SóProvas


ID
290905
Banca
COPS-UEL
Órgão
SANEPAR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao regime jurídico da empresa pública, considere as afirmativas a seguir:

I. Submete-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas, mas sujeita-se a derrogações desse regime para o direito público.

II. É dispensável que a lei autorizadora da sua criação descreva expressamente os fins da empresa em nível adequado de detalhamento.

III. No caso de ser prestadora de serviços públicos, não incide imunidade tributária sobre seu patrimônio, renda ou serviços vinculados a suas atividades essenciais.

IV. O seu pessoal permanente não é considerado servidor público para os fins constitucionais, e sim, empregado público.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta letra "A".
    Conceito 1 - "Empresa Pública – a entidade dotada de personalidade de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito;"

    Conceito 2 - Empresas públicas são pessoas jurídicas de Direito Privado, criadas pelo Poder Público após autorização legislativa específica, cujo capital é exclusivamente público, para a prestação de serviço público ou a realização de atividade econômica de relevante interesse coletivo, igualando-se, para tanto, à iniciativa privada, podendo, ainda, revestir-se de qualquer forma e organização empresarial.

    O que caracteriza a empresa pública é seu capital exclusivamente público, tendo como exemplo clássico a Caixa Econômica Federal e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

    Qualquer ente político pode criar empresa pública, desde que o faça autorizado por lei específica, e devendo, ainda, quando explorar atividade econômica, operar sob as normas aplicáveis às empresas privadas, sem privilégios estatais.

    ?

  • Caracteristicas da Empresas pública

    1 - pessoa jurídica - titular de direitos e obrigações próprios distintos da pessoa que a instituiu;

    2 - de direito privado - entretanto incidem, ao menos parcialmente, normas de direito público a exemplo do concurso público para investidura no emprego público e obrigatoriedade de realizar processo de licitação pública.

    3 - criação autorizada por lei específica - CF/88, art. 37, XIX, redação da EC nº 19;

    4 - desempenho de atividade de natureza econômica;

    5 - o seu pessoal é ocupante de emprego público;

    6 - regime tributário - o mesmo das empresas privadas;

    7 - forma de organização - sob qualquer das formas admitidas em direito;

    8 - composição do capital - a titularidade do capital é constituída unicamente por capital público. No entanto, desde que a maioria do capital com direito a voto permaneça de propriedade da União, admite-se a participação de outras pessoas de direito público interno a exemplo de Estados e Municípios, bem como de entidades da Administração indireta dos Estados e Municípios, inclusive de suas empresas públicas e sociedades de economia mista (Pietro, 1998, 335).

    9 - proibição de acumulação de cargos, empregos ou funções;

    10 – seus bens podem ser penhorados;

    11 – os seus empregados estão vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS)

  • Letra A

    I - CORRETA - a incidencia predominante é a do direito privado, mas a sua evidencia não é absoluta, possuindo um mínimo de prerrogativas. É o chamado regime híbrido.

    II - ERRADA - somente por lei específica poderá ser autorizada a criação instituição de empresa pública, havendo depois o registro do ato constitutivo no orgão dependente. Essa questão fez uma mistura louca tentando confundir com a fundação, que cabe lei complementar definir as áreas de sua atuação.

    III- ERRADA - é justamente o contrário. As empresas publicas prestadores de serviço público possuem imunidade tributária reciproca, somente as que prestam atividade econômica que não fazem jus a essa imunidade.

    IV - CERTA - por a empresa pública ser de direito privado e por isso ser regida pela CLT, o seu pessoal é considerado empregado público.



     
  • As datas realmente estão incorretas, mas a parte do "domador de revoluções" está ok.

    Recomendo que leiam o comentário abaixo de "josemarcos sobrenome". Traduzindo o trecho em francês que ele trouxe, se confirma que Louis Bonaparte foi considerado, ainda que momentaneamente, um "domador de revoluções".