SóProvas


ID
2904874
Banca
FEPESE
Órgão
DEINFRA - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para recebimento ou aceitação de materiais asfálticos devem-se proceder alguns ensaios no laboratório de campo para cimentos asfálticos de petróleo para cada carregamento que chegar à obra.

Dentre eles o ensaio de viscosidade a diferentes temperaturas, para o estabelecimento da curva viscosidade × temperatura, denominado: 

Alternativas
Comentários
  • NORMA DNIT 031/2004 –ES

    5.4.2 Temperatura do ligante

    A temperatura do cimento asfáltico empregado na

    mistura deve ser determinada para cada tipo de ligante,

    em função da relação temperatura-viscosidade. A

    temperatura conveniente é aquela na qual o cimento

    asfáltico apresenta uma viscosidade situada dentro da

    faixa de 75 a 150 SSF, “Saybolt-Furol” (DNER-ME 004),

    indicando-se, preferencialmente, a viscosidade de 75 a

    95 SSF. A temperatura do ligante não deve ser inferior a

    107°C nem exceder a 177°C.

  • ISC: teste de penetração para verificar as características mecânicas de um solo. O ISC é a relação, em porcentagem, entre a pressão obtida na penetração de um pistão padronizado, à velocidade de 0,05 pol/min, em um corpo-de-prova de solo preparado de modo padronizado e uma pressão tomada como padrão. As pressões padrões foram obtidas, ensaiando uma brita graduada de alta qualidade, considerada como material de referência. A pressão geralmente tomada para o cálculo do ISC é a correspondente a 0,1 pol de penetração, mas em alguns casos são usadas outras penetrações. É um método de ensaio empírico, adotado por grande parcela de órgãos rodoviários, no Brasil e no mundo. (FONTE: E-Civil).

    Saybolt-Furol: ensaio de viscosidade a diferentes temperaturas, para o estabelecimento da curva viscosidade × temperatura.

    Ponto de fulgor (de Inflamação): menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor, ou de inflamação, não é suficiente para que a combustão seja mantida.