SóProvas


ID
2903260
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


    F.A., 34 anos, sexo feminino, compareceu ao ambulatório de saúde ocupacional para realizar o exame médico de retorno à função devido ao término da licença maternidade, sendo considerada apta pelo médico. Durante a consulta de enfermagem, informou ao enfermeiro que, até o momento de reassumir seu trabalho, vinha praticando o aleitamento materno exclusivo, mostrando-se muito preocupada pelo fato de que o bebê, com quatro meses de idade, passaria a ficar em uma creche e a receber fórmula láctea, prescrita pelo pediatra, enquanto estivesse no trabalho. Para essa situação, utilizando a taxonomia NANDA 2015-2017, o enfermeiro estabeleceu como diagnóstico de enfermagem “Amamentação interrompida relacionada ao emprego materno e separação mãe-lactente caracterizada por amamentação não exclusiva”.

O diagnóstico de enfermagem assinalado tem como característica definidora

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    Dados da questão:O enfermeiro estabeleceu como diagnóstico de enfermagem “Amamentação interrompida relacionada ao emprego materno e separação mãe-lactente caracterizada por amamentação não exclusiva”.

     

     

    De acordo com a taxonomia NANDA 2015-2017

     

     

    Domínio 2. Nutrição
    Classe 1. Ingestão
    00105
     

    Amamentação interrompida
    (1992, 2013, LOE 2.2)

     

    Definição
    Quebra na continuidade do oferecimento de leite a um lactente ou criança pequena, direto das mamas, que pode comprometer o sucesso da amamentação e/ou o estado nutricional do lactente/criança.

     

    Características definidoras
    Amamentação não exclusiva


    Fatores relacionados
    Contraindicações à amamentação (p. ex., agentes farmacológicos)
    Doença da mãe
    Doença do lactente
    Emprego materno
    Hospitalização da criança
    Necessidade de desmamar abruptamente o lactente
    Prematuridade
    Separação mãe-lactente

  • Aleitamento materno exclusivo – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

    Aleitamento materno predominante – quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

    Aleitamento materno – quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.

    Aleitamento materno complementado – quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.

    Aleitamento materno misto ou parcial – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

    A própria questão insinua a resposta- ..."Amamentação interrompida relacionada ao emprego materno e separação mãe-lactente caracterizada por amamentação não exclusiva”.

  • Componentes estruturais dos diagnósticos de enfermagem: A) Enunciado Diagnóstico B) Fatores relacionados: constituem a etiologia do problema C) Caracteristicas definidoras: sinais, sintomas D) Fatores de risco: fatores que aumentam a vulnerabilidade Fonte: EnfConcursos/Sistematização da Assistência de enfermagem e processo de enfermagem
  • Gabarito - D

    - amamentação não exclusiva.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre aleitamento materno e diagnósticos de enfermagem.

    Pensando na taxonomia da NANDA, conforme solicitado para essa questão, para todos os diagnósticos temos uma característica definidora e um fator relacionado. A característica definidora é o conjunto de sinais e sintomas relacionados ao diagnóstico que afirmam a presença de um deste.

    Para o diagnostico “Amamentação interrompida relacionada ao emprego materno e separação mãe-lactente caracterizada por amamentação não exclusiva" temos que:

    - Diagnóstico: Amamentação interrompida (Letra A).

    - Fator relacionado: emprego materno e separação mãe-lactente (Letra B e E).

    - Característica definidora: amamentação não exclusiva (Letra D).

    O uso de fórmula láctea (Letra C) é apenas mais uma informação que complementa o caso.

    Resposta do Professor: D.

  • CARACTERISTICA DEFINIDORA - sinais e sintomas

    FATOR RELACIONADO - qualquer fator que possa estar relacionado com o evento

    Amamentação interrompida relacionada ao emprego materno e separação mãe-lactente caracterizada por amamentação não exclusiva