SóProvas


ID
2907574
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os modelos de Administração pública que se sucederam apresentam características próprias, que distinguem cada qual dos demais, entre elas

Alternativas
Comentários
  • a)a gestão horizontal do modelo burocrático, que substituiu a verticalização de estruturas própria do patrimonialista.

       a gestão vertical do modelo burocrático, que substituiu a horizontalização de estruturas própria do patrimonialista.

     

     

    b)a ênfase na preservação do patrimônio público, própria do modelo patrimonialista, com clara separação do patrimônio do governante, o que perdeu força no modelo gerencial a partir das privatizações.

      a ênfase na preservação do patrimônio público, própria do modelo patrimonialista, com difícil separação do patrimônio do governante, o que perdeu força no modelo burocrático.

     

     

    c)a prevalência de controles a priori da atuação pública, de natureza formal, característica do modelo gerencial e considerada uma evolução em relação ao burocrático, que apenas realiza controles a posteriori.

       a prevalência de controles a priori da atuação pública, de natureza formal, característica do modelo burocrático e considerada uma evolução em relação ao patrimonial, que não tinha nenhum.

     

     

    d)o critério técnico de seleção dos servidores, ausente no modelo burocrático e introduzido pelo gerencial, que passou a valorizar a estrutura funcional da Administração.

      o critério técnico de seleção dos servidores, ausente no modelo patrimonialista e introduzido pelo burocrático, que passou a valorizar a estrutura funcional da Administração.

     

     

    e)o formalismo e a estrutura hierárquica rígida, próprios do modelo burocrático, aliados à meritocracia, esta também presente no modelo gerencial.

     

    Gabarito = Letra E

  • Gabarito letra E

    -> As questões costumam exigir do candidato o entendimento de que uma teoria não é absolutamente independente das anteriores. No modelo gerencial, como apontado pela alternativa correta, a meritocracia ainda está presente.

    -> Indo além, já vi questões afirmando que no modelo gerencial ainda há práticas patrimonialistas (basta ler os jornais e noticiários), apesar de tentar se combater e evitar seus resquícios com o controle a posteriori e a transparência pública, típicos do modelo contemporâneo gerencial.

  • Fazer questão de administração da FCC é outra coisa!!!

  • GAB: E.

    Lembrem-se de que atualmente ainda estão presentes algumas características da administração patrimonialista e burocrática, embora os órgãos visem às premissas do gerencialismo e da nova administração pública.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • É uma pena que as desgraças dos comissionados e os chequinhos (suplentes de vereadores que dão metade do que ganham para o vereador) dão forças aos tentáculos podres da administração patrimonialista.

  • Alguém pode explicar a C?

  • Sobre a letra C

    controle a priori => típico do modelo burocrático (foco nos processos)

    controle a posteriori => típico do modelo gerencial (foco nos resultados)

    A alternativa tentou confundir o candidato

  • A- No modelo Gerencial a estrutura organizacional passou a ser horizontalizada.

  • E

  • GAB E

     

    Essa tentou fazer confusão..né gnt mas o que sobra dessa lenha toda é a letra "e" mesmo..inclusive prova disso na Administração Gerencial temos um dos setores/núcleo que é o setor estratégico em que é o único que compartilha tanto da Administração Burocrática como da Administração Gerencial.

     

    "Em algum momento tudo vai dar errado e você vai dizer: é o fim. Você pode aceitar isso ou por mãos à obra". [vi no perfil de alguém] abç..

  • Depois de fazer tantas e tantas questões, eu acho que tô vendo malícia em tudo, mas não sei se outras pessoas observaram esse detalhe.

    .

    Inicialmente, eu tava buscando o item que trazia características que diferenciavam uma da outra (foi o que entendi do enunciado). Porém, o gabarito da questão não cita uma característica diferenciadora, muito pelo contrário...

    .

    Voltei ao enunciado e tive que usar o português para assimilar corretamente o elemento coesivo utilizado:

    .

    Os modelos de Administração pública que se sucederam apresentam características próprias, que distinguem cada qual dos demais, entre elas:

    .

    O "elas" não retoma as características que as distinguem, mas sim as "características próprias"...

  • Alternativa A. Errado. A gestão horizontal (visão baseada em processos) é característica do modelo gerencial. A verticalização (apego à hierarquia e a autoridade) é características do modelo burocrático.

    Alternativa B. Errado. No patrimonialismo não temos uma clara separação do patrimônio público do patrimônio do governante.

    Alternativa C. Errado. O foco no controle a priori é característica do modelo burocrático. No modelo gerencial os controles são focados nos resultados.

    Alternativa D. Errado. O critério técnico de seleção, a profissionalização e a estrutura funcional são características do modelo burocrático que foram incorporadas ao modelo gerencial.

    Alternativa E. Considerada Certo. Não há dúvidas que a meritocracia foi incorporada ao modelo gerencial. O formalismo e o apego a uma estrutura hierárquica rígida, apesar de existirem dentro do modelo gerencial, foram incorporados ao modelo gerencial de forma mitigada (abrandada). Particularmente, acho a alternativa polêmica, porém é a “menos errada”.

    Gabarito: E 

  • ERRADO: No patrimonialismo, o aparelho do estado é uma extensão do poder do soberano, de forma que o patrimônio público é confundido com o particular.

    controle a priori => típico do modelo burocrático (foco nos processos)

    controle a posteriori => típico do modelo gerencial (foco nos resultados)

    ERRADO

    Menos errada - a estrutura hierárquica rígida é uma característica da burocracia. No modelo gerencial temos Estrutura Hierárquica Flexível – com redução de níveis

  • Achei a questão mal formulada. Leva o candidato a errar, uma vez que nenhuma das respostas atendem ao critério do enunciado.

  • A) O modelo burocrático tem como característica a organização vertical.

    B) O modelo patrimonialista não fazia distinção entre o patrimônio público e privado. Pelo contrário, o que ocorria era a confusão entre o público e privado. 

    C) A característica de controle presente no modelo burocrático é "à priori" enquanto a característica de controle presente no gerencialismo é o controle "à posteriori"

    D) O critério técnico de seleção de servidores foi introduzido na Adm. Pública pelo modelo burocrático. O modelo gerencial manteve essa característica. 

    E) CERTO

  • Formalismo (sim, menor, mas existe), meritocracia (perfeito), porém estrutura hierárquica rígida dentro do modelo gerencial? No mínimo esta questão deveria ser anulada por ser tão mal formulada.