SóProvas


ID
2908864
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No tocante à caracterização da prestação de serviços financeiros, com destaque para os serviços bancários, considere:


I. Possuem intangibilidade porque podem ser definidos como ações, esforços, ou desempenhos, e não objetos.

II. A noção de inseparabilidade está associada à simultaneidade entre produção e consumo desses serviços.

III. A heterogeneidade, ou variabilidade, refere-se ao fato de o potencial do desempenho desses serviços poder variar de uma transação para a seguinte.

IV. A perecibilidade significa que esses não podem ser estocados ou armazenados.


Está correto o que consta de

Alternativas
Comentários
  • Letra E certa.

     

    I - serviços são apenas promessas de algo que vai ser feito. Por esse motivo, não podem ser vistos, cheirados, tocados ou provados antes de serem adquiridos.

     

    II - serviços são inseparáveis porque sua produção e consumo ocorrem ao mesmo tempo. Ex: numa consulta médica, ao mesmo tempo em que o médico presta a consulta, o paciente a consome.

     

    III - serviços são variáveis porque a prestação pode variar. Podem alterar pelo fato de a demanda aumentar/diminuir, em função do prestador ou do cliente, do dia, entre outros.

     

    IV - serviços são perecíveis porque não podem ser estocados. Quando alguém marca uma consulta médica e não vai, todos os custos que o médico tinha para a consulta já foram gastos. Água, luz, tempo, tudo isso já foi gasto. Na próxima vez que esse paciente voltar a esse médico, será outra consulta.

  • Só porque vc pega o dinheiro no caixa eletrônico não que dizer que o Serv Financ. do banco é tangível

    Serviços não são tangíveis

  • vale lembrar os conceitos:

    Um serviço pode ser definido como um produto intangível, inseparável, variável e perecível que geralmente requer um maior controle de qualidade, credibilidade e adaptabilidade. É algo que uma parte oferece a outra, mas que não resulta na sua propriedade. Para facilitar a compreensão desta definição, vejamos suas principais características:

    1) Intangibilidade: Por serem intangíveis, os serviços não podem ser vistos, provados ou sentidos antes da sua aquisição. Por isso, quando pensam em adquirir um serviço, os clientes costumam procurar evidências da sua qualidade nas instalações, nos equipamentos, nos funcionários, no preço, no material de comunicação, entre outros. Estes aspectos se tornam uma forma de tangibilizar o intangível na mente do consumidor.

    2) Inseparabilidade: Os serviços são produzidos ao mesmo tempo em que são consumidos, e não existem sem a presença dos profissionais que os desempenham. Para que seja oferecido um serviço, a presença do profissional é essencial, e a do cliente que irá recebê-lo também, surgindo assim uma interação entre ambos.

    3) Variabilidade: São também altamente variáveis, já que dependem de por quem, onde e quando são fornecidos. Devido a esta variabilidade, os consumidores geralmente costumam se informar com outros (parentes, amigos, conhecidos, etc.) antes de adquirir um serviço.

    4) Perecibilidade: Por fim, os serviços não podem ser armazenados/estocados, já que ocorrem em tempo real.