indicadores.

    B) Atualmente, advérbio palavra atrativa.

    corrigindo: O ambiente de negócios atualmente tem se tornado mais amigável, o que vê-se pelas reformas realizadas

    C) Gabarito.

    D) Presença de infinitivo pode tanto próclise quanto ênclise. Não é palavra atrativa. 

    corrigindo: Deve racionalizar-se quanto aos pagamentos de impostos para que não se condenem os países a um retrocesso econômico.

    E) Quando advérbio, palavra atrativa.

    corrigindo: Quando se analisa o ranking do Banco Mundial, se constata que alguns países da América Latina apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

  • Na Letra lembrem-se que Pronome Relativo tbm atrai o pronome átono. EM geral, pronome atrai pronome.

  • Li todos os comentário, mas ninguém explica o porquê a letra C está correta, pois bem, vamos lá, ME CORRIJAM se eu estiver errada, por favor. Marquei a letra C por entender que ocorre uma Ênclise, ou seja, colocação pronominal depois do verbo, existem vários casos em que ocorre o uso de ÊNCLISE, porém irei colocar somente o que entendi que ocorreu na questão

    Pausa antes do verbo sem palavra atrativa

    Exemplo: Se eu ganho na loteira, mudo-me hoje mesmo.

    Percebam que na frase 

    Ainda que se tenha destacado o desempenho do Brasil no relatório do Banco Mundial(a virgula significa pausa) ( após a pausa " inicia" a frase novamente com um verbo) sabe-se que o país precisa avançar nos negócios. (o verbo atrai o pronome)

  • Juliana Xavier, você acertou a questão por sorte, pois não é só o caso da ênclise que você menciona que a questão traz, mas, antes dela, o caso de próclise em "...que se tenha...". Veja:

    (A) Se¹ vê, pelos dados do ranking do Banco Mundial, que o Brasil destacou-se² basicamente em quatro indicadores.

    ¹ → Não se inicia frase por pronome oblíquo átono (POA) [Vê-se...];

    ² → Quando o verbo, mesmo quando o sujeito estiver explícito, pertencer a orações subordinadas (o "que" grifado acima representa o início da oração subordinada), é obrigatória a próclise. ["...que o Brasil se destacou..."]

    (B) O ambiente de negócios atualmente tem tornado-se¹ mais amigável, o que-se² pelas reformas realizadas.

    ¹ → Em locuções verbais em que o verbo principal (tornado) se encontrar no particípio, a ênclise é proibida. Ademais, antes da locução verbal existe um fator de atração (FA), qual seja, o adjunto adverbial "atualmente". ["...atualmente se tem tornado...]

    ² → O "que" sempre será fator de atração, seja qual for a sua classificação morfológica. [...o que se vê...]

    (C) Ainda que se¹ tenha destacado o desempenho do Brasil no relatório do Banco Mundial, sabe-se² que o país precisa avançar nos negócios.

    ¹ → O "que" sempre será fator de atração + locução verbal com o verbo principal (destacado) no particípio, que se faz proibida a ênclise.

    ² → Em início de frase ou após pontuação (exceto quando for por termo intercalado por pontuação) não se admite próclise.

    (D) Deve racionalizar-se¹ quanto aos pagamentos de impostos para que não condenem-se² os países a um retrocesso econômico.

    ¹ → Em locuções verbais com o verbo principal no infinitivo, não há problema em aderir a ênclise.

    ² → O "não" é uma palavra de sentido negativo, que é um caso de fator de atração. [...não se condenem...]

    (E) Quando analisa-se¹ranking do Banco Mundial, se² constata que alguns países da América Latina apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

    ¹ → Em orações subordinadas (Quando analisa-se = oração subordinada adverbial temporal) a próclise é obrigatória. [Quando se analisa...]

    ² → Não é possível próclise em início de frase ou após pontuação, exceto quando após o final de uma intercalação. [...,constata-se que...]

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Amigos, espero ter ajudado. Caso eu tenha me equivocado em algum item, peço que me corrijam, e, se possível, que me chamem no pvt para que eu volte aqui e aprenda mais. Obrigado.

  • Fatores de Atração

    1) Advérbios (inclusive os de negação)

    2) Pronome não reto (relativo, indefinido, demonstrativo e etc..)

