SóProvas


ID
2904685
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere as assertivas sobre a inserção do Serviço Social na Educação, segundo Melo (apud Silva (Org.), 2012):


I – Efetivar a ampliação e consolidação da cidadania.

II – Posicionamento em favor da equidade e justiça social.

III – Universalidade de acesso a bens e serviços relativos aos programas e políticas no geral.

IV – Gestão democrática.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alguém identificou qual é o texto?

  • IV, I e II apenas;

  • IV, I e II apenas;

  • IV, I e II apenas, que ordem é essa???? Afffffffff

  • Angelucci e cols. (2004) investigaram quais as são as concepções de escola e de fracasso escolar que fundamentaram as teses e dissertações defendidas entre 1991 e 2002 na Faculdade de Educação e no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. O estudo dessas autoras concentrou-se em apresentar as teorias, métodos e concepções de fracasso escolar predominantes nesses trabalhos, buscando, desse modo, apreender a forma como a temática vem sendo abordada. Resumindo, de acordo com os resultados encontrados por essa pesquisa, o fracasso escolar vem sendo abordado atualmente das seguintes formas:

    (1) O fracasso escolar como problema psíquico, o que leva à culpabilização das crianças e de seus pais. O fracasso escolar é visto como o resultado de prejuízos da capacidade intelectual dos alunos, decorrentes de problemas emocionais gerados em ambientes familiares supostamente patológicos. Para essa categoria de explicação a escola é vista como um lugar harmônico, no qual cada criança encontra as condições necessárias ao seu desenvolvimento, desde que elas consigam desenvolver suas capacidades egóicas para lidar com a realidade.

     

    (2) O fracasso escolar como um problema técnico (culpabilização do professor): Para esta posição, o fracasso é fruto do efeito de técnicas de ensino inadequadas ou de sua má utilização pelos professores. As causas do fracasso escolar são desvinculadas das questões que afetam a sociedade como um todo e focalizadas somente em um determinado professor, método ou estabelecimento de ensino. Reproduz-se, também, nessa visão, uma ideologia que apresenta o professor como o salvador; como aquele que compreende e resolve as difi culdades pessoais e/ou emocionais dos alunos

     

    (3) O fracasso escolar como questão institucional, ou a lógica excludente da educação escolar. Essas pesquisas tomam a escola como instituição social que, contraditoriamente, reproduz e transforma a estrutura social. Para essas leituras, a escola está inserida em uma sociedade de classes que é regida pelos interesses do capital. Deste modo, a escola também está a serviço da produção de desigualdades e da exclusão social.

     

    (4) O fracasso escolar como questão política: cultura escolar, cultura popular e relações de poder. Essas pesquisas também compreendem a escola como uma instituição social que se insere em uma sociedade de classes; entretanto, focalizam as relações de poder que são estabelecidas no interior da instituição escolar. Um exemplo é a violência simbólica praticada pela escola ao desvalorizar ou não reconhecer os valores da cultura popular.

     

     

    FONTE : A persistência do fracasso escolar: Desigualdade e ideologia Fernando Silva Paula1 Leda Verdiani Tfouni Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil