SóProvas


ID
2905087
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação às diferenças estruturais entre procariotos e eucariotos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Os genes de eucariotos são tipicamente interrompidos por íntrons.

  • O gabarito está errado: As células procariontes não apresentam também citoesqueleto, uma espécie de rede formada por filamentos proteicos. 

    Fonte:

  • Gabarito D. Porém alternativa E duvidosa: A maioria dos autores considera que citoesqueleto é exclusivo de célula eucariótica; ainda, que ele pode ter sido essencial para o sucesso evolutivo de eucariotos.

    Sim, procariotos possuem proteínas homólogas a actina e tubulina (MreB e FtsZ), mas daí a ser conceitualmente chamado de citoesqueleto, me faltaram referências! Se alguém tiver, comente.

    Consultei Madigan et al (Microbiologia de Brock) e Alberts et al. (Biologia Molecular da Célula).

  • A questão fala sobre seres procariotos e eucariotos, e pede a alternativa correta em relação às diferenças estruturais entre eles. As células procarióticas foram as primeiras a surgir com uma estrutura muito simples, sem núcleo separado e com o DNA solto no citoplasma, apresentando apenas o ribossomo como organela e a membrana plasmática. As células eucarióticas são mais complexas, apresentando diversas organelas no citoplasma e o material genético envolvido por uma membrana e separado em um núcleo. Uma importante diferença estrutural entre essas células é o fato do RNAm de bactérias (procariontes) codificar várias proteínas (policistrônico), enquanto o RNAm de eucariontes, na maioria dos casos, codifica apenas uma cadeia polipeptídica (monocistrônico). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site edisciplinas.usp.br


    Assinale a alternativa correta.


    A) Procariontes não possuem membrana celularOs seres procariontes também apresentam membrana plasmática que envolve a célula e controla a passagem de substâncias. Incorreta.


    B) Mitocôndrias apresentam um genoma próprio enquanto os plasmídeos não. As mitocôndrias possuem um genoma próprio, diferente do material genético da célula, e os plasmídeos também apresentam DNA próprio, com genes que podem estar relacionados à resistência de antibióticos. Incorreta.

    C) O vacúolo central está presente em células procariontes e eucariontes. Os vacúolos são organelas que se originam do retículo endoplasmático e do complexo de Golgi, estando presente apenas em células eucariontes. Incorreta.

    D) Os genes de eucariotos são tipicamente interrompidos por íntrons. Os íntrons são sequências não codificantes na molécula de DNA, quando ela está formando um aminoácido e interrompem os genes de eucariotos na produção da proteína. CORRETA.

    E) Células procarióticas e eucarióticas possuem citoesqueleto. Apenas as células eucarióticas apresentam o citoesqueleto, rede de fibras que auxilia na sustentação da célula. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra D.

  • gene é um segmento de uma molécula de  que contém um código para a produção dos  da cadeia polipeptídica e as sequências reguladoras para a expressão, embora no  existam grandes sequências não codificantes. As sequências codificantes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons, que são inicialmente transcritas em  no núcleo, mas não estão presentes no  final no , não sendo representada no produto protéico final. Em muitos genes, o tamanho cumulativo dos exons é muito menor que o de íntrons.

    Segundo Thompson, em circunstâncias típicas, definimos gene como uma sequência de DNA cromossômico que é necessária para a produção de um produto funcional, seja um polipeptídio ou uma molécula funcional de RNA. Esta é a definição molecular de gene.

    Todos os  possuem íntrons, mas em  eles são raros ou inexistentes. A vantagem clara da presença deles permite o processamento alternativo, gerando vários produtos protéicos a partir de um único gene.

    FONTE:https://www.infoescola.com/genetica/gene/