SóProvas


ID
2905054
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema do grupo sanguíneo ABO é o mais importante na medicina transfusional. Sobre esse sistema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    A) ERRADO -

    O gene ABO codifica as glicosiltransferases responsáveis pela transferência dos resíduos específicos de açúcar, GalNaca1-3 e Gala 1-3, ao substrato H e os convertem ao antígeno A ou B respectivamente. 

    b) ERRADO

    A expressão dos alelos do gene ABO depende da ação de outro gene, o gene H, localizado no cromossomo 19 que apresenta 2 alelos: H e h .

  • Gabarito-Letra E

    Na letra B, o lócus ABO está localizado no cromossomo 9.

    Obs.: o Gene H no cromossomo 19 irá produzir o antígeno H, substrato básico p/ ação das glicosiltransferases.

    Na letra A, os produtos primários do sistema ABO são as glicosiltransferases, enzimas responsáveis pela transferência de resíduos de açúcar ao antígeno H.

    A adição de N-acetil-D-galactosamina ao H = Antígeno A.

    A adição de D-Galactose ao H = Antígeno B.

    Apenas o antígeno H (sem resíduos de açúcar) = Antígeno O

    Obs.: como o alelo O possui uma mutação que elimina a atividade transferase, nenhuma modificação no antígeno H ocorre.

    Portanto, os antígenos ABO são produtos secundários do sistema ABO.

    Na letra C, há outros sistemas associados como o Rh, sendo também muito importante na medicina transfusional.

    Na letra D, segundo pesquisa feita com a população brasileira, os grupos mais comuns são o O e o A, que abrangem 87% da população. O B responde por 10% e o AB, por apenas 3%. Portanto,o grupo AB é o menos frequente.

    Fonte: Quase 90% da população brasileira tem sangue dos tipos A ou O (Hemoterapeuta Cyntia Arrais e consultor Caio Rosenthal).

  • Os grupos mais comuns são o "O" e o "A" no Brasil sendo no tipo "O" comumente o mais frequente no mundo. Alguém pode explicar porque a alternativa "E" está correta?

  • A questão cita o grupo sanguíneo ABO como o mais importante na medicina de transfusão de sangue e pede qual alternativa está correta em relação a esse sistema. Existem quatro grupos sanguíneos (hemácias) do sistema ABO: A, B, AB e O, que se relacionam com a presença de certos antígenos na membrana dos glóbulos vermelhos. O alelo do grupo A ou IA determina a formação do aglutinogênio (antígeno) A; o alelo do grupo B ou IB determina a formação do aglutinogênio (antígeno) B; o alelo O ou i, não forma aglutinogênio. Os alelos IA e IB são dominantes em relação a i, então pessoas de genótipo IAIA e IAi apresentam aglutinogênio A e pessoas de genótipo IBIB e IBi apresentam aglutinogênio B. Entre os alelos IA e IB há codominância, aparecendo os dois aglutinogênios A e B. São também encontrados nas hemácias os anticorpos chamados de aglutininas, que impedem hemácias ou outros organismos de se espalharem no organismo. O grupo A produz aglutinina anti-B; o grupo B produz aglutinina anti-A; o grupo O produz aglutininas anti-A e anti-B e o grupo AB não forma aglutinina. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Batissoco, Ana Carla; Novaretti, Marcia Cristina Zago.
    Aspectos moleculares do Sistema Sanguíneo ABO. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 25 (1) • Mar 2003. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1516-84842003000100008. Acesso em junho de 2021)

     

    Fonte da imagem: site mdsaude.com


    É correto afirmar que

    A) os antígenos ABO são produtos diretos do gene ABO. O gene ABO codifica as glicosiltransferases que são responsáveis por transferir resíduos específicos de açúcar, GalNaca1-3 e Gala 1-3, ao substrato H e os converter ao antígeno A ou B respectivamente. São produtos indiretos do gene ABO apenas os antígenos A e B, pois os eritrócitos de O não aglutinam na presença do soros anti-A, anti-B e anti-AB. Incorreta.


    B) o gene ABO está localizado no cromossomo 12. Esse gene ABO está localizado e é controlado por três alelos no par do cromossomo 9. Incorreta.

    C) não possui outros sistemas associados. O sistema ABO possui o sistema Rh que analisa presença ou ausência do fator Rh, além e outro sistema sanguíneo chamado MN, que testa a aglutinação do sangue. Incorreta.

    D) o subgrupo cisAB constitui um fenótipo muito comum responsável pela expressão conjunta de A e B nas hemácias. O grupo AB é o menos frequente na população, resultando em um fenótipo pouco comum de expressão conjunta de A e B. Incorreta.


    E) os subgrupos mais comuns do sistema ABO são o A e o B. De acordo com pesquisas realizadas até hoje, os subgrupos mais comuns do sistema ABO são o A e O, o subgrupo B aparece como terceiro mais comum, tanto no mundo quanto apenas no Brasil. Incorreta. (Rossini, Maria Clara. Tipo sanguíneo pode influenciar a resposta imunológica ao coronavírus. 2020. Disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/tipo-sanguineo-.... Acesso em junho de 2021)


    Gabarito do Professor: Sem resposta correta, em divergência com o gabarito oficial divulgado pela banca organizadora.
    Gabarito da Banca: Letra E.