SóProvas


ID
2902897
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

         Após avanços tecnológicos, medicina deve mirar empatia


      Médicos sempre ocuparam uma posição de prestígio na sociedade. Afinal, cuidar do maior bem do indivíduo – a vida – não é algo trivial. Embora a finalidade do ofício seja a mesma, o modus operandi mudou drasticamente com o tempo.

      O que se pode afirmar é que o foco da atuação médica deve ser cada vez menos o controle sobre o destino do paciente e mais a mediação e a interpretação de tecnologias, incluindo a famigerada inteligência artificial. Já o lado humanístico, que perdeu espaço para os exames e as máquinas, tende a recuperar cada vez mais sua importância.

     De meados do século 20 até agora, concomitantemente às novas especialidades, houve avanço tecnológico e a proliferação de modalidades de exames. Cresceu o catálogo dos laboratórios e também a dependência do médico em relação a exames. A impressão dos pacientes passou a ser a de que o cuidado é ruim, caso o médico não os solicite.

      O tema é caro a Jayme Murahovschi, referência em pediatria no país. “Tem que haver progressão tecnológica, claro, mas mais importante que isso é a ligação emocional com o paciente. Hoje médicos pedem muitos exames e os pacientes também.”

      Murahovschi está entre os que acreditam que a profissão está sofrendo uma nova reviravolta, quase que voltando às origens clássicas, hipocráticas: “Os médicos do futuro, os que sobrarem, vão ter que conhecer o paciente a fundo, dar toda a atenção que ele precisa, usando muita tecnologia, mas com foco no paciente.”

      Alguns profissionais poderão migrar para uma medicina mais técnica, preveem analistas.

      Esses doutores teriam uma função diferente, atuando na interface entre o conhecimento biomédico e a tecnologia por trás de plataformas de diagnóstico e reabilitação. Ou ainda atuariam alimentando com dados uma plataforma de inteligência artificial, tornando-a mais esperta.

      Outra tecnologia já presente é a telemedicina, que descentraliza a realização de consultas e exames. Clínicas e médicos generalistas podem, rapidamente e pela internet, contar com laudos de especialistas situados em diferentes localidades; uma junta médica pode discutir casos de pacientes e seria possível até a realização, a distância, de consultas propriamente ditas, se não existissem restrições do CFM nesse sentido.

      Até cirurgias podem ser feitas a distância, com o advento da robótica. O tema continua fascinando médicos e pacientes, mas, por enquanto, nada de droides médicos à la Star Wars – quem controla o robô ainda é o ser humano.

                 (Gabriela Alves. Folha de S.Paulo, 19.10.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa que mantém o sentido do texto e emprega, corretamente, termos parônimos.

Alternativas
Comentários
  • Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. 

    Resposta: Letra C

  • GABARITO: LETRA C.

    A questão pede o uso dos parônimos (palavras que possuem grafia parecida, mas sentido diferente). Exemplos: acerca/ a cerca/ há cerca; ratifica/ retifica; eminente/ iminente; seções/ cessões/ sessões; conjuntura/ conjetura.

    Vamos uma por uma:

    A) É essencial que juntas médicas promovam seções periódicas para chegar a diagnósticos acurados. --- O correto seria: seção. Sessão: tem sentido de reunião  Seção: tem sentido de separar, repartição. Cessão: ceder algo.

    B) Analistas discutem a cerca da migração de alguns profissionais para uma medicina mais técnica. --- O correto seria acerca. A cerca --- perto de, aproximadamente, acerca ---- sobre, há cerca ---- tempo decorrido, "faz aproximadamente."

    C) Jayme Murahovschi ratifica o ponto de vista de outros colegas que também acreditam que a profissão está vivendo uma reviravolta. --- Ratifica --- confirma, Retifica ---- corrige.

    D) A finalidade da profissão não se alterou, porém, na atual conjetura, o modus operandi passa por drásticas mudanças. Uso correto: conjuntura. Conjetura --- ato ou efeito de inferir ou deduzir que algo é provável; Conjuntura --- situação, momento.

    E) Apesar das contribuições da robótica, não é fato eminente a realização de cirurgias sem a intervenção humana. ---- Iminente --- algo que está prestes a acontecer, Eminente --- refere-se a algo ou alguém superior, de grande importância.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. 

