SóProvas


ID
2904895
Banca
FEPESE
Órgão
DEINFRA - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando as especificações gerais para obras rodoviárias, o Deinfra utiliza termos cujo sentido e intenção dos mesmos devem ser interpretados da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Não existem estradas sem base. É ela que aguenta os esforços!!

  • Reforço do Subleito- construída, se necessário acima do SL inferior a SB com características superiores ao Subleito.

    Sub-base- camada complementar a base, normalmente por questões econômicas e quando não é recomendável que a base seja construída diretamente sobre a regularização ou reforço do subleito e também reduz a espessura da base

    Base- destinada a resistir aos esforços verticais

    Revestimento- camada mais nobre e destinada a resistir aos esforços horizontais.

  • VILANEZES, pode sim existir. Só não é o ideal.

  • Camadas do Pavimento:

    Seção tranversal típica de um pavimento:

    REVESTIMENTO OU CAPA DE ROLAMENTO: É a camada impermeável que recebe diretamento a ação do tráfego, resiste aos desgastes (esforços horizontais) é a camada mais nobre do pavimento.

    BASE: É a camada destinada a resistir aos esforços verticais.

    SUB-BASE: É a camada complentar a base, quando, por circunstâncias técnicas e econômicas não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização do subleito.

    REFORÇO DO SUBLEITO: Camada construída se necessário acima do subleito, o reforço do subleito é camada do pavimento, também resiste e distribui esforços verticais.

    As camadas acima são para pavimentos flexíveis

    PAVIMENTO RÍGIDO: REVESTIMENTO E BASE; SUB-BASE No pavimento rígido a camada superior absorve todos os esforços provenientes do tráfego, tanto em relação ao desgaste (esforços horizontais) quanto a distribuição dos esforços verticais de forma que funciona ao mesmo tempo como revestimento e base do pavimento.

    PAVIMENTO SEMIRRÍGIDO: REVESTIMENTO, BASE, SUB-BASE

  • Camada de rolamento: camada superior de um pavimento.

    Base: camada destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo-os ao subleito, e sobre a qual se constrói o revestimento. Esta camada pode ser constituída de brita fina, cascalho, pedra amarroada, material estabilizado, concreto asfáltico ou de cimento Portland. Substrato construído de material inorgânico não metálico, sobre o qual o revestimento é aplicado.

    Sub-base: camada complementar à base, com as mesmas funções desta, e executada quando, por razões de ordem econômica, for conveniente reduzir a espessura da base.

    Subleito: maciço teoricamente infinito que serve de fundação para um pavimento.

    Reforço do subleito: camada em geral de 20 cm de espessura, constituída de material granular grosseiros, compactada, que se aplica no caso do subleito de estradas de terra ter baixa capacidade de suporte, antes da aplicação do revestimento primário ou para criar condições para a execução de agulhamento.