SóProvas


ID
2908186
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

 De acordo com o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, a Anemia Infecciosa Equina é uma enfermidade de notificação obrigatória e deve ser controlada. Como método de controle, testes obrigatórios devem ser realizados nos equídeos submetidos a eventos equestres ou trânsito. Sobre os testes que são aplicados para o diagnóstico da doença, analise os itens abaixo:


I. Imunodifusão em gel e ELISA

II. ELISA e Rosa Bengala

III. Western Blotting e Teste do Anel do leite

IV. Fixação do Complemento e PCR


Está(ão) CORRETO(S), apenas

Alternativas
Comentários
  • Os testes laboratoriais aprovados para diagnóstico da infecção pelo vírus da AIE são a IDGA ou teste de Coggins e o Elisa competitivo. 

  • Como teste oficial para diagnóstico da anemia infecciosa equina (AIE), a política governamental brasileira para prevenção e controle da AIE determina que seja usado o teste de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) com a proteína p26 do capsídeo viral como antígeno. A Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) afirma que a IDGA e os testes de imunoadsorção enzimática (ELISAs) são ambos testes acurados e confiáveis, classificando os últimos como testes alternativos. Internacionalmente, há quatro ELISAs disponíveis, três usando a p26, e um a p26 e a gp45, um antígeno da transmembrana viral.

    FONTE: Embrapa Pantanal.