SóProvas


ID
2904910
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A extração do DNA é uma etapa importante dos processos que utilizam essa molécula como prova. Atualmente, de acordo com o material a ser extraído, podem ser utilizados kits comerciais e também a combinação de reagentes em protocolos manuais. Considerando a extração que emprega o Fenol/ Clorofórmio, referente às características desse método, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Método de extração fenol-clorofórmio (extração orgânica).

    Este método gera grande quantidade de DNA ao remover proteínas e lipídios baseando-se nas diferenças de afinidade pelo solvente (fenol) que possui densidade aumentada pelo clorofórmio.

    Etapas:

    Lise de membranas e componentes proteicos por SDS e proteinase K;

    Adição de fenol-clorofórmio para promover separação das proteínas do DNA por precipitação (fenol é um solvente que possui densidade aumentada pelo clorofórmio).

    Há formação de um gradiente com camada inferior ( lipídios ), camada intermediária (proteinas) e camada superior (DNA).

    Alternativa letra B.

  • Essa questão cita a extração do DNA como etapa importante para utilização como prova em processos, e cita que podem ser utilizadas combinações de reagentes além dos kits comerciais. A questão pede a alternativa correta sobre as características do método de extração por fenol/clorofórmio. A extração de DNA pode ser realizada através de métodos variados, e basicamente possui duas etapas: a lise e a purificação do DNA. A lise rompe as membranas celulares liberando o conteúdo das células e a purificação separa os DNA das organelas e compostos utilizados no processo. Na extração com fenol/clorofórmio, ocorre a lise das membranas celulares, a desnaturação das proteínas com fenol e clorofórmio com a utilização da proteinase K e posterior precipitação do DNA liberado com adição de álcool etílico ou isopropanol. (Silva, Angélica O. Avaliação de protocolos de extração e purificação de dna Alvo da reação em cadeia da polimerase na detecção de Leishmania (Viannia) spp. Fundação Oswaldo Cruz. Centro De Pesquisas Aggeu Magalhães. Dissertação. Recife, 2017. Disponível em https://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2017silva-ao.pdf. Acesso em junho de 2021)




    Fonte da imagem: site ppg.qui.ufmg.br
     

    Considerando a extração que emprega o Fenol/ Clorofórmio, referente às características desse método, assinale a alternativa correta.

    A) Tem níveis baixos de toxicidade dos reagentes e alto custo por reação, comparado a outras técnicas de extração. Esse método tem baixo custo por reação, sendo amplamente utilizado em reações de extração de DNA. Incorreta.


    B) Lise celular e remoção de resíduos de proteínas por precipitação são etapas dessa extração. A lise celular é a primeira etapa dessa extração, e a precipitação a última. CORRETA.

    C) Utiliza o etanol para promover a lise celular e desnaturação das proteínas. O etanol não é utilizado na lise celular, e a desnaturação das proteínas ocorre com a utilização do fenol e clorofórmio. Incorreta.

    D) Utiliza a proteinase K para a precipitação do DNA. A proteinase K é utilizada antes da etapa de precipitação, na desnaturação das proteínas e lise celular. Incorreta.

    E) Ocorre obtenção rápida do DNA, mas com baixo grau de pureza. A obtenção do DNA ocorre com alto grau de pureza. Incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Para quem gosta de comentários englobando todas as alternativas (como eu), vamos lá:

    A) Tem níveis baixos de toxicidade dos reagentes e alto custo por reação, comparado a outras técnicas de extração.

    • Na verdade é uma desvantagem do método utilizar reagentes tóxicos, além disso, possui baixo custo.
    • Outras obs.: é um método demorado, sujeito a contaminação e troca de amostras, não permite automação e produz grande quantidade de DNA, mas de baixa pureza.

    B) Lise celular e remoção de resíduos de proteínas por precipitação são etapas dessa extração.

    • Como a colega Meclycia já pontuou, são etapas da extração.

    C) Utiliza o etanol para promover a lise celular e desnaturação das proteínas.

    • Na verdade é utilizado SDS e proteinase K para isso. O etanol pode sim ser utilizado, mas com o objetivo de reduzir as espumas produzidas e na precipitação da amostra.

    D) Utiliza a proteinase K para a precipitação do DNA.

    • Na verdade é utilizado o etanol, a proteinase K tem como função romper ligações peptídicas.

    E) Ocorre obtenção rápida do DNA, mas com baixo grau de pureza.

    • Dentre outras desvantagens do método, temos: a demora na obtenção e o baixo grau de pureza

    FONTE: Material de Apoio - Extração do DNA - MAPA Concursos