SóProvas


ID
2906080
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    [Beleza e propaganda]


      A crescente padronização do ideal de beleza feminina foi um dos efeitos imprevistos da popularização da fotografia, das revistas de grande circulação e do cinema a partir do início do século XX. Não é à toa que esse movimento coincide com a decolagem e vertiginosa ascensão da indústria da beleza (hoje um mercado com receita global acima de 200 bilhões de dólares). Como vender “a esperança dentro de um pote?"

      As estratégias variam ao infinito, porém a mais diabólica e (possivelmente) eficaz dentre todas - verdadeira premissa oculta do marketing da beleza - foi explicitada com brutal franqueza, em 1953, pelo então presidente da megavarejista de cosméticos americana Allied Stores: “O nosso negócio é fazer as mulheres infelizes com o que têm".

      O atiçar cirúrgico da insegurança estética e a exploração metódica das hesitações femininas no universo da beleza abrem as portas ao infinito. Os números e lucros do setor reluzem, mas quem estimará a soma de todo o mal-estar causado pelo massacre diuturno de um padrão ideal de beleza?

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 104-105)

O autor do texto se posiciona claramente contra

Alternativas
Comentários
  • Sem comentários...

  • (D)

    a disseminação de padrões de beleza inatingíveis que atendem a um ávido interesse econômico e acarretam infelizes obsessões às mulheres.

    “O nosso negócio é fazer as mulheres infelizes com o que têm".

    Os números e lucros do setor reluzem, mas quem estimará a soma de todo o mal-estar causado pelo massacre diuturno de um padrão ideal de beleza?

    Bons estudos.

  • Por que esse sitezinho não paga professores para comentar as questões? Geral indo pro Tec Concursos.

  • Eu só não vou pro Tec pelo preço. Se eles tivessem uma assinatura anual, eu já tava lá

  • LETRA D

    O autor se posiciona contra:

    a) os efeitos nocivos da propaganda, quando se vale de recursos das artes tradicionais para vender produtos de grande significação social. (Entendi, aqui, que o autor era contra a propaganda nociva somente quando ela se utilizava de recursos das artes tradicionais.)

    b) as teses idealistas acerca do que seja o belo, que propagam modelos estéticos ligados a um passado clássico que hoje não guardam qualquer sentido. (O texto nada diz sobre modelos estéticos passados que não mais fazem sentido nos dias de hoje. Pelo contrário. É dito no texto que "A crescente padronização do ideal de beleza feminina foi um dos efeitos imprevistos... a partir do início do século XX", ou seja, começou-se há mais de um século e perdura até os dias de hoje.)

    c) a exploração comercial de produtos ligados à estética feminina, como os cosméticos, que ele julga perverter o padrão ideal de beleza. (Essa poderia causar certa dúvida. No entanto, lendo com atenção, observamos que o autor não é contra os cosméticos, mas sim contra a obsessão pelo ideal de beleza, que é incentivado pelas indústrias de beleza no geral. O trecho "O atiçar cirúrgico da insegurança estética" também pode indicar cirurgias plásticas como forma de alcançar o inalcançável: a beleza ideal.)

    d) GABARITO (Como vender “a esperança dentro de um pote?" Não há como vender esperança. Em outras palavras, o padrão de beleza ideal é inalcançável. "mas quem estimará a soma de todo o mal-estar causado pelo massacre diuturno de um padrão ideal de beleza?" Interesse econômico que causa danos seríssimos às mulheres.)

    e) a reprodução de modelos de beleza que levam as mulheres a encontrar em si mesmas uma fonte de prazer sem qualquer relevância social. (Essa dispensa comentários. Mulheres encontrando fonte de prazer? Mesmo que não tenha relevância social, o que se fala é o oposto de fonte de prazer. A infelicidade das mulheres é que gera o lucro)

    Qualquer erro, por favor, me comuniquem via mensagem. Não costumo acompanhar comentários.

  • Só acertei pelo ávido! 

    ávido

    adjetivo. que deseja com ardor.

    falou isto e interesse econômico das empresas de beleza...

