SóProvas


ID
2908672
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Imigrações no Rio Grande do Sul

        Em 1740 chegou à região do atual Rio Grande do Sul o primeiro grupo organizado de povoadores. Portugueses oriundos da ilha dos Açores, contavam com o apoio oficial do governo, que pretendia que se instalassem na vasta área onde anteriormente estavam situadas as Missões.

        A partir da década de vinte do século XIX, o governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para formar uma camada social de homens livres que tivessem habilitação profissional e pudessem oferecer ao país os produtos que até então tinham que ser importados, ou que eram produzidos em escala mínima. Os primeiros imigrantes que chegaram foram os alemães, em 1824. Eles foram assentados em glebas de terra situadas nas proximidades da capital gaúcha. E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado. 

        Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada. Depois, estabeleceram laços comerciais com seus países de origem, que terminaram por beneficiar o Rio Grande. Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio. 

        As levas de imigrantes se sucederam, e aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande. Trouxeram a agricultura de pequena propriedade e o artesanato. Através dessas atividades, consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população. E, embora o poder político ainda fosse detido pelos grandes senhores das estâncias e charqueadas, o poder econômico dos imigrantes foi, aos poucos, se consolidando.


(Adaptado de: projetoriograndetche.weebly.com/imigraccedMatMdeo-no-rs.html)

Com a sucessão de levas de imigrantes, verificaram-se as seguintes consequências no Rio Grande do Sul:

Alternativas
Comentários
  • "Através dessas atividades, consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população".

    Gabarito: "D"

  • a) errado: o texto não cita essa interdição do trabalho escravo, tampouco que eles consolidaram as classes dominantes. Cita que “E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado”

    b) errado: o artesanato não foi diversificado, simplesmente porque não havia nada para diversificar. Eles “introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada”  Gaúcho valorizar o folclore nacional? Nunca! Extrapolou.

    c) errado: não há esse fortalecimento e minimização das charqueadas citado.

    d) certo:consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média

    e) errado: não há essa alternância no comando político e expansão das propriedades rurais. Pois o “poder político ainda fosse detido pelos grandes senhores das estâncias e charqueadas.”

  • As levas de imigrantes se sucederam, e aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande. Trouxeram a agricultura de pequena propriedade e o artesanato. Através dessas atividades, consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população. 

  • Gab. D

  • Gabarito D

    D) fortalecimento da economia interna e promoção econômica da classe média.

    4º parágrafo "(...) consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população."

  • Letra A – ERRADA – A consolidação foi da classe média, não da dominante.

    Letra B – ERRADA – Em nenhum momento o texto fala acerca de folclore. Além disso, não e pode afirmar que houve uma diversificação, mas sim uma introdução do artesanato.

    Letra C – ERRADA – Mais uma vez, a consolidação foi da classe média, não da dominante.

    Letra D – CERTA – Exato. Houve ascensão da classe média e, ao mesmo tempo, um fortalecimento do mercado interno.

    Letra E – ERRADA – Não se falou em momento algum em alternância de poder político, configurando, assim, uma extrapolação. Também não fica clara a expansão das propriedades rurais como consequência.

    Resposta: D