SóProvas


ID
2904289
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Estado obtém receitas de diversas fontes, tais como, da arrecadação de tributos (classificada na categoria econômica das __________) e da alienação de bens (classificada na categoria econômica das ________ ).


O Instituto Federal do Espírito Santo está diretamente subordinado ao Ministério da Educação no âmbito do Governo Federal. Este providenciará a descentralização orçamentária para aquele através de __________ para a aquisição de um imóvel em uso para a instalação de uma nova unidade do Instituto, portanto, uma __________, bem como para a compra de material de consumo de uso geral, portanto, uma ______. Para o pagamento de ambas as despesas, o Ministério providenciará uma descentralização financeira ao Instituto através de _________.


Completam de forma CORRETA as lacunas do texto na ordem prevista:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E!

     

    Receitas & Despesas todo mundo já está afiado, então vou pular essa parte e comentar das outras que apareceu na questão.

     

    A cota, o repasse e o sub-repasse são instrumentos referentes à descentralização de recursos, sendo que este envolve a parte financeira (dinheiro).

     

    Enquanto que para a parte orçamentária, os instrumentos de descentralização de créditos são destaque, provisão.

     

    Cota - transferência de recursos financeiros do órgão central de programação financeira para os órgãos setoriais.

     

    Repasse - transferência de recursos financeiros do órgão setorial de programação financeira para órgão pertencente a outro ministério.

     

    Sub-repasse - transferência de recursos financeiros do órgão setorial de programação financeira para órgão pertencente ao mesmo ministério, ou seja, órgão “subordinado”.

     

    Destaque - descentralização externa de créditos orçamentários.

     

    Provisão - descentralização interna de créditos orçamentários.