SóProvas


ID
2903413
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

TRECHO I

O presidente ordenou a prisão do comandante do Exército por 30 dias, após este se pronunciar publicamente contra um projeto de lei impulsionado pelo governo. O comandante se manifestou contra uma reforma do sistema de pensões militares e uma nova lei orgânica para as Forças Armadas. A detenção conta a partir de segunda-feira (17 de setembro).

(Folha de S.Paulo, 13 set.18. Disponível em: <https://goo.gl/nYDtcf>. Adaptado)

TRECHO II

O Exército destituiu nesta semana o diretor da Escola Militar por permitir, em um ato da instituição, uma homenagem a um condenado por crimes cometidos durante a ditadura.

(Exame, 16 out.18. Disponível em: <https://goo.gl/dDUrrB>. Adaptado)


Os trechos I e II abordam, respectivamente, situações vividas

Alternativas
Comentários
  • (C)

     O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez comentou a prisão do comandante em chefe do exército uruguaio nesta quarta-feira.


    Chile: Exército destitui diretor da Escola Militar por tributo a ditadura.


    #FAVOR MANTER A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

  • Ajuda pra pensar questões do tipo:

    Países que apoiam o regime ditatorial de Maduro na Venezuela - Em geral todos com regimes políticos de esquerda:

  • B. Billi - Rumo.a.20.Mil.Questões!!!

    Isso não ajudou em nada a resolver essa questão.

  • Gente que questãozinha é essa..

  • GABARITO C

    "O primeiro fato ocorreu no Uruguai. O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, ordenou a prisão do comandante do Exército, Guido Manini Ríos, por 30 dias, após este se pronunciar publicamente contra um projeto de lei impulsionado pelo governo.

    O segundo fato ocorreu no Chile. O Exército do país destituiu o diretor da Escola Militar, coronel Germán Villaroel Opazo, por permitir em um ato da instituição uma homenagem a Miguel Krassnoff, condenado por crimes cometidos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990)." Prof. Leandro Signori

    Fonte:https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-tj-sp-atualidades-medico-enfermeiro-e-administrador/

  • Essa é HARD.

  • Eu não tinha a menor ideia....

  • acertei porque lembrei do Pinochet no chile

  • Também acertei por que lembrei da ditadura de Pinoche

  • O trecho I relaciona-se a fato ocorrido no Uruguai, onde o presidente do país, Tabaré Vázquez, ordenou a prisão do comandante do Exército, Guido Manini Ríos, por 30 dias, após este se pronunciar publicamente contra um projeto de lei impulsionado pelo governo (reforma do sistema de pensões militares e uma nova lei orgânica para as Forças Armadas).

    O trecho II relaciona-se a fato ocorrido no Chile, onde o Exército do país destituiu o diretor da Escola Militar, Coronel Germán Villaroel Opazo, por permitir em um ato da instituição uma homenagem a Miguel Krassnoff, condenado por crimes cometidos durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

    Gabarito: C