Se a despesa não foi liquidada, também não foi paga, assim, o único lançamento a ser registrado é no subsistema de informações orçamentárias.
Empenho da despesa - sistema orçamentário
D - Crédito disponível
C - Crédito empenhado a liquidar
Esse lançamento contábil foi extraído do MCASP-4ª edição, Parte IV - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, página 117 (contratação de serviços - Lançamentos contábeis típicos do setor público).
Disponível em: http://www3.tesouro.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ParteIV_PCASP2011.pdf
As contas publicas se dividem em 4 sistemas: Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Compensações. Sendo os lançamentos feitos em um ou mais sistemas ao mesmo tempo, conforme a natureza da operação.
Essa questão exige a consciência sobre a existência desses diferentes sistemas, bem como das contas atreladas a eles. Vejamos:
a) Passivo financeiro ou Passivo Circulante faz parte do Sistema Patrimonial;
b) Passivo Permanente ou Não Circulante idem;
c) Temos aqui uma repetição dos itens acima;
d) Realmente esta questão está correta, conforme já explicitado pelos companheiros, o Sistema Orçamentário é composto por:
· Previsão de Receitas;
· Fixação de Despesas;
· Créditos Adicionais;
· Descentralização de Créditos (Transferências para outros órgãos ou entes); e
· Empenho.
e) A Divida Ativa é uma conta do Sistema Patrimonial que se inclui no Ativo Permanente e, também, do Sistema Orçamentário na conta Outras Receitas Correntes - Receita da Divida Ativa.
Infelizmente para a compreensão dessa matéria a pessoa deverá ter uma base mínima de entendimento entre as diferentes fases da contabilidade publica: Previsão, Realização e Apuração de Resultado, que são os valores que conduzem a existências dos 4 sistemas citados.
Boa sorte e bons estudos a todos!!!