-
Na visão de um dos maiores especialistas da área, Michael Porter, as estratégias empresariais podem ser classificadas em três categorias genéricas: diferenciação, liderança do custo e foco.
Diferenciação - A estratégia da diferenciação consiste em tentar projetar uma forte identidade própria para o serviço ou produto, que o torne nitidamente distinto dos produtos e serviços concorrentes. Isso significa enfatizar uma ou mais vantagens competitivas, como qualidade, serviço, prestígio para o consumidor, estilo do produto ou aspecto das instalações
Liderança do custo – Nesse tipo de estratégia o objetivo não é diferenciar-se dos concorrentes, mas oferecer um produto ou serviço mais barato.
Foco - Consiste em selecionar um nicho no mercado e dominar os recursos para explorá-lo da melhor forma possível, em vez de procurar enfrentar todos os concorrentes no grande mercado. A estratégia, portanto, é ser o melhor e tirar o máximo proveito de mercados ou produtos/serviços selecionados de forma estreita.
FONTE: Prof. Carlos Ramos
-
Parceiros, me desculpem a expressão, mas vocês vão lembrar na hora da prova. As 3 estratégias de Porter são: LIFODI. Liderança de custos, foco e diferenciação.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
RISCOS DE CADA UMA DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER
Foco
• O diferencial de custos entre os concorrentes que atuam em todo o mercado e as empresas que adotaram focos particulares se amplia de tal modo que elimina as vantagens de custos de atender um alvo estreito ou anula a diferenciação alcançada pelo foco;
• As diferenças nos produtos ou serviços pretendidos entre o alvo estratégico e o mercado como um todo se reduzem;
• Os concorrentes encontram submercados dentro do alvo estratégico e acabam retirando o foco da estratégia.
Diferenciação
• O diferencial de custos entre os concorrentes de baixo custo e a empresa diferenciada torna-se muito grande para que a diferenciação consiga manter a lealdade à marca. Os compradores sacrificam, assim, algumas das características, serviços ou imagem da empresa diferenciada em troca de grandes economias de custos;
• A necessidade dos compradores em relação ao fator de diferenciação diminui. Isto pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados;
• A imitação reduz a diferenciação percebida, uma ocorrência comum quando o setor amadurece.
Custo
• Mudança tecnológica que anula o investimento ou o aprendizado anterior;
• Aprendizado de baixo custo por novas empresas entrantes, ou por seguidores, por meio da imitação ou a capacidade de investimento em instalações modernas;
• Incapacidade de ver a mudança necessária do produto ou no seu marketing, devido à atenção colocada no custo;
• Inflação em custos que estreitam a capacidade da empresa manter o diferencial de preço suficiente para compensar a imagem da marca do produto em relação ao preço dos concorrentes.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/estrategias-genericas/16065
-
A. Risco de Enfoque
B. Risco de Custo
C. Risco de Diferenciação
D. Risco de Diferenciação
E. Trocou "dentro" por "fora".
-
GABARITO: A
A) As diferenças nos produtos ou serviços pretendidos entre o alvo estratégico e o mercado como um todo se reduzem. (Risco de Enfoque).
B) Mudança tecnológica que anula o investimento ou o aprendizado anteriores. (Risco de Custo).
C) A necessidade dos compradores em relação ao fator diferenciação diminui. Isso pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados. (Risco de Diferenciação).
D) A imitação reduz a diferenciação percebida, uma ocorrência comum quando a indústria amadurece. (Risco de Diferenciação).
E) Os concorrentes encontram submercados fora (dentro) do alvo estratégico e desfocalizam a empresa com a estratégia do enfoque. (inversão dos termos "dentro" por "fora").
-
-
Alguém poderia dar um exemplo para o gabarito, por favor ?
Obrigado!
-
Sobre a letra E
Porque os compradores se tornarem sofisticados,provoca a queda da necessidade da diferenciação?
Parece mais o contrário,o comprador fica sofisticado então vai querer produtos mais diferenciados