Gabarito: Letra A.
De acordo com o Planejamento Estratégico Situacional.CCDD – Centro de Criação e Desenvolvimento Dialógico
Uribe Rivera (et al., 1992) apresenta os 4 (quatro) momentos do PES: Momento Explicativo, Momento Normativo, Momento Estratégico e Momento Tático-Operacional.
O momento explicativo propõe estratégias para identificar, escrever e explicar os problemas, considerando informações objetivas como dados quantitativos, normas e rotinas, mas também informações subjetivas como a percepção dos diversos atores sobre os problemas analisados.
O momento normativo: “propõe a definição de objetivos e resultados a alcançar, bem como a previsão de estratégias e ações necessárias para seu alcance.
Sobre o momento estratégico, Kleba comenta: “O momento estratégico enfatiza a importância de analisar recursos econômicos, administrativos e políticos, necessários e/ou disponíveis.
A partir dos objetivos traçados, devem ser previstos projetos de intervenção, estabelecendo sua sequência temporal, bem como os efeitos esperados.
O próximo momento, o tático-operacional, segundo Teixeira (apud KLEBA, et al., 2011): “prevê a programação da implementação das propostas, incluindo cronograma, recursos, atores responsáveis e participantes na execução.
▪ Momento Explicativo - Fase da identificação, seleção e priorização dos problemas estratégicos, bem como o debate sobre as causas, sintomas e efeitos. Seria o momento de “o que é”.
▪ Momento Normativo - A hora de definir as propostas do plano para enfrentar o problema. Seria o momento de “o que deve ser”.
▪ Momento Estratégico - Fase do desenho da estratégia, com uma análise da viabilidade política do plano e das estratégias. Seria o momento de “o que pode ser”.
▪ Momento Tático-operacional - Momento do fazer, da ação, de finalmente agir sobre a realidade concreta. Seria o momento de “fazer”.
Fonte: Material do Estratégia - Rodrigo Rennó