SóProvas


ID
2902543
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quando se considera o seu impacto no Capital Circulante Líquido, as despesas com depreciação

Alternativas
Comentários
  • CCL=AC - PC

    CCL=(PÑC + PL) - AÑC

    Depreciação:

    Aumenta CCL! Letra B é errada! Pois, aumenta.

    Guarda relação com o CCL!

     

    GAB. A

  • Complemento: depreciação é uma despesa meramente contábil, não havendo impacto sobre as disponibilidades de caixa e equivalentes. Logo, se não há impacto no ativo circulante da entidade, não há que se falar em alterações do CCL (AC - PC).

    A depreciação, por exemplo, afeta a DRE, mas não afeta a DFC.

  • Por que a letra C está errada ?

  • Despesa com Depreciação é conta de resultado, o que exclui alternativas relacionadas a ativo e passivo..
  • Alguém pode comentar o erro da C?

  • De fato o CCL é dado pela expressão CCL=AC - PC. Contudo, ao desenvolvermos esta equação para o AC, obtemos o seguinte (Obs. Lembrem-se que o Ativo total é igual ao Passivo Total para desenvolver o AC)

    CCL= [(PC + PNC + PL) - ANC] - PC

    CCL = PNC + PL - ANC

    Como a depreciação acumulada afeta o ANC, consequentemente afetará o CCL.

  • Nane, a Despesa com depreciação faz parte da Conta de Resultado Despesa.

    Ela somente faria parte do Ativo não Circulante se tivesse descrito na questão: Depreciação Acumulada.

  • Prezada Raissa Sayumy, discordo de sua afirmação. A despesa de depreciação, registrada a débito no DRE, pressupõe contrapartida na conta "Depreciação Acumulada - a crédito no ANC", a qual influencia o CCL.

    CCL = AC - PC

    AC = Ativo Total - ANC, onde: Ativo total = PL + PC + PNC

    Logo:

    CCL = (PL + PC + PNC - ANC) - PC

    CCL = PL + PNC - ANC

    Se há aumento no ANC pela "Depreciação Acumulada", há redução do CCL.

  • O Allan explicou a relação da Despesa com Depreciação com ANC. O Mauricio B Bueno está equivocado apenas na conclusão do seu comentário.

  • CERTO: Depreciação é a perda do valor de bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência. é o que estabelece a lei 6.404/76:

     

     

    Dessa forma, observe que não temos desembolso financeiro (em caixa) para que a depreciação ocorra, então essa é a nossa alternativa.

  • As despesas de depreciação não têm nenhum impacto no Capital Circulante Líquido, pois não provocam nenhum impacto no ativo circulante e passivo circulante da entidade.

    D – Despesa de Depreciação           (Resultado)

    C – Depreciação Acumulada           (Ativo Não Circulante)

    Com isso, correta a alternativa A.

  • CCL = AC - PC

    AC = (PC + PNC + PL) - ANC

    A depreciação acumulada afeta o ANC, pela fórmula deduz-se que também afetará o CCL.

    Um aumento da depreciação causa diminuição do CCL, são inversamente proporcionais.

    Gabarito A

  • Q1046286 A definição de despesas abrange tanto as perdas quanto as despesas propriamente ditas que surgem no curso das atividades usuais de uma entidade e incluem, por exemplo, o custo de vendas, salários e depreciação. Geralmente, essas despesas tomam a forma de, segundo as normas contábeis vigentes,

    B- desembolso ou redução de ativos como caixa e equivalentes de caixa, estoques e ativo imobilizado.

    Galera, há contradição entre essas questões?

  • Vi algumas pessoas usando a transformação CCL = PNC +PL - ANC para justificar que o CCL aumenta por causa da despesa de depreciação.

    Esse raciocínio é errado.

    A despesa de depreciação gera um efeito credor (redução) no ANC e um efeito devedor (redução) no PL , na mesma proporção. Lembrem das partidas dobradas!! Conceito fundamental da Contabilidade! Portanto, ambos, PL e ANC, reduzem na mesma proporção e o CCL continua igual.

    O erro da alternativa C é simplesmente dizer que a despesa de depreciação se relaciona com o Ativo Não Circulante, quando na verdade ela é uma conta de Resultado. Afinal, é uma DESPESA.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    O capital circulante líquido (CCL), que é estudado na demonstração de origens e aplicações de recursos, é a diferença matemática entre o ativo circulante e o passivo circulante. Qualquer operação que afete esta diferença será computada nas origens ou aplicações de recursos de curto prazo para a empresa.

    Vamos ao julgamento dos itens. 

    A) Não representam desembolsos de recursos.

    Afirmativa correta, pois a depreciação não representa nem origem, nem aplicação de recursos. Além disso, a depreciação nunca será um desembolso, haja vista ser uma despesa de natureza econômica e não financeira.

    B) Constituem diminuição do Capital Circulante Líquido.

    Como dito no início de nossa explicação, para afetar o capital circulante líquido é necessário que haja variação na diferença entre ativo circulante e passivo circulante. Como a contrapartida da depreciação não é em nenhum destes grupos, não provocará alteração no CCL.

    Afirmativa incorreta.

    C) Por serem relacionadas ao ativo não circulante, não guardam relação com aumentos ou diminuições no Capital Circulante Líquido.

    Esta alternativa está prejudicada, pois para que haja variação do CCL, é necessário que uma das contas utilizadas no lançamento esteja fora do ativo ou do passivo circulante. Desta forma, uma operação que envolve um ativo não circulante poderá estar alterando o capital circulante líquido.

    Exemplo: Compra de máquinas.

    Esta operação reduzira o ativo circulante ou aumentará o passivo circulante, afetando desta forma a folga financeira de curto prazo. Este fato seria considerado na demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR), mesmo que o pagamento fosse a longo prazo. Origens e aplicações de recursos que não afetam o CCL, mas serão consideradas na citada demonstração.

    Afirmativa incorreta.

    D) Por não configurarem consumo econômico de recursos, não têm impactos no Capital Circulante Líquido.

    A afirmativa está errada. A depreciação é um consumo de recursos econômicos e não alteram o CCL em função de sua contrapartida e não pelo fato de não configurar consumo de recurso econômico.

    E) Por serem despesas financeiras, mas não econômicas, não devem ser consideradas.

    Afirmativa incorreta. A depreciação é uma despesa de natureza econômica.


    Gabarito do Professor: Letra A.