SóProvas


ID
2904940
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os Lisossomos são estruturas que

Alternativas
Comentários
  • Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi . Funções dos lisossomos: - Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; - Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. Este processo é conhecido como autofagia.

    A organela responsável pela síntese de proteínas é o ribossomo. O retículo endoplasmático rugoso (RER), também chamado de ergastoplasma, possui inúmeros ribossomos aderidos às suas membranas, o que lhe confere um aspecto enrugado. Esses ribossomos produzem proteínas que são envolvidas por membranas, formando “pacotes” cheios de proteínas que são enviadas para o complexo de golgi para serem mandadas para os locais, dentro e fora da célula, que necessitam delas. Logo o RER realizam a síntese e o transporte de proteínas.

    Peroxissomos: possuem enzimas que transferem hidrogênio para o oxigênio formando o peróxido de hidrogênio como subproduto que posteriormente será transformado em água. Essa transferência de hidrogênio tem como principal objetivo quebrar ácidos em moléculas menores entrando assim nas mitocôndrias onde produzirão parte da energia necessária à célula. Os peroxissomos encontrados no fígado são os principais responsáveis pela desintoxicação do álcool.

  • A) ERRADO - têm suas origem no complexo golgiense

    B) ERRADO - Retículo endoplasmático granuloso

    C) ERRADO- Retículo endoplasmático granuloso

    D) ERRADO- Peroxissomos

    E) CORRETO

  • A) têm a sua origem no retículo endoplasmático rugoso. Complexo Golgiense

    B) realizam a síntese e o transporte de proteínas. O REG tem essa função

    C) possuem ribossomos aderidos a sua superfície. REG possui ribossomos ligados aos seus sítios

    D) sintetizam peróxido de hidrogênio. Peroxissomo sintetiza peróxido de hidrogênio

    Gabarito: E

  • Essa questão fala de uma estrutura chamada lisossomo, que está presente no interior de determinadas células. Essas estruturas apresentam algumas funções, e pede-se qual das alternativas está correta quanto à função que os lisossomos realizam. As células realizam todas as operações fundamentais à sobrevivência de um organismo. As células procarióticas são primitivas, de estrutura simples, sem núcleo separado e com o DNA solto no citoplasma. Elas apresentam apenas uma organela, o ribossomo. As células eucarióticas são mais complexas, possuem diversas organelas no citoplasma e o material genético envolvido por uma membrana e separado em um núcleo. As principais organelas presentes no citoplasma são:

    • ribossomos - responsáveis pela síntese de proteínas por meio da união de aminoácidos.

    • complexo de Golgi - responsável pelo processamento, empacotamento e armazenamento de substâncias secretadas pela célula (proteínas, glicoproteínas e polissacarídeos) em vesículas.

    • mitocôndria - responsável pela respiração celular e fornecimento de energia. Possui DNA mitocondrial.

    • retículo endoplasmático liso - estrutura de canais sem ribossomos que se espalham pelo citoplasma e sintetizam diversos tipos de lipídeos e esteróis.

    • retículo endoplasmático rugoso - estrutura responsável pelo transporte das proteínas sintetizadas pelos ribossomos.
    • lisossomos - vesículas que fazem a digestão e limpeza celular com enzimas digestivas que se originaram das vesículas do complexo golgiense.


    • centríolos - responsáveis por formar cílios e flagelos, também participam da divisão celular com o fuso mitótico. 

    • peroxissoma – pequenas vesículas que iniciam a oxidação de lipídeos e oxidam moléculas tóxicas, formando água oxigenada ou peróxido de hidrogênio. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



    Fonte da imagem: site sobiologia.com.br


    Os lisossomos:


    A) têm a sua origem no retículo endoplasmático rugoso. Essas estruturas se originam a partir das vesículas do Complexo de Golgi, e não do retículo endoplasmático. Incorreta.

    B) realizam a síntese e o transporte de proteínas.
    As estruturas responsáveis pela síntese de proteínas são os ribossomos, e o retículo endoplasmático rugoso é o responsável pelo transporte dessas proteínas sintetizadas, os lisossomos não participam desse processo. Incorreta.

    C) possuem ribossomos aderidos a sua superfície. 
    A estrutura que possui ribossomos aderidos é o retículo endoplasmático rugoso, e não os lisossomos. Incorreta.

    D) sintetizam peróxido de hidrogênio.
    A única estrutura capaz de sintetizar peróxido de hidrogênio é o peroxissoma, vesículas presentes em todas as células eucarióticas. Incorreta.

    E) contêm lisoenzimas e enzimas que atuam em processos de degradação.
    Os lisossomos possuem enzimas digestivas que são capazes de capturar e degradar (liso_) pequenos fragmentos de matéria orgânica. CORRETA.

    Gabarito do Professor: Letra E.