-
GABARITO: A
Questão para pensar. As bolsas, para ofertarem os serviços de plataforma de negócios, necessita de infraestrutura de compensação, liquidação e custodia de títulos. Assim, faz-se necessária uma integração vertical dessas atividades.
Os demais itens estão incorretos pelos seguintes motivos:
b) a compensação é feita pela sistemática liquida e multilateral (ou seja, não é caso a caso)
c) é vertical
d) é necessária a existência de depositário central, pois é justamente ele o responsável por centralizar a compensação, liquidação e custodia dos ativos
e) o controle de risco é feito pelo próprio sistema (sistema de pagamentos brasileiro), que é supervisionado pelo Bacen, e não pela CVM.
fonte: www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-banrisul-conhecimentos-bancarios-prova-comentada/
-
Pessoal, quando se fala de valores mobiliários, quem controla não é a CVM? Fiquei em dúvida na letra E.
-
Luiza o Sistema de Pagamento Brasileiro é supervisionado pelo Bacen
Fonte https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/spb
-
Steven, acredito que sua resposta está muito completa.
Todavia, discordo de um aspecto muito importante. A Entidade Supervisora das Bolsas de Valores, de Mercadorias e Futuros é feito pela Comissão de Valores Mobiliários.
De toda forma, a letra -e está errada porque o controle de risco na Bolsa de Valores é feito pela Entidade Administradora dentro de seu próprio sistema.
-
O verticalizado é por definição a concentração de uma atividade, exemplo clássico : Uma indústria, que atua diretamente como fornecedor, distribuidor, e varejista. um jogador de futebol em momento de partida que desempenha a função de gandula, e árbitro tem todo o monopólio da atividade.
No atual arranjo institucional do mercado de capitais brasileiro, a BM&FBovespa(B3) é a única entidade administradora de bolsa de títulos e valores mobiliários operante detém o monopólio.
Deve-se ter em mente que a BM&FBovespa presta, além dos serviços de infraestrutura necessários para a organização da atividade bursátil, serviços opcionais de pós-negociação, em uma verdadeira manifestação de integração vertical da cadeia produtiva, que dificulta, ainda mais, novos entrantes no setor.
Em resumo, a atividade de administração de bolsa é uma atividade econômica privada, e não serviço público, e são prestados por uma mesma entidade (integração vertical).
-