SóProvas


ID
2907340
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe, na sentença abaixo, os aspectos sintáticos inerentes à concordância verbal e, em seguida responda:


Embora a maioria fosse oposicionistas, um grande número de vereadores votaram a favor, haja visto que esse foi um dos projetos que mais interessavam aos munícipes pindenses”.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Mais de três erros significa no mínimo quatro. Definitivamente não há no mínimo quatro erros aí. Estou há minutos relendo a fio essa estrutura e não encontro essa quantidade de erros.

  • Não encontrei mais de três erros na sentença apresentada. O máximo que consegui encontrar foram dois erros. O gabarito seria a alternativa C.

    Embora a maioria fosse oposicionista, um grande número de vereadores votaram a favor, haja vista que esse foi um dos projetos que mais interessavam aos munícipes pindenses”.

    Bons estudos.

  • Embora a maioria fosse oposicionistas, um grande número de vereadores votaram a favor, haja visto que esse foi um dos projetos que mais interessavam aos munícipes pindenses”.

    Reescrevendo a frase...

    Um grande número de vereadores votou a favor, embora a maioria fossem oposicionistas, haja vista que esse foi um dos projetos que mais interessava aos munícipes pindenses.

    4 erros

  • Encontrei o seguinte:

    Embora a maioria fosse oposicionista (1), um grande número de vereadores votaram a favor, haja vista (2) que esse é (3) um dos projeto que mais interessava (4) aos munícipes pindenses.

  • Eu encontrei dois erros, quais sejam: "Oposicionistas" e "Haja visto ".

    um grande número de vereadores votaram -- Facultativo

    um dos projetos que mais interessavam -- Facultativo

    Vai entender a banca.....

  • Gabarito letra "E"

    Embora a maioria fosse oposicionistas, um grande número de vereadores votaram a favor, haja visto que esse foi um dos projetos que mais interessavam aos munícipes pindenses”.

    Embora a maioria fosse oposicionista, um grande número de vereadores votou a favor, haja vista que esse foi um dos projetos que mais interessava aos munícipes pindenses.

  • Um grande número de pessoas votou (votaram) a favor. Dupla possibilidade de concordância.

  • Embora a maioria fosse OPOSICIONISTA, um grande número de vereadores votaram a favor, haja VISTA que esse foi um dos projetos POR que mais interessavam OS munícipes pindenses”.

    Oposicionista: concorda com o "A MAIORIA"

    Haja vista: invariável

    Interessar: interessavam "POR"... (Pelo qual)

    "OS munícipes...": um verbo não pede duas preposições.

    Para ficar mais claro:

    "...esse foi um dos projetos por que os munícipes pindenses mais interessavam”.

  • "Embora a maioria fosse ou fossem é facultativa a construção. Estando no plural, certamente será oposicionistas e o mesmo se aplica quando for no singular.

  • Essa questão é idêntica a outra aplicada pelo CESP, e por sorte foi comentada pelo professor José Almir Fontella em seu livro Gramática Essencial para Concursos - 2016:

    Correção dada pelo professor:

    "Embora a maioria fosse oposicionistas" (com sujeito partitivo, o verbo ser concorda com o predicativo), correto seria fossem.

    "um grande número de vereadores votaram" (sujeito partitivo + determinante: verbo no singular ou no plural)

    "um dos projetos que mais interessavam" (sujeito com locução "um dos... que" verbo no singular ou no plural)

    A banca só acrescentou mais um erro: "haja visto" e o termo correto é "haja vista".

    Desta forma, há apenas 2 erros na frase. Agora de onde a banca tirou que há mais de 3 erros, aí eu não tenho a mínima ideia.

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=bkzbCwAAQBAJ&pg=PT566&lpg=PT566&dq#v=onepage&q&f=false

  • Embora a maioria fosse(fossem) oposicionistas, um grande número de vereadores votaram(votou) a favor, haja visto(haja vista) que esse foi um dos projetos que mais interessavam(interessou) aos munícipes pindenses”.

    Para quem não conseguiu identificar os possíveis erros estão acima(segundo o raciocínio da Banca).Os verbos (votou) e (interessou) está concordando com o "numero" ao meu ver, "fossem" com a ideia de "maioria" e por final o erro em haja vista.

  • ...um grande número de vereadores votou/votaram a favor... é facultativo!

    1) Coletivo especificado ou partitivo: a metade de, a maior parte de, a maioria de, uma porção de, uma parte de, uma turba de, o resto de, um grupo de, um bando de, a metade de, o grosso de, um grande número de, um bom número de... (verbo no singular, concordando com o núcleo do sujeito, ou verbo no plural, concordando com o núcleo do adjunto).