    Resposta: Letra C

    Ratifica o pensamento de outros colegas.

  • Ratificar é autenticar um ato ou compromisso. É um termo muito utilizado em convenções internacionais em que são elaborados tratados, contratos e outros documentos governativos que precisam ser validados. 

  • Tem tanto comentário aqui, mas ninguém explica o que de fato a questão quer e a pegadinha que ela colocou que, por sorte, ela não colocou, por exemplo, na alternativa B ou C, se não muita gente iria errar...

    Na letra D o erro está na palavra utilizada "CONJETURA". O correto, no contexto, seria "CONJUNTURA".

    Na letra E o erro está na palavra utilizada "EMINENTE". O correto, no contexto, seria "IMINENTE"

    > Por que eu coloquei, nas explicações acima" NO CONTEXTO"?

    > Porque o caput da questão nos dá 2 situações para analisarmos:

    1)  Assinale a alternativa que mantém o sentido do texto;

    2) Assinale a alternativa que emprega, corretamente, termos parônimos.

    >> As duas questões acima, ainda que estejam erroneamente empregadas, NO CONTEXTO, reproduzem o sentido da PARANOMÁSIA, ou seja, apenas 50% dessas alternativas estão incorretas.

    Questão excelente, porém, o examinador deu mole em não ter colocada essas alternativa na letra A ou B.

    ---

    GABARITO: LETRA C

  • PARÔNIMOS - termos PARECIDOS

    Podem ser parecidos no som ou na grafia, mas não serão iguais em nada, muito menos no sentido.

  • GABARITO C

    A cerca de, escrito assim, separado, significa “perto de”, “aproximadamente”, “próximo de”

     

    Acerca de tem significado de “a respeito de” ou “sobre”:

     

    Há cerca de por apresentar o verbo “haver” tem sentido de tempo decorrido, logo, significa “desde aproximadamente”, “faz aproximadamente”:

    bons estudos

  • ARTUR , PARÔNIMOS SÃO TAMBÉM PRONUNCIADAS DE FORMA PARECIDAS. ACREDITO EU QUE VC SE CONFUNDIU COM HOMOGRAFO.

  • Conjuntura> situação

    Conjectura(conjetura)> hipótese

  • RETIFICA : CORRIGIR

    RATIFICA: CONFIRMAR

  • Para ajudar sobre seção, sessão e cessão:

    1) A loja tem uma seção de cada cor. (No sentido de divisão)

    2) Vou me reunir hoje com duas pessoas para uma sessão especial. (No sentido de reunião de pessoas para um determinado fim)

    3) Pretendo fazer a cessão dos meus bens. Faz bem ceder! (No sentido de doar)

    Obs.: Desconsiderem as redundâncias, a intenção foi ajudar na decoreba mesmo.

    Bons estudos!

  • RETIFICA : CORRIGIR

    RATIFICA: CONFIRMAR

  • Jayme Murahovschi ratifica o ponto de vista de outros colegas que também acreditam que a profissão está vivendo uma reviravolta.

    Reescrevendo: Jayme Murahovschi confirma o ponto de vista de outros colegas que também acreditam que a profissão está vivendo uma reviravolta.

  • É difícil a vunesp cobrar paronímia. Acredito que apenas em provas de nível superior.

  • SESSÃO = VÁRIAS FASES, PARTES...

    SEÇÃO = SETOR.

    CESSÃO = CEDER, DOAR ALGO.

    SECSSÃO = DIVIDIR, CORTAR.

    RATIFICAR = CONFIRMAR

    RETIFICAR = CONSERTAR, CORRIGIR

  • Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. 

    Resposta: Letra C

    Ratifica o pensamento de outros colegas.

  • GAB. C

    Jayme Murahovschi ratifica o ponto de vista de outros colegas que também acreditam que a profissão está vivendo uma reviravolta.

  • Dica sessão x seção x cessão

    Sessão → Lembre-se de sessão da tarde (intervalo de tempo em que algo acontece).;

    Seção → Lembre-se da seção do supermercado (parte do todo);

    Cessão → Vem do verbo ceder (dar).

  • Parônimos Par = "igual" ônimos = nome