SóProvas


ID
2907694
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Mais da metade dos seres humanos hoje vivem em cidades, e esse número deve aumentar para 70% até 2050. Em termos econômicos, os resultados da urbanização foram notáveis. As cidades representam 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global. Nos Estados Unidos, o corredor Boston-Nova York-Washington gera mais de 30% do PIB do país.

      Mas o sucesso tem sempre um custo - e as cidades não são exceção, segundo análise do Fórum Econômico Mundial. Padrões insustentáveis de consumo, degradação ambiental e desigualdade persistente são alguns dos problemas das cidades modernas. Recentemente, entraram na equação as consequências da transformação digital. Há quem fale sobre uma futura desurbanização. Mas os especialistas consultados pelo Fórum descartam essa possibilidade. Preferem discorrer sobre como as cidades vão se adaptar à era da digitalização e como vão moldar a economia mundial.

      A digitalização promete melhorar a vida das pessoas nas cidades. Em cidades inteligentes como Tallinn, na Estônia, os cidadãos podem votar nas eleições nacionais e envolver-se com o governo local via plataformas digitais, que permitem a assinatura de contratos e o pagamento de impostos, por exemplo. Programas similares em Cingapura e Amsterdã tentam criar uma espécie de “governo 4.0”.

      Além disso, a tecnologia vai permitir uma melhora na governança. Plataformas digitais possibilitam acesso, abertura e transparência às operações de governos locais e provavelmente irão mudar a forma como os governos interagem com as pessoas.

(Adaptado de:“5 previsões para a cidade do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial”. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com)

Plataformas digitais possibilitam acesso, abertura e transparência às operações de governos locais / e provavelmente irão mudar a forma como os governos interagem com as pessoas. (4° parágrafo)


Entre as ideias separadas por barra nessa passagem do texto, se estabelece relação de, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O FATO DE  (CAUSA)

    Plataformas digitais possibilitam acesso, abertura e transparência às operações de governos locais

    FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA)

    e provavelmente irão mudar a forma como os governos interagem com as pessoas. 

     

    Gabarito Letra A

  • MACETE CAUSA E CONSEQUÊNCIA:

    O ATO DE .....FAZ COM QUE...

  • Não vejo causa e consequência. Vejo duas causais, com consequência " A tecnologia vai permitir uma melhora na governança." E, entre elas, uma adição de duas causas.

  • Thiago Bispo, concordo com você. Quem estudou não iria achar resposta correta nesta questão, pois a consequência está descrita antes da frase supracitada. " tecnologia vai permitir uma melhora na governança.", de qualquer forma, caso haja uma questão desta na prova, temos que ir na mais provável que é a alternativa A.

  • Inacreditável um examinador que deveria, em tese, ser mais entendido que os candidatos no assunto fazer uma questão dessa. É o reflexo que temos dos Governos anteriores e suas mazelas, sendo afetadas, inclusive, no "conhecimento" desses pseudos intelectuais. Mas estamos aqui para mudar isso, limpar essa base ignorante que ainda persiste em fincar seus "pontos de vista" mais tortos que um ângulo de 90 graus.

  • GABARITO A

     

    MACETE: O FATO DE (CAUSA) FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA).

     

    Aplicando o "macete" na frase:

    O FATO DAS plataformas digitais possibilitarem acesso, abertura e transparência às operações de governos locais FAZ COM QUE provavelmente mude a forma como os governos interagem com as pessoas.

     

    Fez sentido? É causa e consequência. Não tem erro! 

     

    * Devemos nos atentar para a alteração do tempo verbal para aplicar o macete. 

     

  • É possível unir os dois trechos da seguinte forma: Provavelmente as plataformas digitais irão mudar a forma como os governos interagem com as pessoas, já que essas tecnologias possibilitam acesso, abertura e transparência às operações de governos locais.

    Fica claro, dessa forma, a relação de causalidade, com a primeira oração expressando causa e a segunda oração, consequência.

    Resposta: A