    – A multidão de torcedores gritou entusiasticamente.

    – A multidão de torcedores gritaram entusiasticamente.

    O gramático Cegalla recomenda que, se este tipo de sujeito vier deslocado, o verbo ficará no singular, concordando com o núcleo:

    Gritou entusiasticamente a multidão de torcedores

    A gramática para concursos - Fernando Pestana.

    Me corrijam se estiver errado.

  • "um grande número de vereadores votaram a favor" nesse segmento "votaram" pode ser tanto no plural ou no singular, concordando com a parte ou com o substantivo mais próximo. A banca ta de sacanagem.

  • Típica questão que só acerta quem não estuda ou não estudou ainda

  • Gostaria de saber onde estão os 3 erros , pois só encontrei 2

  • Embora a maioria fosse oposicionistas, UM GRANDE NÚMERO de vereadores VOTOU a favor, haja VISTA que esse foi UM DOS PROJETOS que mais INTERESSOU aos munícipes pindenses”.

  • Que prova do CÃO!

  • Que questão é essa mermão....

  • Pessoal falando que só acerta quem estudou. Existem opções ai que têm dupla concordância...logo não estão erradas.

  • Embora a maioria fosse oposicionista, um grande número de vereadores votou a favor, haja vista que esse foi um dos projetos que mais interessou aos munícipes pindenses”.

    Detectei os erros e os corrigi; vide as palavras sublinhadas.

  • Agora pronto! Só tem certo e errado pra essa banca? E o facultativo?

  • Embora a maioria fosse(fossem) oposicionistas, um grande número de vereadores votaram(votou) a favor, haja visto(haja vista) que esse foi um dos projetos que mais interessavam(interessou) aos munícipes pindenses”.

    E)Há mais de três erros.

  • SÓ UM ADENDO, MUITA GENTE DIZENDO QUE '' FOSSE '' DE '' EMBORA A MAIORIA FOSSE '' TÁ ERRADO, CONTUDO, ESQUECERAM QUE A MAIORIA É PARTITIVO, PODENDO SER ASSIM FOSSE OU FOSSEM. CUIDADO COM O QUE COMENTAM!!

  •  A BANCA E O ELABORADOR DESTA QUESTÃO TÊM DE ESTUDAR MAIS PORTUGUÊS E AS DIFERENÇAS ENTRE CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL.

     

     

    A regra geral de concordância verbal é que o verbo deve concordar com o sujeito, em número (singular/plural) e pessoa (1a. , 2ª. ou 3ª. pessoa). Mas, como o uso da língua é muito amplo, existem algumas regras específicas.  Esse é o caso da concordância em orações em que há expressões partitivas, como “a maioria”, “a minoria”, “grande parte de”, “mais da metade”.

    Seguem exemplos de como podem ser conjugados os verbos:

    Exs:

    A maior parte dos colaboradores aderiu à greve. (singular)

    Mais da metade dos funcionários não compareceram à reunião (plural)

    Na primeira oração, o verbo está no singular; na segunda, está no plural. Vale ressaltar que ambas as frases estão corretas.

    A explicação para a ocorrência do verbo no singular ou no plural nesses casos é a seguinte: quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (“a maior parte”, “mais da metade”)  acompanhada de um especificador no plural (“dos colaboradores”, “dos funcionários”), o verbo pode ser conjugado das duas formas.

    Exs.:

    A menor parte dos participantes não gostou/gostaram do curso.

    Boa parte dos integrantes concorda/concordam com a política do grupo.

    Menos da metade dos monitores lembra/lembram daquela aluna.

    Mas há uma sutil diferença de sentido:

    a)    conjugar o verbo no singular, dá ênfase à noção de conjunto, de grupo (foco na expressão “a menor parte”, “boa parte”, “menos da metade”).

    b)    conjugar no plural, enfatizam-se aqueles que formam o grupo ( “participantes”, “integrantes”, “monitores”), ainda que esta seja a forma incomum de redigir esse tipo de oração.

    Como recomendação, dê preferência ao uso do verbo no singular quando redigir orações com expressões partitivas, por ser a mais usual. Mas saiba que tanto a versão no singular quanto no plural são aceitas gramaticalmente

  • Errei a questão porque a banca considera os casos em que a concordância é facultativa como errados. Aí vem outra banca tipo a Cespe e considera como correta a concordância facultativa. Além de estudar a matéria, ainda temos que fazer análise estratégica da banca. Difícil, viu?