SóProvas


ID
2907166
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 TEXTO II. 


                                         FOCO

                        ONDE FOI PARAR O SEU? 


      EFICIENTE, ÁGIL, VERSÁTIL. Você provavelmente já quis ser um pouco mais de cada uma dessas coisas. E já sofreu pensando que não seria difícil alcançar tudo isso... Caso você conseguisse apenas se concentrar um pouco mais. Um foco preciso como laser, dizem os empreendedores do Vale do Silício, é o segredo do sucesso.

      Só faltou combinar com o cérebro humano – porque ele não quer nem saber de foco laser. O cérebro é uma verdadeira máquina de distração. E, por paradoxal que pareça, isso nos ajuda a permanecer vivos.

      (...)

      Seu foco não tem nada a ver com laser. Ele é mais parecido com uma luz de teatro – daquelas que brilham forte em um momento, apontando para o ator, e desvanecem no próximo segundo, preparando o público para a próxima cena. É assim que a concentração funciona no cérebro: piscando. Sua cabeça está o tempo todo alternando entre foco e distração, em um ritmo frenético: de três a oito vezes por segundo.

      (...)

      Jogos infantis como Lince e Onde Está o Wally demonstram como a atenção é rítmica. Afinal, por mais que você seja capaz de visualizar toda a cena ao mesmo tempo, só é capaz de realmente se concentrar nela se esquadrinhar um pedaço da imagem de cada vez.

      Pode não ser tão óbvio, mas é exatamente isso que seu cérebro (coordenado com seus olhos) está fazendo agora, ao ler este texto.

      (...)

(Revista SUPERinteressante. Editora Abril. Edição 395. Novembro 2018.Seção Psicologia, página 36) 

Sobre o texto, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De fato, o texto, apresentado numa perspectiva científica, é discutido por meio de uma linguagem pouco formal mas perfeitamente adequada, pois o fato de o assunto ser tratado com um certo grau de informalidade, não o torna menos sério e importante.

  • Esse texto retrata muito bem como devemos enfrentar uma prova de português: " esquadrinhar um pedaço da imagem de cada vez.

  • Eu não concordo com a perspectiva científica.

  • Onde está a informalidade? Não consegui perceber.

  • a) gabarito

    b) não é distanciamento e sim aproximação.

    c) não desqualifica a credibilidade

    d) eficiente, ágil, versátil são características que nós gostaríamos de ser mais um pouco:  "EFICIENTE, ÁGIL, VERSÁTIL. Você provavelmente já quis ser um pouco mais de cada uma dessas coisas."

    e) não é para confirmar o ponto de vista do autor e sim mostrar o ponto de vista dos empreendedores como exemplo: "Caso você conseguisse apenas se concentrar um pouco mais. Um foco preciso como laser, dizem os empreendedores do Vale do Silício, é o segredo do sucesso."

  • é falta de ler mesmo. eu errei...

    oh miguel locks... como nao é de perspectiva científica.. aí viajou né

  • Informativo-cientifico = Superinteressante, Galileu etc, revistas que apresentam conteudo informativo-cientifico (mas nao sao cientificos).

    Cientifica = Teses de mestrado, artigos cientificos, pesquisas academicas sao fontes de conteudo com perspectiva cientifica.

    Discordo do gabarito, deveria ser E.

  • NÃO ESTOU DE ACORDO COM O GABARITO. QUESTÃO TOTALMENTE ARBITRÁRIA NO MEU PONTO DE VISTA.

  • O assunto ser tratado com um certo grau de informalidade, não o torna menos sério e importante.

    Essa foi a parte que a maioria errou o gabarito, pois não descredibiliza o texto.

  • Cara, já quebrei a cabeça aqui para tentar achar o erro da letra "e"