SóProvas


ID
2903896
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Estoque de contingência é o estoque

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    Estoque de Contingência é o tipo de estoque que é utilizado para cobrir potenciais falhas no sistema de estoque, evitando assim que o cliente fique sem o item desejado. Normalmente, em períodos de maior venda são mantidos os estoques de contingência.

     

     

    Enap

  • Também chamado de estoque mínimo ou de segurança.

  • Vulgarmente conhecido pelos almoxarifados como ESTOQUE MÍNIMO.

  • Pessoal, em três sites de logística que consultei, Estoque de Contigência tem conceituação diferente de Estoque Mínimo.

    Estoque de Contigência: Este tipo de estoque é utilizado para cobrir potenciais falha no sistema de estoque, evitando assim que o cliente fique sem o item desejado. Normalmente, em períodos de maior venda são mantidos os estoques de contingência.

    Estoque Mínimo: Refere-se à menor quantidade de um item dentro do estoque. Normalmente o estoque mínimo é utilizado para prevenir eventualidades que prejudiquem as vendas.

  • Gab letra A: de produtos que não tiveram saída em determinado período.

    É o minimo necessário para não faltar produtos.

  • Gab. Letra B.

    de produtos que não tiveram saída em determinado período.

    É o minimo necessário para não faltar produtos.

    Também chamado de estoque mínimo.

  • A reserva de contingência, que de acordo com a definição oficial contida nos manuais de orçamento federal, é uma dotação global, [...], cujos recursos são utilizados para atender passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos

  • Quem resolveu com base na teoria contingencial, ou ainda, behaviorista hehehe

  • Bastava saber o significado de Contingência

  • Lembrei dos contingenciamentos do governo atual.

  • A alternativa A está incorreta. O estoque de contingência não tem relação com a saída dos produtos ao longo de qualquer período. 

    A alternativa B está correta e é o gabarito da questão. O estoque de contingência, de segurança ou mínimo é o "seguro" que tem a organização para reduzir as chances de que alterações nas variáveis de demanda e entrega de fornecedores afetem a produção da organização.

    A alternativa C está incorreta. O estoque de contingência também não tem relação com o estágio de produção em que se encontram os produtos.

    A alternativa D está incorreta. O estoque de contingência não se refere a produtos em trânsito, mas sim a material que será empregado no processo de transformação.

    A alternativa E está incorreta. O estoque de contingência não se refere a quantidade máxima de produtos, mas sim a um volume mínimo que traga segurança à organização em relação às variações de demanda ou do processo de entrega de seus fornecedores.  

    Estratégia C.

  • Gabarito B

    Contingência

    • Algo incerto. Possibilidade de que algo se realize ou não. Imprevisto.
  • NÃO É ESTOQUE MÍNIMO. É PARA EVENTUAIS FALHAS.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os diversos tipos de estoques. No caso em apreço, precisamos marcar a alternativa que apresenta corretamente um conceito do estoque de contingência. Vamos lá.

    Antes de analisar as alternativas, por que não entender o que significa contingência?

    Para o Oxford languages, contingência é:

    substantivo feminino

    1. caráter do que é contingente.
    2. possibilidade de que alguma coisa aconteça ou não.

    POR EXTENSÃO

    1. fato imprevisível ou fortuito que escapa ao controle; eventualidade

    Saber o conceito já nos ajuda a entender o que não é contingência, certo?

    Deixemos de enrolação e vamos às alternativas.

    A - incorreta. Estoque inativo: é aquele constituído de produtos que não tiveram saída em determinado período. É por essa razão que a organização corre o risco dos materiais desse estoque ficarem obsoletos, dando, portanto, prejuízo.

    B - correta. O estoque de contingência é aquele que é mantido para suprir prováveis situações não previstas no sistema. O objetivo é justamente não ser surpreendido por um fator que impeça que os clientes fiquem sem o material desejado.

    Quando manter esses estoques? Bem, seguindo a lógica da coisa, jamais quando as vendas estiverem ruins. Vamos a um exemplo para facilitar a compreensão.

    1) No mês de abril temos um grande evento para o sistema comercial, a páscoa. Se você for uma pessoa bem antenada, sabe muito bem que é o mês do chocolate também. Agora faça o seguinte quadro mental: se você sabe que no mês de abril a procura por chocolate aumenta, será que não é possível pensar em manter um estoque contingencial, para que você não corra o risco de dizer para seus clientes que não há mais chocolates no estoque, que será impossível atender à demanda do período?

    É claro que a situação acima foi simplificada demais, isso apenas para facilitar a compreensão. O ponto é, o estoque contingencial é mais adequado para períodos de maior demanda de determinados produtos.

    C - incorreta. Estoque de produtos em processo: corresponde ao estoque em que todos os itens já fazem parte do sistema produtivo, mas ainda não dão produtos acabados. São aqueles que começaram a sofrer alterações, encontram-se pendentes justamente por ainda não constituírem o produto final.

    D - incorreta. Estoque em trânsito: corresponde aos itens que já despachados de uma unidade fabril para outra, no geral da mesma empresa, e que ainda não chegaram no seu destino final.

    E - incorreta. Estoque Máximo: o máximo de itens em almoxarifado. No sistema de reposição contínua, é igual à soma do estoque de segurança com o lote de compra.

    Podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    Oxfort Languages.

    MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.