SóProvas


ID
2908669
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Imigrações no Rio Grande do Sul

        Em 1740 chegou à região do atual Rio Grande do Sul o primeiro grupo organizado de povoadores. Portugueses oriundos da ilha dos Açores, contavam com o apoio oficial do governo, que pretendia que se instalassem na vasta área onde anteriormente estavam situadas as Missões.

        A partir da década de vinte do século XIX, o governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para formar uma camada social de homens livres que tivessem habilitação profissional e pudessem oferecer ao país os produtos que até então tinham que ser importados, ou que eram produzidos em escala mínima. Os primeiros imigrantes que chegaram foram os alemães, em 1824. Eles foram assentados em glebas de terra situadas nas proximidades da capital gaúcha. E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado. 

        Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada. Depois, estabeleceram laços comerciais com seus países de origem, que terminaram por beneficiar o Rio Grande. Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio. 

        As levas de imigrantes se sucederam, e aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande. Trouxeram a agricultura de pequena propriedade e o artesanato. Através dessas atividades, consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população. E, embora o poder político ainda fosse detido pelos grandes senhores das estâncias e charqueadas, o poder econômico dos imigrantes foi, aos poucos, se consolidando.


(Adaptado de: projetoriograndetche.weebly.com/imigraccedMatMdeo-no-rs.html)

Os primeiros imigrantes alemães a se estabelecerem no Rio Grande do Sul

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes -- > Gabarito ''A''.

  • a) certo: “E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado”

    b) errado: não fizeram isso.

    c) errado: quanto ao assentamento em glebas, de fato, foi verdade. Mas nada é dito quanto seus produtos concorrer com os importados.

    d) errado: alteraram o que? Se não tinha nada para alterar. Eles “introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada

    e) errado: eles não ingressaram em mercado nenhum, pelo contrário, eles “consolidaram um mercado interno”. Ademais, não há em que se falar em terem modernizado a produção, pois essa ainda estava em estado embrionário (artesanato)

  • Só eu q acho q esse tabalho escravo da alternativa foi uma extrapolação ?pq n vi isso no texto

  • A parte de trabalho escravo eu considerei como algo implícito no texto, visto que se trata de um período em que a escravidão ainda não havia sido abolida (no papel) e há o uso da expressão "homens livres" que não viviam da "exploração do trabalho alheio".

    GAB. A

  • Ao meu ver, o gabarito da FCC está equivocado; Depreende-se da leitura desse fragmento do texto que já havia artesanato na região, senão não haveria necessidade de se usar uma expressão temporal marcando que houve alteração na escala de produção.

    "Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada."

    O que nunca fora praticada é a escala de produção e não o artesanato o qual, todos sabemos, já era largamente praticado no Brasil, mesmo antes da chegada do europeu.

    Ademais, não há qualquer passagem no texto que diga ter constituído uma alternativa à mão-de-obra escrava a chegada dos imigrantes europeus; prova disso é que o trabalho escravo perdurou no Brasil por muitos anos após.

    Para o colega que disse não haver artesanato na região quando da ocupação do território pelos imigrantes deixo dois questionamentos: primeiro, onde diz isso no texto? e depois, se ele está certo de que o artesanato só foi introduzido com a chegada dos imigrantes, pois a história nos diz o contrário?

  • Eu marquei a D, mas lendo novamente o texto, acredito que o erro da mesma é o de citar que o artesanato dos imigrantes possuía mais qualidade que o já produzido na região (em nenhum momento isso é dito no texto). Quanto a alternativa A, acredito que esteja implícita a idéia de que a chegada dos imigrantes tenha substituído o trabalho escravo... Enfim, bora pra próxima.

  • Também acho que a letra D está correta.

  • "(...) introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada (...)"

    Está se referindo à quantidade; sendo, pois, errada a letra "d". 

  • Questão clássica de várias interpretações. Se lermos o texto, não fala nada em relação a escravos. No máximo ele diz: Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio. Mas isso, por si só, não quer dizer que eram utilizados escravos. Implícito? Subentendido? Acho um pouco complicado fazer isso, pois seria o caso de extrapolação. Entendo que o gabarito seja a letra D basedo no trecho " Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada. Depois, estabeleceram laços comerciais com seus países de origem, que terminaram por beneficiar o Rio Grande". A palavra "escala" não necessariamente quer dizer só quantidade, mas também a qualidade, tendo em vista o tipo de produto que eram capaz de produzir. E o mais importante: está escrito no texto e não precisamos imaginar que "exploração do trabalho alheio" sejam escravos.

    Enfim, é muito complicado esse tipo de questão. Mas avante!

    Força, foco e fé que vai dar certo!