    3) Que (não importa sua classe)

    4)Conjunções Subordinativas

    5) Em+ gerúndio

    (anotações aulas do Fabrício Dutra)

    obs: mais fácil pensar que FA são os pronomes não retos do que ficar decorando pronome demonstrativo, indefinido e etc.. só excluir a possibilidade do uso dos pronomes não reto

  • GABARITO C

    CASOS DE ATRAÇÃO DA PRÓCLISE  (Pronome Oblíquo Átono antes do verbo)

      1) Palavras com sentido negativo: Não, Nem, Nunca,Jamais,Ninguém, Nenhum, ...;

     2) Advérbio curto (sem vírgula): Já, Agora, Assim, Também, Sempre, Mais, Menos, Pouco, ...;

      3) Conjunções Subordinativas: Se, Caso, Embora, Quando, Enquanto, Como, Que, ...;

      4) Gerúndio precedido de EM;

      5) Pronome Relativo: Que, O qual, Onde, Cujo, ...;

      6) Pronomes Indefinidos; Tudo, Nada, Ninguém, Qualquer, ...;

      7) Pronome Demonstrativo: Isso, Aquilo, Isto, Aquele, Este, Esse, ...;

      8) Frase Optativa (Exprime desejo);

      9) Frase Interrogativa (?);

    10) Frase Exclamativa (!).

    bons estudos

  • A) O pronome apoia-se a uma palavra, logo não inicia frases com POA.

     

    B) PROIBIDO ênclise em verbos no particípio.

     

    D) Existe palavra atrativa ''não''.

     

    E) Palavra atrativa ''quando''.

  • A) Se vê, pelos dados do ranking do Banco Mundial, que o Brasil destacou-se basicamente em quatro indicadores

    Vê-se, pelos dados do ranking do Banco Mundial, que o Brasil destacou-se basicamente em quatro indicadores.

    Não se inicia uma frase com pronome oblíquo átono, nem após alguma pontuação.

    B) O ambiente de negócios atualmente tem tornado-se mais amigável, o que vê-se pelas reformas realizadas.

    O ambiente de negócios atualmente tem se tornado mais amigável, o que vê-se pelas reformas realizadas.

    Atualmente é um advérbio e, por isso, é um fator de próclise! Numa locução verbal (tem tornado), caso houver um fator de próclise, não será admitido a ênclise.

    C) Gabarito, usado pronome após uma conjunção (que), que tem fator de próclise..

    D) Deve racionalizar-se quanto aos pagamentos de impostos para que não condenem-se os países a um retrocesso econômico.

    Deve racionalizar-se quanto aos pagamentos de impostos para que não se condenem os países a um retrocesso econômico.

    Palavra negativa, advérbio. Fator de próclise.

    E) Quando analisa-se o ranking do Banco Mundial, se constata que alguns países da América Latina apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

    Quando se analisa o ranking do Banco Mundial, se constata que alguns países da América Latina apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

    Quando é advérbio, fator de próclise

  • Assertiva (c)

    Dica

    Palavras atrativas

    que

    ainda

    atualmente

    Putz! tem uma lista .. .

  • Igor Mateus, muito boa sua explicação, mas cuidado, sua colocação pronominal na alternativa B esta errada.

    Em locuções verbais onde tem fator atrativo, o pronome é colocado antes do verbo auxiliar ou após o verbo principal se o principal não estiver no futuro ou no particípio, no caso vc colocou o pronome entre eles o que é proibido, só poderia colocar entre eles se não houvesse fator atrativo, nesse caso vc pode colocar antes do verbo auxiliar, entre o auxiliar e o principal e após o principal desde que no principal não esteja no futuro e nem no particípio.

  • gab. C

  • O ambiente de negócios atualmente tem tornado-se mais amigável, o que vê-se pelas reformas realizadas.

    atualmente SE tem tornado/atualmente tem SE tornado.

  • A) Se vê, pelos dados do ranking do Banco Mundial, que o Brasil destacou-se basicamente em quatro indicadores.

    Não pode começar período com próclise, ou seja, com pronomes oblíquos.

    B) O ambiente de negócios atualmente tem tornado-se mais amigável, o que vê-se pelas reformas realizadas.

    Não se faz ênclise depois de verbo no particípio, ou seja, verbos com terminação no particípio regular: DO, DA Que é exatamente o caso da questão TORNADO, ou ainda particípio irregular, TO, TA, SO, SA, feito, feita, impresso, impressa. verbos terminados no particípio não admitem ênclise.

