SóProvas


ID
2903335
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao orientar um indivíduo com histórico de eliminação urinária de cálculos de oxalato, o enfermeiro deve enfatizar que para prevenir sua formação, torna-se importante

Alternativas
Comentários
  • B

  • Alguns alimentos ricos em oxalatos de origem vegetal são o espinafre, a beterraba, o quiabo ou o cacau em pó, por exemplo.

    Os oxalatos são substâncias encontradas em alguns alimentos que facilitam a formação de pedra nos rins. Por isso, evitar os alimentos ricos em oxalatos é importante para prevenir o aparecimento de pedra nos rins, que provoca sintomas como dor intensa nas costas e dor ao urinar, por exemplo.

  • Complementando o que o colega disse: O paciente com urolitíase ou nefrolitíase (cálculos) deve ter uma dieta hipoproteica; o ácido úrico, é resultado do metabolismo das proteínas, e tb é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de cálculos renais. Segundo Brunner e Suddarth (2011) os fatores de risco para cálculos são: - Oxalato de cálcio - Fosfato de cálcio - Ácido úrico Bons estudos
  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre doenças renais.

    A eliminação urinária de cálculos de oxalato é uma complicação comum. Na maioria dos casos, o cálculo renal é provocado por distúrbios metabólicos como a hipercalciúria, que leva ao excesso de cálcio na urina, a hiperuricosúria, excesso de ácido úrico, a hipocitratúria, diminuição do citrato, que impede que os cristais se agreguem levando à sua precipitação, e a hiperoxalúria, excesso de oxalato de cálcio, nessa ordem. O enfermeiro deve enfatizar que para prevenir sua formação, torna-se importante que a pessoa cuide da quantidade de água ingerida diariamente, preferencialmente de oito a dez copos (2 litros) por dia para manter a urina diluída (letra B).


    A) INCORRETO. Consumir uma dieta rica em proteínas é prejudicial para lesão renal com perda de filtração, mas não interfere na formação de cálculos.

    B) CORRETO. A ingestão de água faz diferença. Pode ser água, suco, sopa, chá", diz.


    C) INCORRETO. O uso de chá é permitido mas não deve ser preferência à ingestão em comparação á água

    D) INCORRETO. Introduzir na dieta o consumo de alimentos como o espinafre, morango, amendoim e farelo de trigo, entre outros, porque eles DIFICULTAM a excreção de oxalatos na urina.

    E) INCORRETO. Evitar consumir alimentos ricos em cálcio, tais como leite e queijos brancos não interfere pois o problema é um defeito do rim, não tem relação com dieta. Há trabalhos mostrando que tomar leite e derivados ou evitá-los não modifica muito a história de cálculo renal.

    Resposta do Professor: B.