  • O que me fez decidir pela letra "A" ao invés da letra "D" foi o trecho: " o governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para formar uma camada social de homens livres que tivessem habilitação profissional e pudessem oferecer ao país os produtos que até então tinham que ser importados (...) , esse trecho homens livres já deu a entender que estavam substituindo o trabalho escravo, o trabalho daqueles que não eram livres. Com relação à letra D estava toda certa mas a palavra "infletir" não condizia com o contexto, embora eu não soubesse exatamente seu significado. Achei a A mais correta por condizer com o que o texto revelava. Depois procurei o significado de "infletir" e vi que se trata de : dobrar-se, tombar-se, ... nada a ver mesmo com contexto da oração.

  • Questão fácil de errar !!!

  • Outro trecho que justifica o erro da "D": As levas de imigrantes se sucederam, e aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande. Trouxeram a agricultura de pequena propriedade e o artesanato.

  • Quanto à alternativa "A", a informação acerca do do trabalho escravo está nítida no texto, no trecho abaixo, bastando a interpretação do leitor:

    "Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio".

    Vejam que o autor falou em homens livres e, logo após, incluiu uma ideia oposta ("e não da exploração do trabalho alheio"), de forma que a única interpretação CORRETA e ADEQUADA é que se trata de escravidão. Afinal, àquela época, qual seria o oposto LÓGICO de liberdade? O trabalho escravo. Portanto, não houve, na alternativa A, extrapolação, uma vez que a resposta está implícita no texto.

    Quanto à alternativa D, ela estaria correta se houvesse a supressão do termo "QUALIDADE".

    Isso porque o texto informa, unicamente, que houve a introdução do artesanato em ESCALA nunca praticada anteriormente, ou seja, houve alteração na QUANTIDADE da produção. Porém, em momento algum, o autor refere eventual modificação da QUANTIDADE, o que torna a assertiva D incorreta.

  • Muita gente procurando pêlo em cabeça de ovo... Segue o trecho que faz referência ao trabalho escravo, lembrem-se: a questão é de INTERPRETAÇÃO.

    "Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio. "

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

     

  • para formar uma camada social de homens livres / começaram a mudar o perfil da economia do atual estado.

  • Fiquei na dúvida entre a A e a D, mas eliminei a D porque estava lá escrito "alteraram a QUALIDADE e a quantidade... o que se infletiu na economia da região.". Quando refere-se a quantidade e a influência na economia da região está certo, pois no trecho do texto está escrito "Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada." e quanto a economia também está certa "através dessas atividades, consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população.", porém não vi nada no texto que falasse de qualidade do produto artesanal.

    A alternativa A fala que se estabeleceu uma alternativa pro trabalho escravo, esta parte esta no texto, observe:

    "Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio." Quando se fala de homens livres, quer dizer que antes não tinha, apenas escravos.

    Foi como eu analisei a questão, espero ter contribuído em algo.

  • É, sigo com fé! Um dia eu chego lá.

  • O erro da D está em dizer que foi alterada a QUALIDADE do artesanato. A alteração se deu na QUANTIDADE, portanto são duas coisas distintas.

    Gabarito A. Mais correta

    governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para formar uma camada social de homens livres que tivessem habilitação profissional

  • GAB. A

  • FCC não é CESPE. Na FCC é bem mais difícil haver extrapolação, você interpreta o que o texto diz é o que ele quis dizer.

  • "Vejamos a resposta e sua fundamentação no texto:

    constituíram uma alternativa ao trabalho escravo, alterando, com o tempo, a fisionomia econômica do estado.

    Onde está isso?

    Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio.

    As levas de imigrantes se sucederam, e aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande. Trouxeram a agricultura de pequena propriedade e o artesanato. Através dessas atividades, consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população.

    Gabarito letra A.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-banrisul-portugues-fcc-2019/

  • Discordo do gabarito!

    Não tem nada no texto que nos dá a entender sobre: "constituíram uma alternativa ao trabalho escravo"

    Eu morro, mas não concordo com o examinador!

  • A alternativa de letra "A", realmente, extrapola o texto. Em nenhum mometo o autor falou em trabalho escravo ou escravidão.  

  •  A partir da década de vinte do século XIX, o governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para formar uma camada social de homens livres (SÓ PODE SER LIVRE O QUE ERA ESCRAVIZADO) ....... E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado. Gabarito letra A, fácil.

  • gab: A : Os primeiros imigrantes que chegaram foram os alemães, em 1824. Eles foram assentados em glebas de terra situadas nas proximidades da capital gaúcha. E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado. 

  • mas, gente! Não se falou absolutamente nada sobre trabalho escravo! para mim, nenhuma está correta. é óbvio para quem sabe um pouco de história que eles foram alternativa à escravidão, mas não falando no texto, não posso concluir isso. Regra basiquinha de interpretação de texto.

