SóProvas


ID
2903266
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A coordenação de saúde decidiu utilizar o método “planejamento estratégico situacional” como instrumento para o planejamento e gestão dos ambulatórios de saúde. Atualmente, os participantes estão trabalhando na implementação das ações propostas para a resolução dos problemas priorizados, incluindo o cronograma e os recursos necessários, entre outros itens. Considerando as etapas que compõem o método, o grupo está vivenciando o momento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

    De acordo com o Planejamento Estratégico Situacional.CCDD – Centro de Criação e Desenvolvimento Dialógico

     

     

     

    Uribe Rivera (et al., 1992) apresenta os 4 (quatro) momentos do PES: Momento Explicativo, Momento Normativo, Momento Estratégico e Momento Tático-Operacional.

     

     

    O momento explicativo propõe estratégias para identificar, escrever e explicar os problemas, considerando informações objetivas como dados quantitativos, normas e rotinas, mas também informações subjetivas como a percepção dos diversos atores sobre os problemas analisados.

     

    O momento normativo: “propõe a definição de objetivos e resultados a alcançar, bem como a previsão de estratégias e ações necessárias para seu alcance.

     

    Sobre o momento estratégico, Kleba comenta: “O momento estratégico enfatiza a importância de analisar recursos econômicos, administrativos e políticos, necessários e/ou disponíveis.

    A partir dos objetivos traçados, devem ser previstos projetos de intervenção, estabelecendo sua sequência temporal, bem como os efeitos esperados.

     

    O próximo momento, o tático-operacional, segundo Teixeira (apud KLEBA, et al., 2011): “prevê a programação da implementação das propostas, incluindo cronograma, recursos, atores responsáveis e participantes na execução.

  • ▪ Momento Explicativo - Fase da identificação, seleção e priorização dos problemas estratégicos, bem como o debate sobre as causas, sintomas e efeitos. Seria o momento de “o que é”.

    ▪ Momento Normativo - A hora de definir as propostas do plano para enfrentar o problema.  Seria o momento de “o que deve ser”.

    ▪ Momento Estratégico - Fase do desenho da estratégia, com uma análise da viabilidade política do plano e das estratégias. Seria o momento de “o que pode ser”.

    ▪ Momento Tático-operacional - Momento do fazer, da ação, de finalmente agir sobre a realidade concreta. Seria o momento de “fazer”.

    Fonte: Material do Estratégia - Rodrigo Rennó

  • RESUMO.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Trabalho e o “planejamento estratégico situacional".

    Esse é composto por 4 etapas:

    - Explicativo (Letra B):  Momento em que o gestor, deve elencar problemas, priorizá-los e descrevê-los.

    - Normativo (Letra C): deve-se estudar o que aconteceria com o plano de ação caso as condições fossem as ideais.

    - Estratégico (Letra E): deve elencar todas as adversidades daquele plano.

    - Tático-operacional (Letra A): momento da execução do plano = na situação descrita os participantes estão trabalhando na implementação das ações propostas para a resolução dos problemas priorizados, incluindo o cronograma e os recursos necessários, entre outros itens.


    D) Incorreto. Não há a etapa cooperativo.



    Resposta do Professor: A.




  • E - explicativo - explicar a realidade

    N - normativo - conhecer o plano

    E - estratégico - tornar viável

    T - tático op - implementar