SóProvas


ID
2902504
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere a seguinte afirmação: “Um aspecto importante no tocante à confiabilidade da informação contábil é o da qualidade dos controles internos da entidade”. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "C"

    A) A relação entre controles internos e confiabilidade das informações contábeis é frágil, uma vez que bons controles internos podem assegurar proteção contra fraudes, mas não lidam com a possibilidade de decisões ruins por incompetência.

    Errado. O controle interno não pode ASSEGURAR a proteção contra fraudes. Ele auxilia a administração.

    B) Informação contábil e controles internos não se relacionam, pois controles internos são procedimentos administrativos e não contábeis.

    Errado. O controle interno é essencial para a boa qualidade da informação contábil. Tanto é que na auditoria de demonstrações contábeis o auditor busca evidências da eficiência do controle interno o que mostra a relação entre os conceitos.

    C) Um bom sistema de controles internos é um elemento importante para a qualidade da informação contábil. Essa qualidade depende de aspectos técnicos e também do ambiente ético da alta administração da entidade.

    Correto. O controle interno eficiente contribui para a prevenção de erros e fraudes e melhora a qualidade da informação contábil. Por outro lado, a qualidade da informação contábil depende da competência técnica dos profissionais envolvidos em sua elaboração, bem como do ambiente ético da empresa, principalmente da alta administração, já que controles internos não são capazes de prevenir todos os tipo de fraude, v.g. conluio.

    D) Mais fundamental para a confiabilidade da informação contábil do que o sistema de controles internos é o parecer modificado da auditoria externa que, ao examinar registro a registro os lançamentos contábeis, assegura a sua qualidade.

    Errado. O relatório do auditor aumenta a confiabilidade das demonstrações contábeis; porém o relatório com ressalvas (modificado) aponta, na visão do auditor, falha na qualidade da informação contábil. Além disso, o sistema de controle interno é fundamental para a qualidade da informação contábil.

    E) Um bom sistema de controles internos, ao assegurar a ausência de riscos no controle do negócio e, assim, na informação contábil, torna irrelevante o trabalho de asseguração do auditor externo.

    Errado. A afirmação contém dois erros. Primeiro que o controle interno jamais poderá ASSEGURAR a ausência de riscos no negócio. Sua função é auxiliar a administração da entidade e agregar valor. Além disso, mesmo tendo um bom sistema de controles internos, a empresa não torna a auditoria irrelevante.

  • Gabarito: Letra C

    O controle interno é o conjunto de atividades que a administração emprega a fim de salvaguardar o patrimônio e promover a eficiência e efetividade da entidade. Os controles podem ser contábeis e/ou administrativos. Esses controles ajudam a detectar e prevenir fraudes e erros e, portanto, melhoram a qualidade da informação contábil.

     

    A eficiência do controle interno depende tanto da qualidade técnica dos controles quanto da qualidade dos profissionais da entidade. No primeiro caso, a entidade pode lançar mão de utilizar técnicas e ferramentas que são provadamente eficazes no que se propõem a fazer, enquanto no segundo, a habilidade profissional dos colaboradores conjuntamente com seus valores éticos contribui com a efetividade desses controles.

    Fonte: TEC Concursos

  • Letra (c)

    O controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público, com finalidade de:

    -> Salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais;

    -> Dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente;

    -> Propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada;

    -> Estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas;

    -> Contribuir para a promoção da eficiência operacional da entidade

    -> Auxiliar na prevenção de práticas ineficientes e antieconômicas, erros, fraudes, malversação, abusos, desvios e outras inadequações;