SóProvas


ID
2905711
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme a Legislação vigente de impostos sobre compras e vendas, incidentes nas mercadorias e serviços de transporte e comunicação, qual é a alternativa correta que trata desse imposto?

Alternativas
Comentários
  • O ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal.Sua regulamentação constitucional está prevista na  (a chamada “Lei Kandir”), alterada posteriormente pelas Leis Complementares 92/97, 99/99 e 102/2000

  • Gabarito: Letra B!

    ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços de transporte interestadual e intermunicipal e comunicação.

  • Uma curiosidade: o ICMS não é incluído na conta Estoques, pois é um imposto recuperável.

  • GABARITO: LETRA B

    ICMS é a sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

  • Questão sobre noções básicas de legislação tributária.

    O planejamento tributário é um importante instrumento contábil utilizado pelas empresas em geral, para otimizar a estrutura tributária da organização e consequentemente melhorar seus resultados.

    Lembrem que tributos incidem por toda a DRE da entidade (ex.: IPI, ICMS, ISS, IRPJ, CSLL, etc.). Em alguns setores da economia, tributos podem chegar a maior parte do valor do produto (ex.: perfumes, cigarros). Nesse contexto, o planejamento tributário é fundamental para a competitividade empresarial e por isso o contador deve ter uma noção básica de legislação tributária para conseguir desempenhar seu papel.

    Voltando para a questão, precisamos saber qual é o imposto que incide nas mercadorias e serviços de transporte e comunicação. Tudo começa na própria Constituição Federal de 1988 que dispõe:

    "Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

    II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior; (Redação dada pela Emenda Constitucional n.º 3, de 1993)"

    Esse imposto se chama ICMS (Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação). A norma geral que regulamenta esse imposto é a famosa “Lei Kandir" - Lei Complementar n.º 87/1996.

    Feita toda a revisão do assunto, já podemos analisar as alternativas da questão:

    A) Errado, o IPTU é um imposto municipal que incide sobre a propriedade predial e territorial urbana.

    B) Certo, como vimos, o ICMS é um imposto estadual incide sobre mercadorias e serviços.   

    C) Errado, o IPVA é um imposto estadual que incide sobre propriedade de veículos automotores.

    D) Errado, o ITBI é um imposto municipal que incide sobre a transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

    E) Errado, esse imposto não tem previsão constitucional.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

  • PCPA. Lá vamos nós. Em busca dos 80 líquidos + discursiva