SóProvas


ID
2907556
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que uma sociedade de economia mista controlada pelo Município esteja implementando um programa de desenvolvimento de seus líderes e, como referencial teórico sugerido pelos consultores contratados, tenha adotado os preceitos da Teoria da Liderança Situacional, desenvolvida por Hersey e Blanchard, que sustenta, entre outros conceitos, que

Alternativas
Comentários
  • Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. 

    Hersey e Blanchard, estudiosos que desenvolveram a teoria da Liderança Situacional, identificaram que o líder de alta performance utiliza-se de diversas formas de liderar, adaptando-se de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emocional e aliando esses fatores ao contexto.

    Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/o-que-e-lideranca-situacional/

  • Gabarito = D

    Hersey eu ligo com cavalo em inglês = horse, depois eu ligo o cavalo comendo "matu"..., depois eu ligo matu com maturidade..., depois eu ja elimino com isso a "a" "b" "e". A "c" sei que tá errada pois o estágio de maturidade é essencial. 

  • Teoria Situacional de Hersey e Blanchard – O ciclo de vida da Liderança

    A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e a tarefa.

    De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade - habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, de assumir responsabilidade e de desejar o sucesso.

    Nesse sentido, o estilo de liderança a ser utilizado depende da maturidade dos funcionários, que pode atingir um dos quatro estágios seguintes:

    • Maturidade 1: as pessoas demonstram pouca capacidade e disposição para realizar as tarefas e assumir responsabilidades (motivação e capacidade baixas).

    • Maturidade 2: as pessoas possuem motivação para o trabalho mas não possuem as competências necessárias para realizá-lo (baixa capacidade e alta motivação).

    • Maturidade 3: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização da tarefa, mas não estão motivadas para tal (alta capacidade e baixa motivação).

    • Maturidade 4: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização do trabalho e desejam realizar as tarefas que lhe são passadas (alta capacidade e alta motivação).

    Em outras palavras, considerando o estágio da maturidade do grupo, o líder deverá adotar uma das formas de liderança possíveis, considerando tanto o comportamento de relacionamento (ou foco no apoio às pessoas), quanto o comportamento de tarefa (ou foco nas tarefas/produção), conforme apresentado a seguir:

    Estilo 1: Narrar/Determinar/Dirigir (Alto comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): é o estilo para grupos com a menor maturidade (M1). Nesse caso, o líder orienta claramente as tarefas a serem realizadas.

    Estilo 2: Vender/Guiar/Persuadir (alto comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): Quando a maturidade está entre baixa e moderada (M2), esse é o estilo ideal. Nele, o líder, ao mesmo tempo em que convence as pessoas, apoia o seu desenvolvimento, pois elas possuem baixa capacitação;

    Estilo 3: Participar (baixo comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): é o estilo correto para a maturidade de média a alta (M3). Aqui, o papel do líder é muito mais de apoiar as pessoas, enfatizando a criação de motivação, do que de dirigi-las para a realização das tarefas, já que elas são capazes;

    Estilo 4: Delegar (baixo comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): trata-se do estilo adequado para liderar pessoas com o maior nível de maturidade (M4). Nessa condição, a maturidade dos liderados permite que eles executem os planos com maior liberdade e menor controle, possibilitando ao líder a delegação das tarefas.

  • A Teoria Situacional avalia o estilo do líder x a maturidade dos liderados. Além do nível de estruturação das tarefas.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gabarito letra D

    Teoria Situacional de Hersey e Blanchard:

    -> Põe o foco da liderança nos subordinados

    -> Leva em conta o estilo do líder, a maturidade do liderado e a situação encontrada

    -> Estágios da MATURIDADE

    Direção - Delegação - Persuasão - Participação

  • "LÍDER BOM, É AQUELE QUE FAZ A GALERA PRODUZIR"

  • Hersey e Blanchard: Postura do líder de acordo com o nível de maturidade dos funcionários.

    Ordem crescente: M1 (menor maturidade), M2, M3 e M4 (maior maturidade)

    M1: Determinar

    M2: Persuadir

    M3: Compartilhar

    M4: Delegar

  • Gab. D

    Liderança situacional: capacidade de adaptar o modo de liderar à situação atual, conduzindo bem os liderados.

    Esse modelo considera a maturidade dos liderados, sendo que:

    >>M4: maturidade alta, o indivíduo além de possuir competência, está motivado.

    >> M3 e M2: maturidade mediana. Em M3, o liderado possui a competência necessária para desempenhar suas atividades, mas não está motivado. No M2, é o contrário, o funcionario até possui motivação, mas lhe falta competência.

    >> M1: maturidade baixa. Aqui a desgraça tá feita. O camarada nao possui nem competência nem motivação.

    Partindo da premissa que o líderes devem estar atentos à prontidão dos liderados, eles podem adotar algum dos seguintes estilos de liderança, sempre levando em conta a maturidade do liderado:

    >> DELEGAR: é adequado para aqueles que estão motivados e sabem fazer o que deve ser feito, M4.

    >> COMPARTILHAR: mais adequado para o liderado que sabe realizar as tarefas, mas está pouco motivado, M3.

    >> PERSUADIR: recomendável para os que possuem motivação, mas não possuem competência, M2.

    >> DETERMINAR: indicado para aqueles que têm baixa competência e não tem motivação, M1.

  • O modelo de Hersey e Blanchard defende que não há um estilo de liderança adequado para todas as situações. Assim, para esse modelo o estilo de liderança deve se adequar ao nível de maturidade do funcionário.

    Gabarito: Letra D

  • Hersey eu ligo com o chocolate Hershey`s, o qual é ingerido pela molecada imatura... rs

  • Liderança Situacional --> de acordo com a situação da Maturidade do liderado

    x

    Liderança Contingencial --> de acordo com as contingencias do ambiente.

  • Hersey e Blanchard - Liderança Situacional - conforme Maturidade dos liderados

  • A teoria situacional proposta por Hersey e Blanchard defende que a eficácia da liderança está vinculada à capacidade de o líder moldar seu estilo de liderança a depender do nível de maturidade dos subordinados.

    A única alternativa que, de fato, traz características dessa teoria é a alternativa D.

    Alternativa A. Errado. Não apresenta nenhuma das características da teoria de Hersey e Blanchard – H&B.

    Alternativa B. Errado. A teoria de H&B pontua que a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.

    Alternativa C. Errado. O grau de maturidade dos subordinados é fundamental dentro dessa teoria.

    Alternativa E. Errado. A teoria de H&M é situacional, assim, não existe um melhor estilo de liderança, mas apenas um estilo mais adequado a cada tipo de situação.

    Gabarito: D

  • Gabarito B

    Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados, de acordo com o contexto vivido. 

    Hersey e Blanchard, estudiosos que desenvolveram a teoria da Liderança Situacional, identificaram que o líder de alta performance utiliza-se de diversas formas de liderar, adaptando-se de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emocional, aliando esses fatores ao contexto.

    De acordo com o nível de maturidade do profissional, o líder situacional confere apoio e a motivação necessária para que sua performance atenda às demandas apresentadas pela empresa.

    https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/o-que-e-lideranca-situacional/

  • Gabarito: D

    A questão cobra conhecimentos sobre Teoria da Liderança Situacional, de Hersey e Blanchard.

    Para os autores, o líder deve considerar a maturidade dos liderados e o grau de estruturação das tarefas a fim de escolher o estilo de liderança que vai adotar.

    @adm.semduvida

  • #Respondi errado!!!