SóProvas


ID
2906317
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O fenômeno da cultura organizacional comporta aspectos

Alternativas
Comentários
  •                / \
                 /    \ ARTEFATOS     

               /  .   \     
              /     . -\    
             /    .     \  
            /-          .\  
           /      .       \ VALORES COMPARTILHADOS
          /                \
         /-._     .   _.-  \    
        /         .            \    
       /          .             \     

      /      -._  .         _.-\  PRESSUPOSTOS BÁSICOS    
       `-._       ;       _.-`    
           `-._   ;   _.-`
               `-._.-`

     

     

     

    Fonte: William ╔ a (Q764422) apud Raul Miranda (Q656825)

     

     

     

     

    a) errado: de difícil percepção são os pressupostos básicos. Por seu turno, os artefatos observáveis são de fácil percepção: simbolos, marca etc

    b) gabarito: artefatos observáveis = à camada mais superficial e visível da cultura da organização, pressupostos básicos correspondem = à camada mais profunda da cultura organizacional, como crenças e percepções, não observável com facilidade.

    c) errado: quem se modifica rapidamente é o clima. A cultura organizacional possui como característica ser relativamente estável. Contudo, conforme Newstrom (2008), essa característica pode ser alterada de modo gradual e lento, com eventos que ameacem a organização ou ainda em caso de fusão com outra organização. 

    d) errado: a cultura organizacional  pode ser mudada. Veja fundamento da "c"

    e) errado: fatores extrínsecos à organização, como fatores ambientais e sociais não guarda relação com a contracultura, mas com o clima organizacional. Contracultura ou subculturas são grupos de pessoas com um padrão especial ou peculiar de valores, mas que não são consistentes com os valores dominantes na organização.” (SILVA; ZANELLI 2004, p. 419)

  • Gabarito “B” - tanto formais e abertos, denominados por alguns estudiosos como artefatos observáveis, quanto fechados, estes denominados pressupostos básicos.

     

    Níveis da Cultura Organizacional

    1º Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis (são de fácil percepção para pessoas internas e externas a organização).

    2º Valores Compartilhados: invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento.

    3° Pressupostos Básicos: é a camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos (são os pressupostos que ninguém mais precisa falar ou discutir, já são uma parte da organização).

  • Questão maldosa.  Esse ALGUNS ESTUDIOSOS me tirou da alternativa. Em todas as questões que já tinha feito sobre CLIMA E CULTURA não encontrei esse termo. 

  • GABARITO: B

    Artefatos observáveis: Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representa dos pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.

    Valores: Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.

    Pressupostos básicos: Camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representados pelo nível mais pro fundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos.

    Fonte: Ribas & Salim (2013)

    ---

    Bons estudos!

  • ia assistir o comentário do professor, mas quando vi que tinha mais de dez min...

  • Gabarito - B

     

    Cultura organizacional

    → Conjunto de normas, padrões, valores, ritos, crenças, hábitos, etc.

    → Termo descritivo

    → Fornece um senso de identidade, diferenciando uma empresa de outra

    → Mais enraizado, mais difícil de mudar

    → Influencia o comportamento, afetando o desempenho

    → Tipos: Mecanicistas ou orgânicas / Fortes ou fracas

     

    Níveis da cultura:

    1° Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis.

    2° Valores compartilhados: invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento.

    3° Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.

     

     

    Clima organizacional

    → Constitui o meio interno ou a atmosfera psicológica de cada organização

    → Termo valorativo

    → Superficial, mais fácil de mudar

    → Retrata o grau de satisfação de seus integrantes

    → Tipos: Favorável ou não favorável

     

     

    Erros:

     

    a) de diferentes naturezas, porém todos extremamente fechados e de difícil percepção e identificação por aqueles que não integram a organização.

     

    c) de fácil assimilação pelos integrantes da organização e passíveis de rápida modificação a partir de influências externas. 

     

    d) que não comportam alteração, salvo a partir dos denominados ritos de degradação que surgem a partir da desconstrução dos valores predicados pela organização. 

     

    e) extrínsecos à organização, como fatores ambientais e sociais, que, quando isolados, redundam no fenômeno da contracultura. 

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • A) Os artefatos observáveis são de fácil percepção.

    C) Uma cultura organizacional forte é difícil de ser modificada.

    D) A cultura organizacional pode ser alterada pelo processo de mudança organizacional (ver Kurt Lewin; gestão da mudança).

    E) A cultura organizacional é intrínseca à organização.

  • GAB B

    CULTURA ORGANIZACIONAL: Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de valores, atitudes, normas e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização.

    A CULTURA ORGANIZACIONAL POSSUI TRÊS NÍVEIS: (CAIU MUUUITO)

    1. ARTEFATOS OBSERVÁVEIS: É o nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam;
    2. VALORES COMPARTILHADOS: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem, funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
    3. PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)