SóProvas


ID
2903407
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira (29 de outubro) que não buscará um quinto mandato na chefia de governo em 2021 e que deixará a liderança da União dos Democratas Cristãos (CDU) no fim de 2018. “É hora de dar início a um novo capítulo”, afirmou à imprensa, na saída de uma reunião com correligionários, acrescentando que a mudança traz mais oportunidades do que riscos. “Em 2021, não voltarei a disputar a chancelaria nem uma cadeira no Parlamento. E não concorrerei mais a cargos políticos.”

(Folha de S.Paulo, 29 out.18. Disponível em: <https://goo.gl/MVBW7d>. Adaptado)


Entre as razões para as afirmações de Merkel, é correto identificar

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    É só abrir o link da reportagem.

    Não deu pra copiar aqui porque o site da Folha não permite.

    Basicamente, o grupo Político da Merkel está perdendo forças devido a resultados desfavoráveis em eleições regionais. Além disso, o partido "Alternativa para a Alemanha (AfD)", de direita, que é o principal opositor do CDU, está crescendo e alcançando mais cargos no Legislativo do país.

    Bons estudos!

  • Entre as razões para as afirmações de Merkel a respeito do fim de sua vida política, ela destacou a perda progressiva de apoio e credibilidade para o seu grupo político, a União dos Democratas Cristãos (CDU).

    O projeto de integração econômica europeia de Merkel não fracassou, assim como não houve aumento significativo do desemprego na Alemanha e não há uma política de criminalização da imigração. A Alemanha é um dos países europeus mais receptivos à imigração.

    A União Europeia não manifestou interesse, nem participou em conjunto na guerra civil da Síria. França, Reino Unido e a própria Alemanha tiveram participações direta ou indireta no conflito, mas não como União Europeia.

    (Folha de S.Paulo, 29 out.18)

    Crédito: Comentário do Estrategia Concursos

  • Ela liberou geral a imigração, o que foi um dos principais motivos da sua perda de credibilidade e popularidade política, fazendo com que seus principais rivais ganhassem mais espaço (inclusive em muitas vezes superando-a) no cenário político.

  • gente, esse professor é o otto

  • Essa senhora biruta condenou a Alemanha ao permitir a entrade de 1 milhão de imigrantes muçulmanos. Em 20 ou 30 anos a Alemanha será um Khalifado... quem viver, verá!

  • Angela Merkel vê na crescente perda de apoio e credibilidade do seu grupo político, a União dos Democratas Cristãos (CDU), uma das razões para encerrar a sua carreira política. Ou seja, gabarito letra C.

    Em relação aos outros itens, podemos dizer que o projeto de integração econômica europeia não fracassou. O Brexit, que ainda está em andamento, não é suficiente por si só para dizer que houve fracasso da integração europeia. Não houve também aumento significativo do desemprego na Alemanha, bem como não existe uma política de criminalização da imigração, tendo em vista que a Alemanha é um país relativamente aberto para imigrantes. Outro ponto, a União Europeia não participou em conjunto na guerra civil da Síria – apenas alguns países do bloco, como França, Reino Unido e a Alemanha, tiveram participações (direta ou indireta) no conflito.

    Resposta: C