SóProvas


ID
2908576
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma opção fundamental da economia é o regime de câmbio que será empregado, definido como o preço da moeda estrangeira em unidades da moeda doméstica. Acerca dos regimes de câmbio fixo e flutuante, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Taxa de câmbio fixo não se altera com as demais variáveis, elimina a "A" e a "B".

    A redução da taxa de juros desmotiva a entrada de capital especulativo externo, e consequentemente, valoriza a moeda internacional (ex. Dólar) no mercado nacional (oferta e demanda, quanto menos moeda entra no mercado, mais ela valoriza).

    Desse modo, a alt. correta é a "C".

  • O brasil adota a convenção do incerto, por isso taxa de cambio é composta por moeda estrangeira em termos da moeda nacional. Caso brasil adotase convençao do certo resposta correta seria a letra D

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre regimes cambiais. 

    Pois bem, temos basicamente dois regimes cambiais: o fixo (no qual o Banco Central fixa a taxa de câmbio e entra no mercado cambial para vender/comprar a moeda estrangeira para que a taxa de câmbio permaneça fixa) e o flutuante (no qual o próprio mercado estabelece a taxa de câmbio, com base na oferta/demanda por moeda estrangeira). 

    No regime cambial fixo, a alteração da taxa de câmbio se dá apenas se o Banco Central decidir alterar a taxa de câmbio. Por isso, nem a taxa de juros nem a mobilidade de capitais  tem o condão, por si sós, de alterar a taxa cambial.

    Assim, erradas as alternativas A, B e E. 

    Em um regime cambial flutuante com mobilidade de capitais, os investidores vão concentrar seus recursos em países que apresentem maiores taxas de juros. Assim, se houver redução da taxa de juros doméstica, esse dinheiro estrangeiro vai sair do país para ir para outro com taxas de juros maiores. Com a saída de dólares do país, há depreciação da moeda nacional, o que causa elevação da taxa de câmbio. 

    Portanto, correta a letra C e errada a letra D. 


    Gabarito do professor: C
  • Se não houver mobilidade e capitais, não entrarão divisas atraídas pela taxa de juros alta, e, portanto, a taxa de câmbio não será reduzida.

    Por isso, e por mencionar que o câmbio é fixo, a alternativa “a” está errada.

    Note que se não fosse o câmbio e a ausência de mobilidade de capitais, a taxa de câmbio seria reduzida, e não aumentaria, como afirmado na alternativa “b”.

    A alternativa “c” está perfeita, de forma que a alternativa “d” não pode estar correta.

    Por fim, o erro da alternativa “e” está errada, pois a pressão exercida na taxa de câmbio depende da relação entre as taxas de juros interna e externa.