  • A) constituíram uma alternativa ao trabalho escravo, alterando, com o tempo, a fisionomia econômica do estado.

    CORRETO. "Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio" (alternativa ao trabalho escravo).

    "Aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande. (...) consolidaram um mercado interno" (alterou a fisionomia econômica do estado).

    B) promoveram a ocupação, com apoio governamental, de uma ampla região destinada ao estabelecimento das Missões.

    ERRADO. Quem ocupou essa região foram os Portugueses " Em 1740 chegou à região do atual Rio Grande do Sul o primeiro grupo organizado de povoadores. Portugueses oriundos da ilha dos Açores, contavam com o apoio oficial do governo, que pretendia que se instalassem na vasta área onde anteriormente estavam situadas as Missões."

    C) foram assentados em glebas onde já com eficácia se cultivavam produtos que concorriam com os importados.

    ERRADO. Não havia concorrência para os produtos importados. "(...) pudessem oferecer ao país os produtos que até então tinham que ser importados".

    D) alteraram a qualidade e a quantidade dos produtos artesanais locais, o que se infletiu na economia da região.

    ERRADO. Não havia produção de produtos artesanais. "Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada."

    E) representaram o ingresso no mercado de trabalhadores qualificados que modernizaram a produção industrial.

    ERRADO. Não era uma produção industrial, mas, apenas "agricultura de pequena propriedade e o artesanato".

  • O gabarito está certo sim. Observem o seguinte trecho:

    Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio.

    Letra A.

  • Para mim, tanto a alternativa A quanto a alternativa D estão corretas. Raro de ver esse tipo de proximidade entre itens na FCC.

  • A partir da década de vinte do século XIX, o governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para formar uma camada social de homens livres que tivessem habilitação profissional e pudessem oferecer ao país os produtos que até então tinham que ser importados, ou que eram produzidos em escala mínima. Os primeiros imigrantes que chegaram foram os alemães, em 1824. Eles foram assentados em glebas de terra situadas nas proximidades da capital gaúcha. E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado. 

            Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada. Depois, estabeleceram laços comerciais com seus países de origem, que terminaram por beneficiar o Rio Grande. Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio. 

    ======================================================================================

    To vendo muitas pessoas falando que NÃO HAVIA PRODUÇÃO DE ARTESANATO, sendo que havia SIM. Só não era em larga escala.

    A Letra D não pode ser o GABARITO, pois em nenhum momento houve alteração na QUALIDADE, mas sim, na QUANTIDADE.

    → Dizer que houve alteração na QUALIDADE é um extrapolação textual.

  • Gab A.

    A) constituíram uma alternativa ao trabalho escravo, alterando, com o tempo, a fisionomia econômica do estado.

     Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio. (exploração do trabalho alheio -> escravidão) 

  • Letra A – CERTA – Observe o seguinte trecho: “Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio.”. A exploração do trabalho alheio é uma referência ao trabalho escravo, que passou a ceder espaço ao trabalho de homens livres com a chegada dos alemães ao Rio Grande do Sul. Além disso, a mudança da fisionomia econômica da região fica bem clara no seguinte trecho: “E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado.”.

    Letra B – ERRADA – Cuidado! A ocupação das Missões com apoio governamental foi feita pelos imigrantes portugueses, não pelos alemães.

    Letra C – ERRADA – A competição dos produtos cultivados com os importados passou a acontecer após a chegada dos imigrantes.

    Letra D – ERRADA - Não havia artesanato na escala descrita antes da chegada dos imigrantes alemães. Isso fica claro no seguinte trecho: “Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada.

    Letra E – ERRADA – O texto não menciona avanço na produção industrial. Menciona sim avanço no artesanato e no cultivo.

    Resposta: A

  • Letra A.

    "Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio." 

  • Não há extrapolação ao se afirmar que constituíram uma alternativa ao trabalho escravo.

    O texto diz: "para formar uma camada social de homens livres"

    Ou seja, até então não havia homens livres, somente trabalho escravo. Logo, os primeiros imigrantes alemães a se estabelecerem no Rio Grande do Sul constituíram uma alternativa ao trabalho escravo.

  • Gabarito: A

    "A partir da década de vinte do século XIX, o governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para formar uma camada social de homens livres... E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado. "

  • Texto extremamente curto, mas extremamente complexo de analisar tbm kkkkkkkkkkkk

  • aqui está o fragmento do texto a que se refere a alternativa (A)

    Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio.

  • O trecho que leva a resposta:

    "Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio."

    Eu errei a questão, vivendo e aprendendo...

  • Mais uma questão com requintes de canalhice! O texto justifica muito mais a alternativa D como correta do que a A. Por isso eu reafirmo, teria que haver uma auditoria nessas bancas de concurso, ser pego algumas provas e questões e analisada sua coerência. Esses bandidos não poderiam fazer o que bem entendem.