SóProvas


ID
2903263
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) Versão 1.0, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, é uma terminologia nova tem pouco mais de 25 anos de existência. Sua criação deu-se em decorrência da dificuldade manifestada por enfermeiros em lidar com os problemas de enfermagem encontrados no seu cotidiano e pela falta de uma linguagem padronizada. Então, em 1989, o Conselho Nacional de Representantes do Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE) aprova a Resolução que previa a construção da CIPE. Em 1996 é publicada a primeira versão, denominada Alfa, que contemplava duas classificações, a dos fenômenos e a das intervenções de enfermagem (GARCIA, 2015). No decorrer dos anos as versões foram sendo aprimoradas, conforme figura representativa da evolução cronológica da CIPE.

    No entanto, a autora relata que foi a versão 1.0 que tornou essa terminologia mais acessível e aplicável. Nesse momento, a CIPE adota o modelo dos 7 eixos (foco, julgamento, meios, ação, tempo, localização e cliente) tornando a estrutura mais simplificada livre de redundâncias e possibilitando a combinação de vocábulos e assim facilitando a composição das afirmativas de diagnóstico, intervenções e resultados de enfermagem.

    As versões seguintes seguiram o mesmo modelo dos 7 eixos. No momento a CIPE já está na sua 5ª versão, após a versão 1.0. Para se ter ciência da evolução das versões, a versão 1.0 de 2005 possuía 1994 conceitos e recentemente alcançou 4.212 conceitos na versão de 2015 (GARCIA, 2016).

     

     

    Referencia:Garcia, 2015, p. 25.

    Fonte: http://cipeonline.com.br/site/cipe-2/

  • a) se destina, exclusivamente, à elaboração de diagnósticos de enfermagem para uso no âmbito da saúde coletiva.

    b) correta

    c) para criar enunciados de diagnósticos de enfermagem e resultados de enfermagem, devem ser incluídos, obrigatoriamente, um termo do eixo foco e um termo do eixo ação, complementados, se necessário, por termos de outros eixos.

    para criar enunciados de diagnósticos de enfermagem e resultados de enfermagem, devem ser incluídos, obrigatoriamente, um termo do eixo foco e um termo do eixo julgamento

    para criar intervenções enfermagem, devem ser incluídos, obrigatoriamente, um termo do eixo foco e um termo do eixo ação.

    d) o eixo foco compreende a área de atuação relevante de enfermagem, ponto central do diagnóstico, aquilo que te levou ao diagnóstico.

  • Construindo Diagnósticos e Resultados de enfermagem a partir da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem: uma outra situação uma afirmativa diagnóstica será construída a partir da ligação de dois eixos. Sendo eixos obrigatórios para as afirmativas de Diagnósticos de Enfermagem o eixo foco + eixo julgamento, podendo ser acrescido por qualquer outro eixo, exceto o eixo ação.

    EIXO FOCO: ÁREA DE ATENÇÃO RELEVANTE PARA ENFERMAGEM(POR EXEMPLO: DOR, SEM ABRIGO, ELIMINAÇÃO, ESPERANÇA DE VIDA, CONHECIMENTO)

    EIXO CLIENTE: SUJEITO A QUEM O DIAGNÓSTICO SE REFERE E QUE É O BENEFICIÁRIO DA INTERVENÇÃO.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®).

    A) Incorreto. Se destina à elaboração de diagnósticos de enfermagem para uso no âmbito da saúde. E não exclusivamente à coletiva.

    B) Correto. Consiste em uma classificação multiaxial constituída por sete eixos, a saber: foco, juízo/julgamento, meios/recursos, ação, tempo, localização e cliente/paciente.

    C) Incorreto. Para criar resultados de enfermagem são usados os enunciados da NOC.

    D) Incorreto. Sua utilização não é válida somente se realizada de modo combinado com a Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC).  Pode ser usada separadamente.

    E) Incorreto. O eixo portador compreende o sujeito a quem o diagnóstico se refere e que é o beneficiário de uma intervenção de enfermagem.


     

    Resposta do Professor: B.

  • DIAGNÓSTICO: FOCO + JULGAMENTO (no mínimo);

    NÃO DEVE INCLUIR NO DIAGNÓSTICO:

    MEIO

    AÇÃO