     

     

    aposto vc tá ávido ai por um a nomeação, ne filhão?!

     

     

  • Correção ao vivo profª Adriana Figueiredo https://www.youtube.com/watch?v=aa4rgCcv5Dc

  • Gab D

    a FCC não vai vencer

  • A) os efeitos nocivos da propaganda, quando se vale de recursos das artes tradicionais para vender produtos de grande significação social.

    ERRADO. O autor se insurge contra a estratégia da indústria/marketing da beleza de "fazer as mulheres infelizes com o que têm".

    .

    B) as teses idealistas acerca do que seja o belo, que propagam modelos estéticos ligados a um passado clássico que hoje não guardam qualquer sentido.

    ERRADO. O autor apenas comenta que "a crescente padronização do ideal de beleza feminina foi um dos efeitos imprevistos da popularização da fotografia". Não menciona "passado clássico".

    .

    C) a exploração comercial de produtos ligados à estética feminina, como os cosméticos, que ele julga perverter o padrão ideal de beleza.

    ERRADO. O autor não fala, em nenhum momento, sobre perverter o padrão ideal de beleza.

    .

    D) a disseminação de padrões de beleza inatingíveis que atendem a um ávido interesse econômico e acarretam infelizes obsessões às mulheres.

    CERTO. "Os números e lucros do setor reluzem, mas quem estimará a soma de todo o mal-estar causado pelo massacre diuturno de um padrão ideal de beleza?"

    .

    E) a reprodução de modelos de beleza que levam as mulheres a encontrar em si mesmas uma fonte de prazer sem qualquer relevância social.

    ERRADO. O objetivo da indústria/marketing da beleza é fazer "as mulheres infelizes com o que têm".

  • Tecconcurso é bom? Dizem que tem mais comentários.

  • Errado!Em momento algum fala no texto que será inatigiveil a questão da mulher atingir o padrao da beleza.Aletra C está muito mais correta.

  • Letra A – ERRADA – A redação do item é falha, pois afirma, genericamente, que o autor se opõe à forma com que são feitas as propagandas de produtos de grande significação social. O foco do autor, no entanto, é mais restrito: está limitado aos produtos de beleza femininos.

    Letra B – ERRADA – O autor se contrapõe não a padrões do passado, mas sim a padrões do presente, disseminados pela indústria da beleza.

    Letra C – ERRADA – O autor não afirma que o padrão de beleza está sendo pervertido pelos produtos cosméticos. Sua crítica está no fato de que os ideais de beleza propagados pela mídia são inatingíveis e geram malefícios para as mulheres.

    Letra D – CERTA – Exatamente! O autor critica o comportamento da indústria da beleza, responsável por criar padrões estéticos inatingíveis, que acabam abalando psicologicamente as mulheres.

    Letra E – ERRADA – A disseminação de padrões inatingíveis de beleza traz não prazer, mas sim sofrimento para as mulheres.

    Resposta: D

  • José Maria | Direção Concursos

    23/12/2019 às 14:48

    Letra A – ERRADA – A redação do item é falha, pois afirma, genericamente, que o autor se opõe à forma com que são feitas as propagandas de produtos de grande significação social. O foco do autor, no entanto, é mais restrito: está limitado aos produtos de beleza femininos.

    Letra B – ERRADA – O autor se contrapõe não a padrões do passado, mas sim a padrões do presente, disseminados pela indústria da beleza.

    Letra C – ERRADA – O autor não afirma que o padrão de beleza está sendo pervertido pelos produtos cosméticos. Sua crítica está no fato de que os ideais de beleza propagados pela mídia são inatingíveis e geram malefícios para as mulheres.

    Letra D – CERTA – Exatamente! O autor critica o comportamento da indústria da beleza, responsável por criar padrões estéticos inatingíveis, que acabam abalando psicologicamente as mulheres.

    Letra E – ERRADA – A disseminação de padrões inatingíveis de beleza traz não prazer, mas sim sofrimento para as mulheres.

    Resposta: D