-
Gab. D
Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
O relacionamento cliente-fornecedor passa basicamente por quatro fases:
• Abordagem convencional: Esta é a fase inicial do relacionamento entre os clientes e os fornecedores. O cliente dá prioridade ao preço e o fornecedor busca apenas fornecer um produto com preço baixo. Desconfiança quanto à qualidade.
• Melhoria da qualidade: Nesta fase inicia-se um relacionamento mais duradouro. É o primeiro estágio do comaker. O cliente da prioridade à qualidade eliminando os fornecedores que não a têm.
• Integração operacional: É um passo além no relacionamento comaker. O cliente da prioridade ao controle dos processos. Inicia-se a participação do fornecedor no projeto do produto e investimentos comuns em pesquisa e desenvolvimento. Os clientes podem financiar programas para os fornecedores para a implantação de sistemas de melhoria de qualidade.
• Integração estratégica: Relacionamento do tipo comakership. É uma parceria nos negócios. Nesta fase há o gerenciamento comum dos processos e procedimentos, e também, um fornecimento sincronizado com qualidade assegurada.
Fonte: Enap
-
Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
-
Entre cliente e fornecedor, procura-se desenvolver um clima de confiança mútua, em que ambos saem ganhando. É o que se convencionou chamar de parceria (...) quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership.
Fonte: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Petrônio Garcia Martins & Paulo Renato Campos.
https://books.google.com.br/books?isbn=8502158090
-
Dias (2015) apresenta uma classificação para fornecedores em monopolistas, habituais e especiais:
a) Fornecimento monopolista – Monopolistas são os fabricantes de produtos exclusivos dentro do mercado; normalmente, o volume de compra é que determina o grau de atendimento e relacionamento. Ocorre também na maioria das vezes uma atenção bem pequena dos vendedores para seus clientes; são os chamados “apanhadores de pedido”, porque não existe uma preocupação de venda; o fornecedor é consciente de seu monopólio. Nesses casos, o comprador tem de manter o interesse da aquisição.
b) Fornecedores habituais – são normalmente os fornecedores tradicionais que sempre são consultados numa coleta de preços; eles possuem uma linha de produto padronizada e bastante comercial. Geralmente são os fornecedores que prestam melhor atendimento, pois sabem que existe concorrência e que seu volume de vendas está ligado à qualidade de seus produtos e ao tratamento dado ao cliente.
c) Fornecedores especiais – são os que ocasionalmente poderão prestar serviços, mão de obra e até mesmo fabricação de produtos, que requerem equipamentos especiais ou processos específicos e que normalmente não são encontrados nos fornecedores habituais.
Fonte: Estratégia Concursos
-
LETRA D).
Basicamente é por meio do comakership que há a relação de confiança entre fornecedor e empresa. Essa relação de confiança, em que há a geração de valores, de competitividade, dá-se por intermédio de quatro passos:
-1º PASSO (ABORDAGEM CONVENCIONAL):
Há a prioridade no preço.
-2º PASSO (MELHORIA DA QUALIDADE):
Prioriza-se a qualidade.
3º PASSO (INTEGRAÇÃO OPERACIONAL):
Priorizam-se o controle de processos e os investimentos comuns.
4º PASSO (INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA):
Trata-se da ocorrência de parcerias nos negócios.
-
GABARITO: LETRA D
Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entreclientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade,pesquisa-se desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
•O relacionamento cliente fornecedor passa basicamente por quatro fases:
•Abordagem convencional: Esta é a fase inicial do relacionamento entre os clientes e os fornecedores. O cliente dá prioridade ao preço e o fornecedor busca apenas fornecer um produto com preço baixo. Desconfiança quanto à qualidade.
•Melhoria da qualidade: Nesta fase inicia-se um relacionamento mais duradouro.
É o primeiro estágio do comaker. O cliente da prioridade à qualidade eliminando os fornecedores que não a têm.
•Integração operacional: É um passo além no relacionamento comaker. O cliente da prioridade ao controle dos processos. Inicia-se a participação do fornecedor no projeto do produto e investimentos comuns em pesquisa e desenvolvimento. Os clientes podem financiar programas para os fornecedores para a implantação de sistemas de melhoria de qualidade.
•Integração estratégica: Relacionamento do tipo comakership. É uma parceria nos negócios. Nesta fase há o gerenciamento comum dos processos e procedimentos, e também, um fornecimento sincronizado com qualidade assegurada.
FONTE: Administração da Produção. Prof. Paulo Medeiros.