    C) Ainda que se tenha destacado o desempenho do Brasil no relatório do Banco Mundial, sabe-se que o país precisa avançar nos negócios.

    Ainda que se tenha: colocação correta, o se que é o pronome oblíquo atono antes do verbo ter e está posicionado em próclise, ou seja, anterior porque sendo foi puxado, atraído, por ainda que, que é um conectivo subordinativo, existem algumas palavras atrativas que são as palavras que as gramaticas consideram como palavras de classe forte.

    Depois sabe-se, está empregado de maneira correta porque temos uma vírgula e a pontuação motiva o uso da ênclise.

    GABARITO LETRA " C"

    D) Deve racionalizar-se quanto aos pagamentos de impostos para que não condenem-se os países a um retrocesso econômico.

    "Deve racionalizar-se" nós devemos fazer a ênclise quando temos um verbo no infinitivo, logo está parte ficou correta, mas na parte: "para que não condenem-se" exitem palavras atrativas e o NÃO é uma delas, ou seja, o correto seria " não se condenem".

    E) Quando analisa-seranking do Banco Mundial, se constata que alguns países da América Latina apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

    "Quando analisa-se" Errado

    "Quando se analisa" correto, uma vez que o adverbio quando é atrativo e provoca o uso da próclise.

  • GABARITO: LETRA C

    Próclise é a colocação do pronome oblíquo átono antes do verbo (PRO = antes)

    Palavras que atraem o pronome (obrigam próclise):

    -Palavras de sentido negativo: Você NEM se preocupou.

    -Advérbios: AQUI se lava roupa.

    -Pronomes indefinidos: ALGUÉM me telefonou.

    -Pronomes interrogativos: QUE me falta acontecer?

    -Pronomes relativos: A pessoa QUE te falou isso.

    -Pronomes demonstrativos neutros: ISSO o comoveu demais.

    -Conjunções subordinativas: Chamava pelos nomes, CONFORME se lembrava.

     

    **NÃO SE INICIA FRASE COM PRÓCLISE!!!  “Me dê uma carona” = tá errado!!!

    Mesóclise, embora não seja muito usual, somente ocorre com os verbos conjugados no futuro do presente e do pretérito. É a colocação do pronome oblíquo átono no "meio" da palavra. (MESO = meio)

     

    Comemorar-se-ia o aniversário se todos estivessem presentes.

    Planejar-se-ão todos os gastos referentes a este ano. 

    Ênclise tem incidência nos seguintes casos: 

    - Em frase iniciada por verbo, desde que não esteja no futuro:

    Vou dizer-lhe que estou muito feliz.

    Pretendeu-se desvendar todo aquele mistério. 

    - Nas orações reduzidas de infinitivo:

    Convém contar-lhe tudo sobre o acontecido. 

    - Nas orações reduzidas de gerúndio:

    O diretor apareceu avisando-lhe sobre o início das avaliações. 

    - Nas frases imperativas afirmativas:

    Senhor, atenda-me, por favor!

    FONTE: QC

  • gab c

    A vunesp esta cobrando muito colocação pronominal de locução verbal com verbo no particípio

    segue a regra:

    O ambiente de negócios atualmente tem tornado-se mais amigável, o que vê-se pelas reformas realizadas.

    tem tornado-se

    tem: verbo auxiliar = proclise ou enclise

    atualmente tem se- tornado ok

    atualmente se tem tornado ok

    tornado = verbo no particípio = ênclise proibida

    tem tornado-se =errado

  • Gabarito:C

    Principais Regras de Colocação Pronominal:

    1- Início de frase usa-se a próclise. Ex: Dar me um garfo.

    2- Verbo no particípio usa-se a próclise. Ex: Tenho te procurado sempre.

    3- Verbo no futuro usa-se a mesóclise. Ex: Dar-te-ia um garfo.

    4- Palavra atrativa como "que, nunca, não, jamais, sempre etc" atrai para a próclise. Ex: Não se achar.

    5- Verbo no gerúndio usa-se a ênclise. Ex: Estou fazendo me de bonito.

    6- Sujeito expresso e próximo ao verbo poderá usar a ênclise ou próclise (facultado)

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!