SóProvas


ID
2904061
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Constituição Federal

    Art. 18, § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • GABARITO = C

    A Lei federal = SÓ TRATA DO TEMPO

    Lei estadual = CRIA - INCORPORA OU FUNDI MUNICÍPIOS

    Município = PLEBISCITO (previamente) antes da criação PLE- LEMBRE PREVIA (NÃO CONFUNDIR COM REFERENDO que é uma ato posterior)

    OBS: Como atualmente não existe essa LC, as leis estaduais que forem editadas criando novos Municípios serão inconstitucionais por violarem a exigência do § 4º do art. 18.

    STF. Plenário. ADI 4992/RO, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 11/9/2014 (Info 758).

  • § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • ESTADOS : art° 18 & 3°

    Requisitos -

    PLEBICITO

    ( aprovada p/ Congresso Nacional, ouvidas as respectivas assembléias Legislativas a qual fará a modificação )

    MUNICIPÍOS art 18 & 4°

    DF

  • Questão correta

    Constituição Federal

    Art. 18, § 4º A criação, organização, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações do Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • Que questão mais fraca aff, o tempo será pela lei complementar federal que disporá sobre o tempo que irá ocorrer, e a lei estadual que realmente irá determinar a criação, fusão.

  • Criação de Municípios, Estados e Territórios

    Criação De Municípios: lei complementar estadual e lei complementar federal.

    Criação De Estadoslei complementar federal.

    Criação De Territórios: lei complementar federal

    Art. 18, § 4º A criação, organização, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações do Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • Art:18 Paragrafo 4.

    A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento dos Municípios far-se-ão por ( LEI ESTADUAL)

  • Colega Ronne,

    Criação De Municípios: Lei Ordinária estadual e lei complementar federal.

  • Art. 18, § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei

  • GABARITO: C

    Art. 18, § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • GABARITO = C

    A Lei federal = SÓ TRATA DO TEMPO

    Lei estadual = CRIA - INCORPORA OU FUNDI MUNICÍPIOS

    Município = PLEBISCITO (previamente) antes da criação PLE- LEMBRE PREVIA (NÃO CONFUNDIR COM REFERENDO que é uma ato posterior)

    OBS: Como atualmente não existe essa LC, as leis estaduais que forem editadas criando novos Municípios serão inconstitucionais por violarem a exigência do § 4º do art. 18.

    STF. Plenário. ADI 4992/RO, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 11/9/2014 (Info 758).

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da organização político-administrativa do Brasil. Vejamos:

    Art. 18, CF. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    Este artigo seria o suficiente para a resolução da presente questão, porém, a fim de aprofundamento do tema, vejamos:

    Plebiscito: aqui há a convocação dos cidadãos para que, através do voto, possam decidir entre aprovar ou rejeitar uma questão relevante. Tratando-se de um mecanismo democrático de consulta popular, antes da lei ser promulgada. Exemplo: O plebiscito de 1993 que foi realizado para determinar a forma e o sistema de governo do país.

    Referendo: neste caso, por sua vez, cabe ao cidadão ratificar ou não uma determinada proposta de lei ou decisão do Estado. Tratando-se, também, de um mecanismo democrático de consulta popular, porém, aqui a decisão é posterior, e não prévia como no caso do plebiscito. Exemplo: referendo sobre a validação do artigo 35 do Estatuto do Desarmamento.

    Desta forma:

    C. CERTO. Lei Estadual.

    Gabarito: ALTERNATIVA C.