-
quadro de frequência x consequência são as informações que são colhidas para montar o apr..
hazop é feito por palavras-guias
-
A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento preliminar de um novo projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional.
A APR é utilizada portanto para uma análise inicial "qualitativa", desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, tendo especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em riscos na sua operação é deficiente. Apesar das características básicas de análise inicial, é muito útil de se utilizar como uma ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, revelando aspectos que às vezes passariam despercebidos.
A APR teve seu desenvolvimento inicial na área militar.
A APR não é uma técnica profunda de análise de riscos e geralmente precede a aplicação de outras técnicas mais detalhadas de análise, já que seu objetivo principal é determinar os riscos e as medidas preventivas antes da fase operacional.
No estágio em que é aplicada pode ocorrer de existir ainda outros detalhes finais de projeto e, neste caso, a falta de informações quanto aos procedimentos será ainda maior, já que os mesmos são geralmente definidos posteriormente.
-
A análise preliminar de riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepção, desenvolvimento de um projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional e saná-los para que os mesmos não aconteçam.
Os princípios e metodologias da APR consistem em proceder-se uma revisão geral dos aspectos de segurança de forma padronizada:
Alguns pontos importantes a serem abordados em uma APR:
> Descrição e caracterização dos riscos
> Medidas de Controle e Prevenção
> Análise de falha humana
Fonte: meus resumos.
Gab. A
-
Frequência
A - Muito improvável
B - Improvável
C - Ocasional
D - Provável
E - Frequente
x
Severidade
I - Desprezível
II - Marginal
III - Crítica
VI - Catastrófica
=
Classificação do Risco
1 - Desprezível
2 - Menor
3 - Moderado
4 - Sério
5 - Crítico
-
Gab . A
a- Análise Preliminar de Riscos – APR/ Análise Preliminar de Perigos - APP - é um método de análise simples e indutivo cujo objetivo é identificar os perigos e situações e eventos perigosos que podem causar danos em uma determinada atividade, instalação ou sistema.
b- WHAT-IF/ SWIFT - Técnica estatística "E se" - utiliza conjunto de palavras ou frases de comando para explorar cenários potenciais, causas, consequências e impactos.
c - Série de Riscos -
d- Estudo de Operabilidade e Riscos (HazOp) - exame estruturado e sistemático de um produto, processo, procedimento ou sistema existente ou planejado.
e - Análise de Árvore de Falhas – AAF/FTA - um diagrama de árvore que descreve os fatores causais e sua relação lógica com o evento do topo.
-
Um recém-nascido a ser registrado.
Três homens armados que fazem uma moça de refém, obrigando-a entrar dentro do carro com eles, à noite.
Realmente, boa comparação.
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Achei engraçado, mas é realmente isso mesmo. Provas de Defensoria preze sempre pelo benefício do "elemento" por mais errado que ele seja.